Iron Maiden: Agora sim o show completo no Rio de Janeiro!
Resenha - Iron Maiden (HSBC Arena, Rio de Janeiro, 28/03/2011)
Por João Paulo Linhares Gonçalves
Postado em 29 de março de 2011
Depois da confusão de domingo, quebra da grade, alguns incidentes do público avariando partes do HSBC Arena, eis que chegou a hora de mais uma vez assistir ao IRON MAIDEN ao vivo. Para mim, foi a quinta vez: já tinha visto a banda em 1992, 1996, 2001 (Rock In Rio 3) e 2009 (aquela turnê maravilhosa só com clássicos).
Desta vez, o público teve que encarar aquele típico engarrafamento diário que acontece na Barra da Tijuca. Nada demais para o roqueiro carioca, que tem poucas chances de ver seus ídolos de perto. E, como eu falei no post anterior, o Iron é uma das poucas bandas que mobiliza pra valer nosso público. Nem uma segunda-feira de engarrafamento iria afastar a galera. E não afastou, a casa mais uma vez estava cheia (não estava lotada como no domingo, mas convenhamos que o comparecimento do público foi excelente).
Só consegui chegar na HSBC Arena por volta de 20:30. E vamos ser justos: ainda bem que a casa não quis cobrar novamente o estacionamento. Decisão acertada. Ao chegar, vi ainda fila para entrar, mas percebi que a fila estava andando. E não havia confusão na entrada, talvez porque o público já tinha chegado e já tomava as dependências da arena.
Por volta de 21:15, portanto quase no horário previsto, começam os acordes de "Doctor, Doctor". É a deixa para a galera enlouquecer mais uma vez, desta vez pra valer. Os acordes de "Satellite 15" tomam os alto-falantes e as luzes se apagam para mais um show da Donzela de Ferro. Uma espécie de flashback toma conta dos presentes, lembrando o ocorrido na noite anterior, mas conforme o show vai transcorrendo, sem nenhum problema, a frustração e medo de algo dar errado se transformam numa alegria que toma conta da arena, transbordando totalmente e contagiando a banda. Um showzaço!!
O repertório foi aquele mesmo comentado anteriormente e que vem sendo o set list padrão da turnê (ver abaixo). As músicas do novo disco foram bem recebidas, em especial as duas primeiras, que pegam a galera com a adrenalina lá em cima. Os clássicos antigos sempre são recebidos com extâse completa do público, mas algumas músicas da década passada já mostram que tem a mesma força: "Dance Of Death" é uma delas, a recepção para ela é gigante, aos poucos deve se tornar tão fundamental no set como "Fear Of The Dark", que é talvez o ponto mais alto de todo o show. "The Wicker Man" também ganhou muito no gosto e fez bonito logo depois do clássico supremo "The Trooper". A sequência "Blood Brothers" e "When The Wild Wind Blows" causou uma pequena queda no pique da galera, nada que comprometesse o show. Para recuperar, "The Evil That Men Do" e o novo Eddie estilo "Predador" andando pelo palco para delírio de todos. Fechando o show antes do bis, como sempre, está "Iron Maiden", e desta vez o Eddie surge por trás da bateria, um bonecão inflável de 8 metros que também agrada muito ao público. Voltamos pro bis com "The Number Of The Beast", e o diabinho está lá, tentando... Outro clássico supremo deixa todos em transe: "Hallowed Be Thy Name". Pra fechar, a tradicional "Running Free". A galera até ensaiou um coro para pedir mais um bis com "Run To The Hills", mas o show fechou por ali mesmo.
Set List:
Satellite 15... The Final Frontier
El Dorado
2 Minutes to Midnight
The Talisman
Coming Home
Dance of Death
The Trooper
The Wicker Man
Blood Brothers
When the Wild Wind Blows
The Evil That Men Do
Fear of the Dark
Iron Maiden
Bis:
The Number of the Beast
Hallowed Be Thy Name
Running Free
Veja abaixo dois vídeos que fiz, um para "2 Minutes To Midnight" e outro para "Fear Of The Dark". Up The Irons!!! e vejo vocês no próximo show, do madman!!! Acesse o blog Ripando a História do Rock no endereço http://ripandohistoriarock.blogspot.com/ e acompanhe as novidades do blog seguindo no twitter !ripandohistrock.
Vídeo para "2 Minutes To Midnight":
Vídeo para "Fear Of The Dark":
Outras resenhas de Iron Maiden (HSBC Arena, Rio de Janeiro, 28/03/2011)
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Justin Hawkins (The Darkness) considera história do Iron Maiden mais relevante que a do Oasis
Iron Maiden bate Linkin Park entre turnês de rock mais lucrativas de 2025; veja o top 10
Show do System of a Down em São Paulo entre os maiores momentos do ano para revista inglesa
Ex-vocalista do Nazareth, Carl Sentance comenta saída
A farsa da falta de público: por que a indústria musical insiste em abandonar o Nordeste
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
Show do Slipknot no Resurrection Fest 2025 é disponibilizado online
A banda de rock nacional que nunca foi gigante: "Se foi grande, cadê meu Honda Civic?"
Ian Gillan atualiza status do próximo álbum do Deep Purple
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
A música "complicada" do Pink Floyd que Nick Mason acha que ninguém dá valor
O músico que atropelou o Aerosmith no palco; "Ele acabou com a gente"
Ozzy Osbourne odiava o Natal e sempre quis trabalhar nessa época do ano
Disco do Pink Floyd atinge o topo das paradas do Reino Unido 50 anos após lançamento
Sleep Token ganha disco de ouro no Reino Unido com novo álbum
O dia que Lobão e Cazuza cheiraram sobre caixão em homenagem a um grande amigo
Dez álbuns lançados nos anos 80 que todo headbanger deveria ouvir ao menos uma vez
Rob Halford foi reclamar e criou título de um dos maiores clássicos do heavy metal

Cinco bandas de heavy metal que possuem líderes incontestáveis
Blaze Bayley relembra reação de Steve Harris ao ser apresentado a "Man on the Edge"
As 10 turnês de rock mais lucrativas de 2025
Como Jimi Hendrix levou o Iron Maiden a sonhar em ter seu próprio avião
Adrian Smith se diz triste pela aposentadoria de David Coverdale, mas reconhece que era o momento
O "empurrãozinho" que pode ter ajudado Blaze Bayley a entrar no Iron Maiden
Como a WWE ajudou a popularizar o Alter Bridge, banda que abrirá show do Maiden no Brasil
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



