2º True Metal Fest: Grande presença da banda paulista Atomica
Resenha - 2º True Metal Fest (Guanabara Rocket, Porto Alegre, 12/03/2005)
Por Hugo Guaraná Lobo
Postado em 12 de março de 2005
Capitaneado pelo produtor musical Flávio Soares (também baixista da banda Leviaethan), a segunda noite do 2º True Metal Fest (dentro da programação "March of Metal"), contou com a grande presença da banda paulista de thrash metal ATOMICA, que pela 1ª vez se apresentava no sul do Brasil.
Com um público pequeno, mas fiel, por volta da 01 hora da manhã a primeira banda da noite foi a HEREGE (de Cruz Alta-RS). A banda apresentou músicas próprias, com destaque para o baixista Rodrigo Dantas e alguns covers também: Accept "Balls to the wall", Iron Maiden "Killers" e Judas Priest "The Hellion/Eletric Eye, Metal Gods", músicas que ressaltam as boas influências que a HEREGE possui, mostrando como fazer um competente heavy metal .
Após um pequeno intervalo para troca de equipamentos, foi a vez da M-26 (de Pelotas–RS) mostrar o estilo Doom/Dark Metal, com boa performance da vocalista Carla e uma boa presença de palco da banda, que colocou bastante peso no Guanabara Rocket.
Pelos cartazes da divulgação do evento a próxima banda seria a BLAKK MARKET (SC), mas que por motivos pessoais não puderam comparecer, e então a banda porto alegrense de thrash metal DECIMATOR subiu ao palco. Quem já viu a banda ao vivo já esperava a postura thrash "anos 80", e eles começaram detonando com a música "Criminal Mind". Depois vieram "The Southern Wind", "Earthquake" e "Thrash Assault". Eles têm uma sonoridade bem thrash, mas com vocais até guturais do vocalista Caesar, num estilo mais death. Tiveram alguns problemas técnicos durante o show, mas nada que atrapalhasse muito. Seguiram com a musica "This land has Owner" e fecharam o set com "Bloodish War".
Já eram mais de 04 da manhã, e o pequeno mas entusiasmado público seguia firme aguardando ansiosamente os thrashers paulistas do ATOMICA. E como já diz o ditado "a primeira vez a gente nunca esquece". Ao som de uma pequena introdução, eles começaram o ataque sonoro com o som "Ways of Death".
Mesmo se apresentando num palco pequeno (mas com boa iluminação e qualidade razoavel de som) o agora quarteto formado por J. M. Francis (guitarra), J. P. Francis (guitarra/vocal), André Rod (baixo) e Mário Sanefuji (bateria), mostrou toda experiência de estrada que a banda possui, tocando com muito "feeling" e uma garra impressionante, fazendo até parecer que os anos 80 tinham voltado no tempo, numa postura totalmente thrash metal, e que poucas bandas sabem fazer com competência.
A banda baseou o set list do show nos seus três discos: Attomica (1987), Limits of Insanity (1989) e
Disturbing The Noise (1991), sem tocar nenhum material "novo", com o J. P. Francis fazendo um bom trabalho no vocal, bem rasgado e agressivo (apesar do microfone falhar algumas vezes), detonando sua guitarra com muitas bases rápidas e solos alternados juntamente com seu irmão J. M. Francis na segunda guitarra, com destaque para o "samurai" Mário Sanefuji que deu uma verdadeira aula de bateria, com batidas precisas, sabendo ser rápido na medida certa, além de muito peso do baixista André Rod.
O público interagia muito com o ATOMICA, que seguia mostrando como se faz o "true thrash metal" (verdadeiro e sem frescuras), como as bandas "das antigas" faziam e hoje em dia algumas até se "esqueceram’ como se faz.
Sem nenhum cover, encerraram o show com a música "Forbidden Hate", sob aplausos dos já cansados, mas satisfeitos bangers gaúchos. Espera-se que esses paulistas da cidade de São José dos Campos venham mais vezes ao RS, e não demorem muito para isso, pois o thrash metal do ATOMICA realmente "destrói".
Set list do ATOMICA:
1 – Ways of Death
2 - Dying Smashed
3 - Flesh Maniacs
4 – Marching Over Blood
5 - From Beyond
6 - The Chainsaw
7 – Blood
8 – Children Assasins
9 - Violence & Terror
10 - Deathraiser
11 – Samurai / No Life
12 - Forbidden Hate
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
Dave Mustaine lamenta não ter se despedido de ex-integrantes do Megadeth
O guitarrista subestimado do Dio, segundo o baixista Jeff Pilson
Ao lidar com problemas de saúde, Dee Snider admitiu fazer algo que rejeitou a vida inteira


III Festival Metal Beer, no Chile, contou com Destruction e Death To All
Dark Tranquillity - show extremamente técnico e homenagem a Tomas Lindberg marcam retorno
Cynic e Imperial Triumphant - a obra de arte musical do Cynic encanta São Paulo
Loseville Gringo Papi Tour fechou 2025 com euforia e nostalgia
O último grito na Fundição Progresso: Planet Hemp e o barulho que vira eternidade
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista


