Resenha - Krisiun (Complexo São Braz, Belém, 11/05/2003)
Por Paulo André Cavalcante
Postado em 11 de maio de 2003
Originalmente publicado no site Norte ao Rock
Fotos: Alexandre Nogueira
A banda gaúcha de death metal Krisiun esteve em Belém no último domingo, dia 11, finalizando a turnê mundial "Ageless Venomous World Tour" e promovendo o pré-lançamento da "Works of Carnage Tour 2003". O show foi produzido pela Leprosys Produções e Eventos, incentivadora número um do metal local, e contou com um público de aproximadamente 500 pessoas. Os portões do Complexo Cultural de São Braz foram abertos por volta das 19hs já com a primeira banda, Disgrace and Terror, no palco. O evento ainda teve a participação das bandas Morticinum e Retaliatory.
Os Shows...
Disgrace and Terror
Banda com um pouco mais de 2 anos de existência, mas que vem evoluindo de forma impressionante no cenário local. No seu set, algumas músicas da primeira demo lançada ano passado, além de várias novidades. Destaque absoluto para a performance em "Human Remain", que já virou clássico da banda. Tocaram pela primeira vez um show inteiro com o segundo guitarrista (Douglas – Ex-Rytual de SC), onde se pôde constatar que o som da banda ganhou mais personalidade e agressividade. Acertaram em cheio na escolha.
Morticinum
O público esperava ansioso para o que seria mais uma apresentação densa e marcante de um dos principais ícones do death paraense. Entretanto, devido a um problemas ocorrido na bateria, o público teve que se contentar com apenas 3 músicas da banda. Apresentaram um novo petardo chamado "To Kill The Order" e mandaram duas músicas da demo "Essence of Disgrace", que fez a banda ganhar projeção nacional através de boas críticas nas revistas Rock Brigade e Roadie Crew, sendo convidada para participar este ano do V FORCAOS, junto com a também paraense ETERNAL DARKNESS 666.
Retaliatory
Acredite, em Belém, o show do RETALIATORY é tão aguardado pelo público quanto o de qualquer banda grande e conhecida. Isso deve-se, com certeza, ao carisma da banda e a preservação das suas raízes fincadas no thrash brutal paraense dos anos 80, raízes estas também notadas em bandas como o Zênite, que hoje é sucesso total nos festivais que participa em São Paulo. No set, a banda veio com novidades: "Rest of Death" e "Deadly Routine" foram apresentadas ao público paraense que "bangueou" do inicio ao fim do show. Não faltaram os velhos clássicos da banda que já fazem parte da história do metal local como, "Retaliatory Attack" e "Obskure Side", esta com os solos de um segundo guitarrista (Marcelo) que está fazendo teste com a banda.
Krisiun
Pela primeira vez em Belém, O KRISIUN mostrou logo de cara ao que veio. Antes do início, Max fez um solo na passagem de som da bateria, deixando o público inquieto. Em seguida sobem ao palco Moysés e Alex, abrindo o show com a pancada "Kings of Killing", dando início ao que seria uma das mais brutais apresentações de death metal que Belém já presenciara. Na seqüência, "Cursed Scrolls", "Hatred Inherit" e "Dawn of Flagellation". Entre uma música e outra, a banda ia mostrando sua admiração pela cena metal paraense, inclusive citando a lendária banda Stress que, para que não sabe, foi a primeira banda de heavy metal da América do Sul a gravar um álbum (Flor Atômica). Um pouco depois, vem o esperado solo de bateria de Max Kolesne, deixando todos os presentes boquiabertos com sua técnica e velocidade com o pedal duplo. "Olha aí nossa bateria eletrônica", disse Alex como resposta àqueles que acusam a KRISIUN de usar bateria eletrônica em seus álbuns. Em seguida mandaram dois sons que farão parte do novo cd "Works of Carnage", um deles com o título de "Thorns of Heaven", e a outra ainda sem título, ambas, com aceitação imediata por parte do público. Outros destaques ficaram por conta de "Black Force Domain", "Vengeance’s Revelation", "Conquerors of Armageddon" e uma versão para o clássico "In League With Satan" do VENOM com Alex anunciando: "Essa é dos verdadeiros deuses do metal".
O show não foi muito longo, durando um pouco mais de uma hora, estavam com o tempo esgotado, além de cansados, pois ainda não haviam dormido desde o show em São Luis horas antes. Finalizaram com "Creation’s Scourge", com Alex no final se jogando sobre o público. Os irmãos já haviam afirmado que tocam em pequenos shows com a mesma energia com que tocam em grandes festivais mundo afora. Neste show, o público de Belém pôde ter certeza disso.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor baterista de todos os tempos, segundo David Gilmour do Pink Floyd
11 bandas de metal que são carregadas nas costas por um único integrante
Os 20 piores discos da história do rock and roll, segundo a Classic Rock
O álbum de heavy metal preferido de Rob Halford, vocalista do Judas Priest
Os 10 melhores álbuns de death metal dos anos 1990 segundo o Metal Injection
A música do Pink Floyd que David Gilmour mais gostava de tocar ao vivo
A faixa do Guns N' Roses em que Axl Rose atingiu a nota mais alta de sua carreira
As três músicas que resumem as três diferentes fases do Pink Floyd
Paul McCartney elege os 3 maiores bateristas do rock de todos os tempos
Loudwire lista os 35 melhores discos de metal de 1991 e inclui brasileiro
5 músicas de metal em que o baixo é mais legal do que a guitarra
A canção do The Who que Pete Townshend criou para imitar os Rolling Stones
5 músicas de metal que entregam o melhor momento nos primeiros 30 segundos
A melhor voz do pop de todos os tempos, segundo Keith Richards
O rockstar que Noel Gallagher idolatra, mas não se lembra de quando conheceu
Fabio Lione revela característica que não curte nas vozes de Andre Matos e Tarja Turunen
O cantor que era tão bom que Ozzy Osbourne achou que ele estivesse dublando nos shows
Krist Novoselic, baixista do Nirvana, comenta o suicídio de Cobain

Sepultura anuncia primeiros convidados do show de despedida
Soilwork relembra turnê com Krisiun e diz que músicos brasileiros foram "super legais"
O Big Four do heavy metal brasileiro, de acordo com Mateus Ribeiro
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985



