Poser: algo de velho e algo de novo
Por Felipe Resende
Postado em 26 de fevereiro de 2016
Definição tradicional do termo Poser: "Poser é uma gíria da língua inglesa cujo significado - principalmente no contexto musical - se refere uma pessoa com personalidade influenciável, sem atitude e que se deixa impressionar pelo artista, banda ou estilo musical que está fazendo sucesso no momento. O poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências. Em inglês, poser significa literalmente "alguém que faz pose", e é um termo pejorativo que descreve alguém que afirma que faz parte de uma determinada subcultura (como a do punk, heavy metal ou hip hop, por exemplo). Apesar disso, os elementos dessa tal subcultura afirmam que o poser não tem autenticidade, porque não compreende os valores ou a filosofia dessa mesma subcultura; [...] Em muitos casos, o poser não possui argumentos mais profundos sobre a subcultura a qual pertence mas finge ser um grande conhecedor do assunto" (www.significados.com.br).
Nas linhas abaixo, alguns esboços de algo do velho e de algumas coisas possivelmente novas para alargar o conceito "Poser".
1 - O Poser conhece uma banda por meio de um amigo A e sai correndo mostrar pro amigo B, dizendo que "acabou de achar tal som porque sabe mesmo procurar as coisas". Não satisfeito, ele afirma a B que também mostrou essa banda pra A, porque este "não entende nada de música".
2 - Fato bem conhecido: diz que até morre por uma banda, mas só baixa mp3, não vai aos shows, não compra material dela, não ajuda a banda de jeito nenhum. Não conhece as letras das músicas (quando são em idioma estrangeiro).
3 - Acha que tal banda é dele, e só dele. Tem uma necessidade doentia de achar que qualquer outro que goste é um Poser. Também precisa defender a banda a qualquer custo: quem critica a "sua" banda é um Poser.
4 – Acha que todo mundo que escuta metal deve escutar só metal e se vestir de preto. Se você escuta Sting e escuta metal, está marcado de morte. Se você usa camiseta neutra (e pior, branca), está duplamente marcado para morrer.
5 – Não entende nada de teoria musical, não sabe nem mesmo o que é uma harmonia e nota musical, mas diz que tem gosto refinado porque escuta metal. Acha que bandas de metal que misturam elementos de música erudita nas canções são "fodíssimas", mas torce o nariz ao ouvir os primeiros acordes de um Beethoven. Acha também - sem sombra de dúvidas - que os artistas do metal são os melhores músicos do mundo.
6 - Se diz tolerante e defende a liberdade de expressão do conteúdo musical do artista, mas não perde a chance de falar que Slayer ou Behemoth são um lixo porque fazem letras blasfemas. Este é o poser "ascetinha do Senhor". Aliás, se você escuta bandas desse tipo ele te rotula como um lixo de pessoa, um "impuro". De outra perspectiva, há também os posers "niislitinha"/"ateuzito"/"ascetinha do Cramunhão". Dizem que o metal "não tem nada a ver com religião". Quem enfia Deus no negócio é um idiota. Metal é coisa do Mal, metal é o vazio da vida, metal é tripas pelos ares.
7 - Poser não é somente aquele que TENTA REPRESENTAR algo de maneira caricata, mas também é aquele ignorante portador de tendências moralizantes e fascistas, pois ACREDITA QUE REPRESENTA um subgênero e BUSCA CONDENAR pesadamente quem não se encaixa em seus moldes pré-estabelecidos. E pior, acha que está certo. São duros para consigo e para com os outros. Pecam em educação e cultura. Tem uma infinita necessidade de acusação, de promover a sua pessoa às custas do outro.
8 - O Poser é - em variados tipos de grau - um farsante fetichista. Não contribui para o desenvolvimento da cena. O exclusivismo que prega é retrógado, posto que tem a inclinação de excluir o outro em vez de esclarecê-lo melhor sobre o cenário musical e etc. Acha que representa uma subcultura e etc, mas somente pratica um comportamento paranoico (esvaziado de conteúdo). Por ser guiado por essa paranoia, não tem autenticidade (igual ao Poser modista), não tem personalidade. Por viver uma farsa, o Poser paranoico precisa blindá-la através do exagero, da histeria.
9 - Tal paranoia é sustentada pela tendência ao ódio e violência. O Poser paranoico nutre um desejo de destruição pelo Poser modista. Tem uma obsessão doentia pela vida alheia. Acredita que a prática da violência é justificada quando se depara com um modista. Sua violência seria "moralizante".
10 - A VERDADEIRA ideia de cultura ou subcultura não simpatiza com a violência e o ódio.
11 - O Poser modista foi criado pelo Poser paranoico.
12 - Roda de Mosh é pra ser divertida, não violenta. Posers gostam de ferir os outros - quem está e até quem não está na roda de mosh. Posers têm ódio gratuito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Cinco grandes bandas de heavy metal que passarão pelo Brasil em 2026
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O New York Times escolheu: a melhor música do ano de 2025 é de uma banda de metal
O que James Hetfield realmente pensa sobre o Megadeth; "uma bagunça triangulada"
Guns N' Roses confirma local do show em Porto Alegre ano que vem
Nile confirma retorno ao Brasil em março de 2026 com três apresentações
O músico a quem Eric Clapton devia desculpas e foi ao show para fazer as pazes
O clássico do Guns N' Roses que Regis Tadeu detesta: "Muito legal, nota três"
Após aposentadoria, David Coverdale anuncia saída das redes sociais
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Frase de Fabio Lione provoca burburinho e fãs veem indireta sobre insatisfação no Angra
Garotos Podres são indiciados e interrogados na polícia por conta de "Papai Noel Velho Batuta"
Alírio Netto viver na Europa, como Fabio Lione, será problema para o Angra? Ele responde
O que é o tratamento de neuromodulação que Mingau, do Ultraje a Rigor, está fazendo
O álbum do AC/DC que era o preferido de Malcolm Young, e também de Phil Rudd
Ozzy Osbourne: "o morcego era quente e crocante"
O motivo pelo qual Bill Ward não deixava John Bonham tocar sua bateria
A resposta de Andreas Kisser a jornalista que questionou seu rótulo de "arroz de festa"
Será mesmo que Max Cavalera está "patinando no Roots"?
Por que a presença dos irmãos Cavalera no último show do Sepultura não faz sentido
Angra traz "Rebirth" de volta e deixa no ar se a formação atual ainda existe
A música com mensagem positiva que chegou do nada e disse o que eu precisava ouvir
Por que fãs de rock e heavy metal gostam tanto de ir a shows?
Top 5: Os roqueiros mais chatos da história
Rock no Brasil: Nascimento, Vida, Paixão e Morte



