Resenha - Heavy & Fun (Fofinho Rock Club, São Paulo, 24/08/2002)
Por Patricia Spinelo e Ana Therezo
Postado em 24 de agosto de 2002
A despeito do que possam dizer alguns críticos, a música underground sempre existiu no Brasil e, se depender dos constantes esforços dos músicos atuais, não precisaremos mais, ter saudades dos anos oitenta - berço das inovações do Metal Nacional. E como prova disto, várias bandas se reuniram em São Paulo, mais precisamente no Fofinho Rock Club em 24 de agosto, para o evento intitulado "Heavy and Fun".
Superando as expectativas, um grande número de pessoas compareceu ao evento para conferir as bandas: Thalion, Évora, Anima, Wizards e Karma. Aliás, o atraso também decidiu "comparecer" e o primeiro show - que estava marcado para às 21hs, começou mais de uma hora depois.
A primeira banda a subir ao palco foi o Thalion, que contagiou o público com a empolgante e progressiva "Solitary World" (War & Peace) e na sequência, "Through My Words" e "Fatal Tragedy", ambas do Dream Theater. Introdução excelente, alguns clássicos, público em ebulição, ou seja, ótimo momento para apresentar trabalhos próprios, sendo as escolhidas: "Searching For The Answers" e "Life is a Poetry" (ambas disponíveis para download aqui). Finalizando, um cover de "Sacrament Of Wilderness" do Nightwish e "Nothing to Say" do Angra. Destaque para a vocalista Alexandra Liambos - que se mostrou mais do que um belo rosto, com seu vocal consistente e versátil; sem contar os guitarristas Rodrigo Vinhas e Fábio Russo - que não se intimidaram diante dos persistentes problemas técnicos.
Com uma tragetória de quase 10 anos e constantes alterações em sua formação original, entram em cena os paulistanos do Évora e seus convidados: Camila Oliveira (teclado) e Anderson Kratch (vocal), para promover o EP "Mystical Science" com as músicas: "Locomotive", "Dance of Eternity" e "E-Gypsy", além da recente "Dead Man Walkin" (todas disponíveis para download aqui). Momento para os 'covers', a banda mandou "Peruvian Skies" - que será lançada no tributo brasileiro ao Dream Theater, seguida por "Epic" (Faith No More) e "Mouth For War" (Pantera), sendo que a última música ressaltou bem as presenças de palco do guitarrista Luís Felipe Campos e do baixista Anderson Bellini.
Os problemas com o som continuaram, então, Thiago Bianchi (vocalista do Karma) foi obrigado a intervir e tudo foi resolvido a contento. Aliás, grande oportunidade para o Anima, que com melhor qualidade de som, executou com tranquilidade suas composições próprias "The Box", "Save Your Life" e "Arise In My Dreams" (disponíveis para download aqui), assim como "Metrópolis" e "Carolina IV", do Dream Theater e Angra, respectivamente. O tecladista Kadu Byngton deu um show a parte, sampleando as canções de forma profissional, nitidamente entrosado com o resto da banda.
Os próximos a pisarem no palco, foram os veteranos do Wizards - que já tiveram o nome estampado no oitavo lugar da maior revista de Rock do Japão, a Burnn. Apesar de uma apresentação curta, baseada em seu último álbum "The Kingdom", os rapazes não deixaram a desejar, tocando as músicas: "I'll Believe", "Freedom", "Arabian Caravan", "Fallen Angels" e para concluir, a clássica "Mr.Crowley" do mestre Ozzy Osbourne, com as participações do vocalista Cristian Passos e do baterista Rodrigo Mello, ambos do Symbols.
Quando o relógio acusava mais de 4 horas da manhã, a banda Karma - grande atração da noite, sobe ao palco para o deleite dos "resistentes" amantes do Heavy Metal. Mas valeu a pena, pois foi o melhor show da noite. Eles tocaram a conhecida "In The Name of God", a maravilhosa "The Snow of Sunset", e a pesada balada "The Speech" – acompanhada em uníssono pelo público. Também fizeram parte do setlist a "recém chegada" "You" (disponível para download aqui), as músicas das outras bandas que participaram do evento (exceto o Thalion), um cover de "Cowboys from Hell" do Pantera e outro de "Harvest Of Sorrow" do Metallica.
Palmas ao Karma e principalmente aos que participaram, colaboraram, apoiaram e acreditaram na iniciativa. Afinal, nada melhor do que "Heavy Metal e Diversão".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A lendária banda de rock que Robert Plant considera muito "chata, óbvia e triste"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O melhor compositor de letras de todos os tempos, segundo Axl Rose do Guns N' Roses
A melhor música do Pink Floyd para Rob Halford, que lamenta muitos não compreenderem a letra
Blackberry Smoke confirma quatro shows no Brasil em 2026
Após assassinato do diretor, Spinal Tap suspende último filme
A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Max Cavalera achou que seria substituído no Sepultura por alguém como Robb Flynn
O riff caótico do Metallica que foi criado por Jason Newsted
10 bandas que encerraram suas atividades em 2025
O recado curto e direto que Iron Maiden passou a Blaze Bayley quando o demitiu
Moonspell celebrará 30 anos de "Wolfheart" com show especial no Brasil
5 rockstars dos anos 70 que nunca beberam nem usaram drogas, segundo a Loudwire
Testament, Overkill e Destruction confirmam turnê conjunta em 2026
A atitude inocente de John Bush que chocou os integrantes do Anthrax
A melhor banda de todos os tempos, de acordo com Joey Ramone; "Não existe ninguém tão bom"
A resposta de Andreas Kisser a jornalista que questionou seu rótulo de "arroz de festa"
A opinião de Edu Falaschi sobre o guitarrista Emppu Vuorinen do Nightwish

Molchat Doma retorna ao Brasil com seu novo álbum Belaya Polosa
Gloryhammer - primeira apresentação no Brasil em ótimo nível
Planet Hemp é daquelas bandas necessárias e que fará falta
Masterplan - Resenha e fotos do show em Porto Alegre
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
Deicide e Kataklysm: invocando o próprio Satã no meio da pista



