Como Rita Lee descobriu o câncer e o passo a passo do tratamento, segundo autobiografia
Por Gustavo Maiato
Postado em 27 de junho de 2023
Rita Lee é considerada a grande rainha do rock nacional e faleceu no dia 8 de maio de 2023 após luta contra um câncer. Em vídeo no seu canal baseado no último livro da roqueira, "Rita Lee: Uma Outra Autobiografia", Júlio Ettore explica como foi a descoberta e tratamento da doença.
Rita Lee - Mais Novidades
A descoberta do câncer de Rita Lee
"A Rita Lee descobriu o câncer depois de reações com as vacinas de covid-19. Ela tomou em 2021. Na primeira dose, teve um mal-estar. Na segunda, passou a noite tossindo. No dia seguinte, foi marcar uma consulta no hospital Albert Einstein. Ela se consultou com uma médica que só de ouvir a respiração já ligou na hora para o oncologista e encaminhou ao consultório. Ela achava que seria uma bronquite, mas acabou ficando dias no hospital. Ela fez a consulta com o médico José Ribas Campos, que disse que poderia ser fungos, tuberculose ou câncer. Ele fez um exame de contraste. A Rita foi para a sala de cirurgia para fazer a biópsia. Se confirmou que era um tumor maligno. Eles precisavam ver que tumor era aquele. Ela ficou muito assustada e os enfermeiros tiveram dificuldade de lidar com ela. Isso ela assumiu na última biografia que ela escreveu".
A decisão do tratamento
"A Rita disse que tinha muitas crises de choro. Não conseguia dormir quando estava internada e falava com o Roberto e filhos pelo telefone. Ela estava muito magra e botaram uma sonda pelo nariz. Vai direto para o intestino. A alimentação foi algo complicado. Precisavam discutir o tratamento. Ela não queria fazer quimioterapia nem radioterapia por causa da mãe dela, que tinha sofrido do mesmo mal. Ela pediu para dar morfina e sabia que a doença era incurável. Ela queria uma passagem digna, sem dor e consciente. Depois, ela mudou de ideia. O chefe da oncologia do hospital explicou que o tratamento estava mais evoluído. Sugeriu a imunoterapia, que é um tratamento que visa combater o avanço da doença pela ativação do próprio sistema imunológico. A Rita pediu para a família decidir e o Roberto e os três filhos decidiram que ela faria radioterapia e imunoterapia. Ela foi para a área oncológica e começou a receber visitas".
O problema do tabagismo
"Nessa altura, a Rita começou a refletir sobre a vida e a morte. São reflexões bem frias. Ela falou que não sentia o coração apertar e sim partir para o desconhecido. Ela reflete muito sobre o tabagismo e faz uma forte autocrítica. Ela se arrepende de não ter parado, mesmo tendo recebido avisos que era preciso parar de fumar. A Rita fumava dois maços de cigarro por dia e procurava a primeira tragada, que é a que traz sensação de alívio. Aí, você quer a mesma sensação de novo. Na fase aguda da pandemia, ela chegou a fumar três maços por dia".
A quimioterapia
"Eles foram medir os efeitos da imunoterapia e a notícia não era boa. Identificaram que não estava fazendo efeito e o tratamento mais indicado era a quimioterapia. Ela foi convencida pelo marido a encarar o tratamento. Começou a sofrer com a abstinência do tabaco e falta de apetite por causa do tratamento. As crises de pânico continuavam, mas a frequência diminuiu. Ela disse que tentou pintar e fazer tricô. Era na época da pandemia. As circunstâncias não ajudavam. Uma enfermeira identificou um tumor nas costas, que ela deu o apelido de Jair. Ela estava assustada com a aproximação da quimioterapia e se lembrava da mãe. Ela aceitou fazer e conseguiu engordar um quilo. Eram três dias seguidos de quimioterapia e ela não ficou tão mal e sim cansada. Ela decidiu raspar de uma vez o cabelo e passou a usar turbantes. Disse que queria ser cremada e jogar as cinzas na horta caseira sem agrotóxicos, para se transformar numa alface suculenta".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Stranger Things trouxe outro clássico do metal em tributo a Eddie Munson
Fãs de Angra piram: Rafael Bittencourt confirma que Edu Falaschi vai ao Amplifica em 2026
O categórico argumento de Regis Tadeu para explicar por que Jimi Hendrix não é gênio
"Parecia Def Leppard ou Bon Jovi": vocalista explica recusa a convite do Pantera
O melhor disco de heavy metal de 2025, segundo o Loudwire
Nervosismo, exaustão e acidente marcaram primeiro show oficial de Nick Menza com o Megadeth
Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
Wolfgang Van Halen elogia maior abertura do mundo do rock para as mulheres
Paul Di'Anno deixou mensagem tocante ao público em um de seus últimos shows
Loudwire escolhe parceria feminina como a melhor música de heavy metal de 2025
Tony Iommi faz um balanço do ano que passou e promete álbum solo para 2026
Os mitos sobre Woodstock que todos repetem no automático até hoje, segundo Barcinski
Para Mikael Akerfeldt (Opeth), o rock/metal progressivo virou regressivo
Dave Mustaine fala sobre "Ride the Lightning" e elogia Lars Ulrich: "Um excelente compositor"
A banda que fez Jimmy Page passar vergonha; "eu não queria estar ali"

Como surgiu a amizade e admiração mútua entre Rita Lee e Brigitte Bardot
Os 11 artistas que Rita Lee alfinetou no clássico "Arrombou a Festa"
O dia que um cara chamado "Dudu Bonde Errado" uniu RPM, Rita Lee e Camisa de Vênus
O presente esperado por muitos que Rita Lee deixou para Maria Bethânia após sua morte


