Resenha - Heavy & Fun (Fofinho Rock Club, São Paulo, 24/08/2002)
Por Patricia Spinelo e Ana Therezo
Postado em 24 de agosto de 2002
A despeito do que possam dizer alguns críticos, a música underground sempre existiu no Brasil e, se depender dos constantes esforços dos músicos atuais, não precisaremos mais, ter saudades dos anos oitenta - berço das inovações do Metal Nacional. E como prova disto, várias bandas se reuniram em São Paulo, mais precisamente no Fofinho Rock Club em 24 de agosto, para o evento intitulado "Heavy and Fun".
Superando as expectativas, um grande número de pessoas compareceu ao evento para conferir as bandas: Thalion, Évora, Anima, Wizards e Karma. Aliás, o atraso também decidiu "comparecer" e o primeiro show - que estava marcado para às 21hs, começou mais de uma hora depois.
A primeira banda a subir ao palco foi o Thalion, que contagiou o público com a empolgante e progressiva "Solitary World" (War & Peace) e na sequência, "Through My Words" e "Fatal Tragedy", ambas do Dream Theater. Introdução excelente, alguns clássicos, público em ebulição, ou seja, ótimo momento para apresentar trabalhos próprios, sendo as escolhidas: "Searching For The Answers" e "Life is a Poetry" (ambas disponíveis para download aqui). Finalizando, um cover de "Sacrament Of Wilderness" do Nightwish e "Nothing to Say" do Angra. Destaque para a vocalista Alexandra Liambos - que se mostrou mais do que um belo rosto, com seu vocal consistente e versátil; sem contar os guitarristas Rodrigo Vinhas e Fábio Russo - que não se intimidaram diante dos persistentes problemas técnicos.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Com uma tragetória de quase 10 anos e constantes alterações em sua formação original, entram em cena os paulistanos do Évora e seus convidados: Camila Oliveira (teclado) e Anderson Kratch (vocal), para promover o EP "Mystical Science" com as músicas: "Locomotive", "Dance of Eternity" e "E-Gypsy", além da recente "Dead Man Walkin" (todas disponíveis para download aqui). Momento para os 'covers', a banda mandou "Peruvian Skies" - que será lançada no tributo brasileiro ao Dream Theater, seguida por "Epic" (Faith No More) e "Mouth For War" (Pantera), sendo que a última música ressaltou bem as presenças de palco do guitarrista Luís Felipe Campos e do baixista Anderson Bellini.
Os problemas com o som continuaram, então, Thiago Bianchi (vocalista do Karma) foi obrigado a intervir e tudo foi resolvido a contento. Aliás, grande oportunidade para o Anima, que com melhor qualidade de som, executou com tranquilidade suas composições próprias "The Box", "Save Your Life" e "Arise In My Dreams" (disponíveis para download aqui), assim como "Metrópolis" e "Carolina IV", do Dream Theater e Angra, respectivamente. O tecladista Kadu Byngton deu um show a parte, sampleando as canções de forma profissional, nitidamente entrosado com o resto da banda.
Os próximos a pisarem no palco, foram os veteranos do Wizards - que já tiveram o nome estampado no oitavo lugar da maior revista de Rock do Japão, a Burnn. Apesar de uma apresentação curta, baseada em seu último álbum "The Kingdom", os rapazes não deixaram a desejar, tocando as músicas: "I'll Believe", "Freedom", "Arabian Caravan", "Fallen Angels" e para concluir, a clássica "Mr.Crowley" do mestre Ozzy Osbourne, com as participações do vocalista Cristian Passos e do baterista Rodrigo Mello, ambos do Symbols.
Quando o relógio acusava mais de 4 horas da manhã, a banda Karma - grande atração da noite, sobe ao palco para o deleite dos "resistentes" amantes do Heavy Metal. Mas valeu a pena, pois foi o melhor show da noite. Eles tocaram a conhecida "In The Name of God", a maravilhosa "The Snow of Sunset", e a pesada balada "The Speech" – acompanhada em uníssono pelo público. Também fizeram parte do setlist a "recém chegada" "You" (disponível para download aqui), as músicas das outras bandas que participaram do evento (exceto o Thalion), um cover de "Cowboys from Hell" do Pantera e outro de "Harvest Of Sorrow" do Metallica.
Palmas ao Karma e principalmente aos que participaram, colaboraram, apoiaram e acreditaram na iniciativa. Afinal, nada melhor do que "Heavy Metal e Diversão".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pink Floyd lança a coletânea "8-Tracks", que reúne faixas gravadas nos anos 70
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, em lista da Revolver Magazine
O clássico de Bon Scott que Brian Johnson nunca quis cantar no AC/DC
Graspop Metal Meeting anuncia 152 atrações em 4 dias de festival
7 clássicos do rock nacional lançados em 1994 que são lembrados até hoje
Os cinco maiores álbuns da história do rock progressivo
O melhor riff de guitarra de todos os tempos, segundo Keith Richards: "Ele disse tudo ali"
As cinco músicas de "Load" que o Metallica mais tocou ao vivo
Deep Purple lança "Diablo", faixa de seu próximo disco de estúdio
10 músicas de metal internacional que estão na memória afetiva do brasileiro
Indio Solari, lenda do rock argentino, morre aos 77 anos
Angra anuncia bandas convidadas para shows em São Paulo
Steve Harris aponta a música ideal para apresentar o Iron Maiden a quem nunca ouviu a banda
10 músicas de rock nacional dos anos 1980 que ainda estão na memória afetiva do brasileiro
Após 20 anos, Guns N' Roses volta a tocar "Think About You" em show na Polônia
Por que Lemmy odiava tocar "Ace of Spades" nos shows do Motörhead
Que ídolo mais surpreendeu Tarja Turunen? Ela responde, e é um conhecido brasileiro
Marilyn Manson: vocalista revela suas estranhas fobias sexuais


Bandas impressionam, mas repetem padrão com público no segundo dia do C6 Fest
Nação Zumbi celebra 30 anos de Afrociberdelia no Circo Voador em noite de celebração coletiva
Mesmo com chuva, Korn preenche o Allianz Parque em apresentação única
Como uma música de 23 minutos me fez viajar 500 km para ver uma das bandas da minha vida
Em 16/01/1993: o Nirvana fazia um show catastrófico no Brasil
