RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A opinião de Tarja Turunen sobre Anette Olzon voltar a fazer shows cantando Nightwish

Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer

O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer

Como festival Ozzfest ajudou a inserir o Lacuna Coil no mapa do metal

O momento em que o Megadeth começou a desmoronar, segundo David Ellefson

Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico

Empresário garante que turnê de reunião do Oasis será a última


Manunkind
Stamp

Poser: algo de velho e algo de novo

Por Felipe Resende
Postado em 26 de fevereiro de 2016

Definição tradicional do termo Poser: "Poser é uma gíria da língua inglesa cujo significado - principalmente no contexto musical - se refere uma pessoa com personalidade influenciável, sem atitude e que se deixa impressionar pelo artista, banda ou estilo musical que está fazendo sucesso no momento. O poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências. Em inglês, poser significa literalmente "alguém que faz pose", e é um termo pejorativo que descreve alguém que afirma que faz parte de uma determinada subcultura (como a do punk, heavy metal ou hip hop, por exemplo). Apesar disso, os elementos dessa tal subcultura afirmam que o poser não tem autenticidade, porque não compreende os valores ou a filosofia dessa mesma subcultura; [...] Em muitos casos, o poser não possui argumentos mais profundos sobre a subcultura a qual pertence mas finge ser um grande conhecedor do assunto" (www.significados.com.br).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Nas linhas abaixo, alguns esboços de algo do velho e de algumas coisas possivelmente novas para alargar o conceito "Poser".

1 - O Poser conhece uma banda por meio de um amigo A e sai correndo mostrar pro amigo B, dizendo que "acabou de achar tal som porque sabe mesmo procurar as coisas". Não satisfeito, ele afirma a B que também mostrou essa banda pra A, porque este "não entende nada de música".

2 - Fato bem conhecido: diz que até morre por uma banda, mas só baixa mp3, não vai aos shows, não compra material dela, não ajuda a banda de jeito nenhum. Não conhece as letras das músicas (quando são em idioma estrangeiro).

3 - Acha que tal banda é dele, e só dele. Tem uma necessidade doentia de achar que qualquer outro que goste é um Poser. Também precisa defender a banda a qualquer custo: quem critica a "sua" banda é um Poser.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

4 – Acha que todo mundo que escuta metal deve escutar só metal e se vestir de preto. Se você escuta Sting e escuta metal, está marcado de morte. Se você usa camiseta neutra (e pior, branca), está duplamente marcado para morrer.

5 – Não entende nada de teoria musical, não sabe nem mesmo o que é uma harmonia e nota musical, mas diz que tem gosto refinado porque escuta metal. Acha que bandas de metal que misturam elementos de música erudita nas canções são "fodíssimas", mas torce o nariz ao ouvir os primeiros acordes de um Beethoven. Acha também - sem sombra de dúvidas - que os artistas do metal são os melhores músicos do mundo.

6 - Se diz tolerante e defende a liberdade de expressão do conteúdo musical do artista, mas não perde a chance de falar que Slayer ou Behemoth são um lixo porque fazem letras blasfemas. Este é o poser "ascetinha do Senhor". Aliás, se você escuta bandas desse tipo ele te rotula como um lixo de pessoa, um "impuro". De outra perspectiva, há também os posers "niislitinha"/"ateuzito"/"ascetinha do Cramunhão". Dizem que o metal "não tem nada a ver com religião". Quem enfia Deus no negócio é um idiota. Metal é coisa do Mal, metal é o vazio da vida, metal é tripas pelos ares.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

7 - Poser não é somente aquele que TENTA REPRESENTAR algo de maneira caricata, mas também é aquele ignorante portador de tendências moralizantes e fascistas, pois ACREDITA QUE REPRESENTA um subgênero e BUSCA CONDENAR pesadamente quem não se encaixa em seus moldes pré-estabelecidos. E pior, acha que está certo. São duros para consigo e para com os outros. Pecam em educação e cultura. Tem uma infinita necessidade de acusação, de promover a sua pessoa às custas do outro.

8 - O Poser é - em variados tipos de grau - um farsante fetichista. Não contribui para o desenvolvimento da cena. O exclusivismo que prega é retrógado, posto que tem a inclinação de excluir o outro em vez de esclarecê-lo melhor sobre o cenário musical e etc. Acha que representa uma subcultura e etc, mas somente pratica um comportamento paranoico (esvaziado de conteúdo). Por ser guiado por essa paranoia, não tem autenticidade (igual ao Poser modista), não tem personalidade. Por viver uma farsa, o Poser paranoico precisa blindá-la através do exagero, da histeria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

9 - Tal paranoia é sustentada pela tendência ao ódio e violência. O Poser paranoico nutre um desejo de destruição pelo Poser modista. Tem uma obsessão doentia pela vida alheia. Acredita que a prática da violência é justificada quando se depara com um modista. Sua violência seria "moralizante".

10 - A VERDADEIRA ideia de cultura ou subcultura não simpatiza com a violência e o ódio.

11 - O Poser modista foi criado pelo Poser paranoico.

12 - Roda de Mosh é pra ser divertida, não violenta. Posers gostam de ferir os outros - quem está e até quem não está na roda de mosh. Posers têm ódio gratuito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS