RVM: apresentação impecável de um time de primeira linha
Resenha - Recordando o Vale das Maçãs (Teatro Municipal, Pouso Alegre, 25/10/2009)
Por Doctor Robert
Postado em 03 de novembro de 2009
A cidade de Pouso Alegre comemorou 161 anos na segunda-feira dia 19 de outubro. Durante a semana aconteceram várias atrações culturais no município, dentre elas uma apresentação gratuita em praça pública do Titãs. Para encerrar a semana, a cereja do bolo foi a apresentação do veterano grupo de rock progressivo Recordando o Vale das Maçãs, no Teatro Municipal. Embora a entrada também fosse franca, o público ficou um pouco aquém do que a noite e os músicos mereciam. A casa não lotou, mas quem esteve lá pode presenciar uma apresentação impecável de um time de músicos de primeira linha.
Poucos minutos depois das 8 horas da noite daquele domingão quente pra burro, o RVM subiu ao palco e deu início a um verdadeiro show de boa música, virtuosismo e grandes arranjos. A faixa de mesmo nome do grupo foi o pontapé inicial do espetáculo, e o que se pode presenciar foi uma banda de energia e astral renovados, bem como uma qualidade muito boa de som. Fernando Pacheco demonstrou muita simpatia nos intervalos entre as músicas, onde apresentava e explicava ao público um pouco sobre as composições. Chegou até a brincar que estava de mau humor por conta da derrota do Santos para o São Paulo no clássico do campeonato brasileiro daquela tarde. Isso tudo sem falar que, mais uma vez, ele provou ser um músico acima de qualquer suspeita. Em seus devidos momentos, brilhava a cada arranjo peculiar, a cada belo solo que oferecia ao público, aliando técnica, versatilidade e feeling durante toda a noite.
Dando sequência à apresentação, mais dois grandes temas: uma versão instrumental de "As Crianças da Nova Floresta", do primeiro álbum da banda, e a excepcional "Ciclo da Vida". Há de se ressaltar ainda a grande performance de Lael Campos, tirando sons e solos extraordinários de seus teclados. Emendando o final desta, a banda executou ainda a breve "Civilização Maia", que Pacheco explicou de maneira muito bem humorada se tratar de uma introdução para uma grande sinfonia que ele ainda não compôs. Se durante todo o show os músicos se intercalavam em momentos de destaque pessoais, na medida exata, foi a partir deste momento que o brilhantismo de cada um deles ficou ainda mais evidente.
As duas próximas composições, "Universe" e "It’s Time To Change", são músicas que fazem parte do álbum "Spirals Of Time", gravado pelo G.A.L.F., que viria a se tornar o embrião desta nova formação do RVM. Agora a vez de brilhar foi do baixista Giuliano Tiburzio, que na primeira empunhou um baixo fretless e desceu a mão nele, numa levada cheia de variações junto ao baterista Tom Zé Bortolotto, enquanto Lael e Pacheco viajavam em grandes solos de seus instrumentos. Já na segunda, assumiu brilhantemente os vocais, cantando muito e demonstrando muita segurança numa composição simplesmente viajante, com seus mais de vinte minutos e suas inúmeras mudanças de arranjos, andamento e clima. Aliás, esta foi a única música não-instrumental da noite.
A essas alturas já tínhamos bem mais de uma hora de espetáculo, e chega o momento de anunciar a derradeira composição da noite, "Himalaia", do álbum de mesmo nome. Quem roubou a cena desta vez foi o baterista Tom Zé, que embora tenha "desaparecido" em meio ao seu grande kit de bateria, percussão e pratos, destruiu tudo, no melhor sentido da palavra, demonstrando técnica e precisão invejáveis.
Chegava ao fim a apresentação deste quarteto brilhante, com músicos cujo talento infelizmente não têm o devido reconhecimento neste país de cultura tão pobre – garanto que o show sertanejo realizado na noite anterior na mesma cidade deveria estar lotado de "cowboys" cantando e aplaudindo as duplas que apresentavam aquelas composições de qualidade duvidosa de sempre... Uma pena. Quem não compareceu, perdeu um verdadeiro espetáculo, não só para fãs de rock progressivo, mas principalmente para admiradores de música de qualidade.
Sucesso e vida longa a estes quatro grandes músicos...
SET LIST:
Recordando o Vale das Maçãs
As Crianças da Nova Floresta
Ciclo da Vida
Civilização Maia
Universe
It’s Time To Change
Himalaia
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Metallica jogou fora o manual do heavy metal, segundo James Hetfield
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
A banda que fez Phil Collins perceber que o tempo do Genesis havia passado
A música que Dave Grohl disse ser a essência do Nirvana, diferente de hits como "Smells"
O último álbum de rock que vendeu 1 milhão de cópias em uma semana
Bon Scott, do AC/DC, elegeu uma música do Kiss como a pior que já foi gravada
Homossexualidade: 5 nomes da cena rock/metal que assumiram


Resenha e fotos do Sweden Rock Festival 2026 - Keep the Fire burning!
Nenhum de Nós celebra show histórico de número 2.500 com teatro lotado em Belo Horizonte
Resenha e fotos do show da banda Dogma em Porto Alegre
Wolf Alice e Lykke Li transformam o Vivo Rio em ponto de encontro do indie europeu
CDM Metal Fest - Metal como resistência cultural no Sul de Minas Gerais
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



