Poser: algo de velho e algo de novo
Por Felipe Resende
Postado em 26 de fevereiro de 2016
Definição tradicional do termo Poser: "Poser é uma gíria da língua inglesa cujo significado - principalmente no contexto musical - se refere uma pessoa com personalidade influenciável, sem atitude e que se deixa impressionar pelo artista, banda ou estilo musical que está fazendo sucesso no momento. O poser finge ser um fã apenas para estar na moda, para se juntar a um grupo e seguir as mesmas tendências. Em inglês, poser significa literalmente "alguém que faz pose", e é um termo pejorativo que descreve alguém que afirma que faz parte de uma determinada subcultura (como a do punk, heavy metal ou hip hop, por exemplo). Apesar disso, os elementos dessa tal subcultura afirmam que o poser não tem autenticidade, porque não compreende os valores ou a filosofia dessa mesma subcultura; [...] Em muitos casos, o poser não possui argumentos mais profundos sobre a subcultura a qual pertence mas finge ser um grande conhecedor do assunto" (www.significados.com.br).
Nas linhas abaixo, alguns esboços de algo do velho e de algumas coisas possivelmente novas para alargar o conceito "Poser".
1 - O Poser conhece uma banda por meio de um amigo A e sai correndo mostrar pro amigo B, dizendo que "acabou de achar tal som porque sabe mesmo procurar as coisas". Não satisfeito, ele afirma a B que também mostrou essa banda pra A, porque este "não entende nada de música".
2 - Fato bem conhecido: diz que até morre por uma banda, mas só baixa mp3, não vai aos shows, não compra material dela, não ajuda a banda de jeito nenhum. Não conhece as letras das músicas (quando são em idioma estrangeiro).
3 - Acha que tal banda é dele, e só dele. Tem uma necessidade doentia de achar que qualquer outro que goste é um Poser. Também precisa defender a banda a qualquer custo: quem critica a "sua" banda é um Poser.
4 – Acha que todo mundo que escuta metal deve escutar só metal e se vestir de preto. Se você escuta Sting e escuta metal, está marcado de morte. Se você usa camiseta neutra (e pior, branca), está duplamente marcado para morrer.
5 – Não entende nada de teoria musical, não sabe nem mesmo o que é uma harmonia e nota musical, mas diz que tem gosto refinado porque escuta metal. Acha que bandas de metal que misturam elementos de música erudita nas canções são "fodíssimas", mas torce o nariz ao ouvir os primeiros acordes de um Beethoven. Acha também - sem sombra de dúvidas - que os artistas do metal são os melhores músicos do mundo.
6 - Se diz tolerante e defende a liberdade de expressão do conteúdo musical do artista, mas não perde a chance de falar que Slayer ou Behemoth são um lixo porque fazem letras blasfemas. Este é o poser "ascetinha do Senhor". Aliás, se você escuta bandas desse tipo ele te rotula como um lixo de pessoa, um "impuro". De outra perspectiva, há também os posers "niislitinha"/"ateuzito"/"ascetinha do Cramunhão". Dizem que o metal "não tem nada a ver com religião". Quem enfia Deus no negócio é um idiota. Metal é coisa do Mal, metal é o vazio da vida, metal é tripas pelos ares.
7 - Poser não é somente aquele que TENTA REPRESENTAR algo de maneira caricata, mas também é aquele ignorante portador de tendências moralizantes e fascistas, pois ACREDITA QUE REPRESENTA um subgênero e BUSCA CONDENAR pesadamente quem não se encaixa em seus moldes pré-estabelecidos. E pior, acha que está certo. São duros para consigo e para com os outros. Pecam em educação e cultura. Tem uma infinita necessidade de acusação, de promover a sua pessoa às custas do outro.
8 - O Poser é - em variados tipos de grau - um farsante fetichista. Não contribui para o desenvolvimento da cena. O exclusivismo que prega é retrógado, posto que tem a inclinação de excluir o outro em vez de esclarecê-lo melhor sobre o cenário musical e etc. Acha que representa uma subcultura e etc, mas somente pratica um comportamento paranoico (esvaziado de conteúdo). Por ser guiado por essa paranoia, não tem autenticidade (igual ao Poser modista), não tem personalidade. Por viver uma farsa, o Poser paranoico precisa blindá-la através do exagero, da histeria.
9 - Tal paranoia é sustentada pela tendência ao ódio e violência. O Poser paranoico nutre um desejo de destruição pelo Poser modista. Tem uma obsessão doentia pela vida alheia. Acredita que a prática da violência é justificada quando se depara com um modista. Sua violência seria "moralizante".
10 - A VERDADEIRA ideia de cultura ou subcultura não simpatiza com a violência e o ódio.
11 - O Poser modista foi criado pelo Poser paranoico.
12 - Roda de Mosh é pra ser divertida, não violenta. Posers gostam de ferir os outros - quem está e até quem não está na roda de mosh. Posers têm ódio gratuito.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Lemmy Kilmister exigia que ingressos para shows do Motörhead tivessem preços acessíveis
Kiko Loureiro mostra que música do Arch Enemy parece com a sua e Michael Amott responde
O compositor com "duas das melhores músicas do mundo", segundo Bob Dylan
Ouça e leia a letra de "Ozzy's Song", homenagem de Zakk Wylde a Ozzy Osbourne
Sem visto para vocalista turco, Nevermore suspende atividades nos Estados Unidos
Tecladista não virá ao Brasil na próxima turnê do Guns N' Roses
Veja o Arch Enemy se apresentando pela primeira vez com a vocalista Lauren Hart
Luis Mariutti convida membros do Angra para show de reunião: "Só escolher a data"
Green Day emplaca sua quinta música no "Clube do Bilhão" do Spotify
Os 20 maiores riffs de guitarra da história, segundo o Loudwire
Banda de rock dos anos 70 ganha indenização do Estado brasileiro por ter sido censurada
O dia em que guitarrista do Motörhead usou jornais para atrapalhar show do Heaven and Hell
Como a mais autêntica banda de rock da América gravou o pior álbum feito por uma grande banda
Ex e atuais membros da banda de King Diamond lançam novo projeto, Lex Legion
Ritchie Blackmore explica por que saiu do Deep Purple: "Eram só interesses financeiros"
Roger sobre cenário dos anos 80: "Antes era todo mundo se ajudando, depois virou competição"
Morte de Syd Barrett afetou como David Gilmour tocava um clássico do Pink Floyd
Kiko Loureiro diz que separação da formação clássica do Angra foi pior momento da carreira


Megadeth, "Risk", "Dystopia" e a dificuldade em aceitar a preferência pessoal alheia
Você está realmente emitindo sua opinião ou apenas repetindo discursos prontos?
Arch Enemy, o mistério em torno da nova vocalista e os "detetivões" do metal
Três "verdades absolutas" do heavy metal que não fazem muito sentido
Está na hora dos haters do Dream Theater virarem o disco
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite



