Dr. Sin: a crise do rock nacional
Por André Molina
Fonte: Blog SINNERS: Paraná Portal
Postado em 16 de agosto de 2015
Apesar de o rock n’ roll ter seus fieis fãs e adeptos é inevitável não admitir que a nova geração está mais preocupada com o entretenimento gerado por manifestações "culturais" como o sertanejo universitário, o pagode e afins. Os debates sobre a crise política, econômica e a necessidade de mudanças não ultrapassam o facebook, com notas ou discursos vagos. A profundidade da discussão e dos protestos por meio da arte deu lugar à instantaneidade. A última década com uma gestão governamental com pouco estímulo à cultura e educação originou a geração da "curtição" e "pegação", ampliando o caráter de alienação e servidão.
A maioria da nova geração não está preocupada com a função social do rock n’ roll. E alguns acontecimentos comprovam este fato. Na semana passada, uma tradicional banda de hard rock paulista encerrou suas atividades. O Dr. Sin com os virtuosos músicos Andria Busic, Ivan Busic e Eduardo Ardanuy justificou em poucas palavras que o excesso de trabalho para o pouco reconhecimento do mercado e do público não vale a pena. Em linhas gerais foi este o argumento.
O Dr. Sin tem uma carreira de mais de 20 anos e gravou uma dezena de discos. Já participou de grandes festivais e excursionou pelo mundo afora. E com todo este currículo, seus músicos levam uma vida financeira mais compensadora ao dar aulas, promover palestras, workshops e gravar em estúdio.
Há quem diga que o fim foi motivado pela insatisfação do guitarrista Eduardo Ardanuy. Boatos indicam que ele é um possível nome para ingressar no Angra, substituindo Kiko Loureiro que está muito bem como guitarrista do Megadeth de Dave Mustaine. Em um futuro próximo, Kiko poderá não conseguir se manter nas duas bandas. Porém, isto é somente especulação de bastidores.
Mas os argumentos em relação às terríveis condições do mercado atual do rock nacional são consistentes. Todo mundo sabe que o Dr. Sin possui vários méritos, mas era uma banda que lutava com dificuldade. Pois no Brasil só existe um Sepultura. Ser um grupo de heavy metal é uma tarefa ingrata. Os fãs querem mesmo é Iron Maiden, AC/DC e Black Sabbath. E como discutir? Quem gosta de rock e não curte estas bandas?
Vale recordar que os anos mercadológicos para o rock brasileiro foram a década de 80. Suspiros de criatividade também aconteceram na década de 90, mas a partir de 2000 a crise se agravou.
A nova geração do rock continua cultuando os clássicos, mas a maioria é formada por nomes internacionais. Não vale também lamentar o fato da falta de apoio ao rock nacional, se a maioria das bandas da década de 90 e 2000 não fizeram o dever de casa. O público roqueiro não pode ficar com a culpa.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Aquiles Priester é batizado: "Toda a glória seja dada a Deus! Dia maravilhoso"
A banda que Steven Tyler aponta como verdadeira criadora do heavy metal
A reação de Rafael Bittencourt ao saber que Baden Powell recusou a Casa Branca
Guitarrista garante que o R.E.M. não fará turnê de reunião; "Não preciso de dinheiro"
5 músicas que nenhum metaleiro consegue ouvir sem fazer air drums
Os 18 álbuns de rock e metal mais aguardados até o fim de 2026, segundo a Loudwire
A canção de uma banda clássica de rock que Brian May considera um exemplo perfeito de pop
Gravação de ensaio do Guns N' Roses em 1986 vaza online
As bandas brasileiras que se apresentarão no Wacken Open Air 2026
O álbum em que o Black Sabbath se encontrou, de acordo com Bill Ward
Slash considera o final de "Sabbath Bloody Sabbath" a coisa mais pesada que ouviu na vida
4 bandas clássicas da Irlanda que todo fã de rock precisa conhecer
Festival Bangers Open Air divulga o aftermovie oficial de sua quarta edição
A lenda do rock que Mick Jagger invejava, segundo John Lennon

Ivan Busic traz o melhor do blues no envolvente single "Let the Night Roll In"
Andria Busic disponibiliza "Life As It Is" e lança videoclipe de "The Templars"
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior


