Análise: o Grunge nocauteou o Metal?
Por Mark Ark
Postado em 24 de julho de 2018
Em recente entrevista Mike Portnoy (DREAM THEATER, SONS OF APOLLO, THE WINERY DOGS) falou ao Metal Wani que "o PANTERA foi a única banda a carregar o metal durante os anos 90", principalmente nos anos iniciais da referida década, onde os ´Big Four´ [Metallica, Slayer, Megadeth e Anthrax] foram nocauteados pelo Grunge.
Vamos aos fatos: o MEGADETH lançou os excelentes multi-platinados Rust in Peace (1990) e Countdown to Extinction (1992), estariam nocauteados pelo Grunge? Bem longe disso! O SLAYER lançou o Seasons in the Abyss (1990) que é um bom álbum, bem como Divine Intervention (1994) em que continuavam rápidos e pesados, speed-metal em ótima forma. O ANTHRAX lançou em 1993 o excelente Sound of White Noise, em que o hit "Only" se tornou um clássico da banda. Bom, e o METALLICA?... Em 1991 lançou o polêmico auto-intitulado (Metallica), também conhecido como Black Album. O álbum vendeu dezenas de milhões de cópias, sendo um mega sucesso comercial. Na verdade, ele é um álbum "menos pesado" que os anteriores, o que aborreceu os fãs mais antigos, mas estaria o Metallica nocauteado pelo Grunge? Acho que não.
Além disso, os GUNS N ROSES lançaram o Use Your Illusion I e II em 1991. Alias, esse ano foi marcado pelo lançamento de excelentes álbuns como o No More Tears do OZZY OSBOURNE e o Blood Sugar Sex Magik do RED HOT CHILI PEPPERS, só para citar alguns. E realmente as bandas chamadas Grunge estavam bombando: o NIRVANA lançou o Nevermind, o PEARL JAM o Ten, o SOUNGARDEN o Badmotorfinger (e o Superunknown em 1994), além disso, o ALICE IN CHAINS havia lançado o Facelift em 1990 e o Dirt em 1992 e neste mesmo ano o formidável Bricks are Heavy do L7.
O IRON MAIDEN lançou o estupendo Fear of the Dark em 1992. Neste mesmo ano, estreiaram BODY COUNT e RAGE AGAINST THE MACHINE com discos homônimos e os RAMONES lançavam o Mondo Bizarro, o FAITH NO MORE o disco Angel Dust (os hits do Real Thing de 1989 ainda estavam nas paradas).
A lista continua: MOTÖRHEAD - 1916 (1991)/March ör Die (1992), ROLLINS BAND - Weight (1994), SKID ROW - Slave to the Grind (1991), SMASHING PUMPKINS - Siamese Dream (1993), STONE TEMPLE PILOTS - Core (1992), SUICIDAL TENDENCIES, TYPE O NEGATIVE, UGLY KID JOE e muitas outras. Sem contar as bandas realmente pesadas (\m/) como CANNIBAL CORPSE, NAPALM DEATH, OBITUARY, DEATH, CARCASS, DEICIDE, a lista seria gigantesca.
E o PANTERA? Realmente foi uma das bandas de metal mais importantes dos anos 90 (e de todos os tempos). Eles realmente tocavam com muito peso e groove.
Nos anos 90 houve diversas bandas (muitas em sua melhor forma) e a explosão do Grunge não nocauteou nem matou ninguém, muito pelo contrário, quem teve a oportunidade de viver na época teve o privilégio de experimentar um "caldeirão" musical de bandas de Rock e Metal.
Podemos dizer que a alegação de Mike Portnoy seria mais um elogio ao Pantera, um exagero, na verdade.
E você? Concorda? Não deixe de comentar.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps