Resenha - Heavy & Fun (Fofinho Rock Club, São Paulo, 24/08/2002)
Por Patricia Spinelo e Ana Therezo
Postado em 24 de agosto de 2002
A despeito do que possam dizer alguns críticos, a música underground sempre existiu no Brasil e, se depender dos constantes esforços dos músicos atuais, não precisaremos mais, ter saudades dos anos oitenta - berço das inovações do Metal Nacional. E como prova disto, várias bandas se reuniram em São Paulo, mais precisamente no Fofinho Rock Club em 24 de agosto, para o evento intitulado "Heavy and Fun".
Superando as expectativas, um grande número de pessoas compareceu ao evento para conferir as bandas: Thalion, Évora, Anima, Wizards e Karma. Aliás, o atraso também decidiu "comparecer" e o primeiro show - que estava marcado para às 21hs, começou mais de uma hora depois.
A primeira banda a subir ao palco foi o Thalion, que contagiou o público com a empolgante e progressiva "Solitary World" (War & Peace) e na sequência, "Through My Words" e "Fatal Tragedy", ambas do Dream Theater. Introdução excelente, alguns clássicos, público em ebulição, ou seja, ótimo momento para apresentar trabalhos próprios, sendo as escolhidas: "Searching For The Answers" e "Life is a Poetry" (ambas disponíveis para download aqui). Finalizando, um cover de "Sacrament Of Wilderness" do Nightwish e "Nothing to Say" do Angra. Destaque para a vocalista Alexandra Liambos - que se mostrou mais do que um belo rosto, com seu vocal consistente e versátil; sem contar os guitarristas Rodrigo Vinhas e Fábio Russo - que não se intimidaram diante dos persistentes problemas técnicos.
Com uma tragetória de quase 10 anos e constantes alterações em sua formação original, entram em cena os paulistanos do Évora e seus convidados: Camila Oliveira (teclado) e Anderson Kratch (vocal), para promover o EP "Mystical Science" com as músicas: "Locomotive", "Dance of Eternity" e "E-Gypsy", além da recente "Dead Man Walkin" (todas disponíveis para download aqui). Momento para os 'covers', a banda mandou "Peruvian Skies" - que será lançada no tributo brasileiro ao Dream Theater, seguida por "Epic" (Faith No More) e "Mouth For War" (Pantera), sendo que a última música ressaltou bem as presenças de palco do guitarrista Luís Felipe Campos e do baixista Anderson Bellini.
Os problemas com o som continuaram, então, Thiago Bianchi (vocalista do Karma) foi obrigado a intervir e tudo foi resolvido a contento. Aliás, grande oportunidade para o Anima, que com melhor qualidade de som, executou com tranquilidade suas composições próprias "The Box", "Save Your Life" e "Arise In My Dreams" (disponíveis para download aqui), assim como "Metrópolis" e "Carolina IV", do Dream Theater e Angra, respectivamente. O tecladista Kadu Byngton deu um show a parte, sampleando as canções de forma profissional, nitidamente entrosado com o resto da banda.
Os próximos a pisarem no palco, foram os veteranos do Wizards - que já tiveram o nome estampado no oitavo lugar da maior revista de Rock do Japão, a Burnn. Apesar de uma apresentação curta, baseada em seu último álbum "The Kingdom", os rapazes não deixaram a desejar, tocando as músicas: "I'll Believe", "Freedom", "Arabian Caravan", "Fallen Angels" e para concluir, a clássica "Mr.Crowley" do mestre Ozzy Osbourne, com as participações do vocalista Cristian Passos e do baterista Rodrigo Mello, ambos do Symbols.
Quando o relógio acusava mais de 4 horas da manhã, a banda Karma - grande atração da noite, sobe ao palco para o deleite dos "resistentes" amantes do Heavy Metal. Mas valeu a pena, pois foi o melhor show da noite. Eles tocaram a conhecida "In The Name of God", a maravilhosa "The Snow of Sunset", e a pesada balada "The Speech" – acompanhada em uníssono pelo público. Também fizeram parte do setlist a "recém chegada" "You" (disponível para download aqui), as músicas das outras bandas que participaram do evento (exceto o Thalion), um cover de "Cowboys from Hell" do Pantera e outro de "Harvest Of Sorrow" do Metallica.
Palmas ao Karma e principalmente aos que participaram, colaboraram, apoiaram e acreditaram na iniciativa. Afinal, nada melhor do que "Heavy Metal e Diversão".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda de metal progressivo dos EUA e Inglaterra, segundo a Loudwire
"Um babaca que nem sabe tocar direito": Roger Waters fala sobre James Hetfield
As 5 melhores músicas que começam com bateria, segundo Gastão
K.K. Downing se manifesta sobre aposentadoria de Ian Hill (Judas Priest)
Led Zeppelin licencia "Stairway to Heaven" pela primeira vez na história
O álbum que Geezer Butler ajudou a batizar, mas cuja capa achou satânica demais
Qual banda de rock e metal melhor representa cada técnico dos 20 times do Brasileirão?
Fãs esculacham o Metallica após discurso feito por James Hetfield em show
A banda que Brian May gostaria de ter integrado se o Queen nunca tivesse existido
O hino não oficial da libertação do rock and roll para Tom Morello
O melhor álbum do AC/DC de todos os tempos, segundo Sammy Hagar
Por que o Iron Maiden "esticou" a sua turnê atual, segundo Steve Harris
Silas Fernandes critica fala de James Hetfield: "Era melhor ele ter ficado quieto"
O maior guitarrista de todos os tempos, de acordo com a Guitar World
O baixista lendário com quem Eddie Van Halen achava que teria de disputar espaço
O relacionamento de Gillan, do Deep Purple, com Ritchie, Satriani, Coverdale e Hughes
Quando Paul McCartney percebeu que John Lennon escrevia melhor que ele
A dura opinião de Kerry King sobre os discos mais recentes do Iron Maiden


Ginger and the Peppers - O novo Rock pulsa na Casa de Cultura
Helloween - Em Porto Alegre, 2 horas e 20 minutos que pareceram passar em instantes
Resenha de Show: Nervosa, Bloodskin e Leprosy em Goiânia
Angra - como foi assistir a um show da banda em Campinas
Rockstadt Extreme Festival: 5 dias de metal, caos e shows inesquecíveis na Transilvânia
A primeira noite do Rock in Rio com AC/DC e Scorpions em 1985
Metallica: Quem viu pela TV viu um show completamente diferente



