RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Os álbuns do Rush que são os prediletos de Regis Tadeu

Como a banda mais odiada do rock nacional literalmente salvou a MTV Brasil da falência

Anthrax toca trecho de música nova durante show no Canadá

Nicko McBrain celebra indicação do Iron Maiden ao Rock and Roll Hall of Fame

A condição que o irmão de Andre Matos impôs para fazer teste na banda solo do cantor

Metal Hammer coloca novo álbum da Nervosa como um dos discos que você precisa ouvir em 2026

Primal Fear confirma apresentação em Belo Horizonte

Gastão Moreira diz que Phil Anselmo é um ótimo vocalista - apesar de ser um idiota

Músicos do Children of Bodom fazem show em homenagem a Alexi Laiho

Lamb of God lança "Blunt Force Blues", faixa de seu próximo disco

Jaqueta de Dinho é encontrada preservada em exumação e integrará memorial dos Mamonas Assassinas

O disco obscuro que Roger Waters acha que o mundo precisa ouvir; "Um álbum muito importante"

"Cala a boca e canta"; Joan Jett explica por que nunca vai se sujeitar a isto

Sebastian Bach diz que Axl Rose aquece a voz com uma gravação dele há muitos anos

Greyson Nekrutman diz que sempre sonhou em contribuir com o Sepultura


Stamp
Bangers Open Air

Heavy metal: Da libertação à caixa fechada

Por Leonardo Luís dos Santos
Postado em 24 de julho de 2015

É do conhecimento de todos os fãs do gênero de que o heavy metal quando fora criado pelos britânicos do Black Sabbath, o que realmente contava era a liberdade. Liberdade de composição, expressão, pensamento etc. Esta roupagem, inclusive, vestira os adeptos da nova música londrina que a cada dia questionavam e opinavam mais. Tudo que tenha a ver com liberdade, está intrínseco ao heavy metal.

Hoje, o que se vê é totalmente o oposto. Basta traçar um paralelo com a política e classificar ditadura e democracia (aos cientistas políticos do face, isto não uma tese política, apenas exemplo), que não outra forma a não ser enquadrar o heavy metal como ditadura. Motivos simples:

1 – Há um comportamento sustentando o heavy metal atual, no qual deve-se seguir uma pequena cartilha imposta pela turma maléfica. Esta cartilha é bem clara e simples: opiniões contrárias não são bem-vindas, todos são donos da verdade e o resto que vá para Valhala. O que não é heavy metal não presta, pois o som é de qualidade superior a qualquer suspiro musical inventado no mundo nos últimos 50 bilhões de anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

2 – Nacionalismo exagerado: direto ouve-se a seguinte frase: "o cara paga pau pra gringo, não apoia a cena, bla bla, bla"... Normalmente quem diz isso, afirma que o heavy metal é um som globalizado, portanto, não há espaço pra esta besteira. O que importa é a musicalidade, não nacionalidade. Em breve, haverá a seguinte frase: "heavy metal nacional, ame ou deixe-o". Não é de se duvidar.

3 – Para ficar entre os maiorais: esta aqui é até legal, porque envolve uma série de costumes "inteligntes" propagados por vários. Vamos lá: é preciso afirmar com todas as letras que o Iron Maiden acabou, o thrash metal não é mais o mesmo, o Slayer já era... Por outro lado dizem: Ghost é perfeito, a banda que faltava para mostrar a evolução do estilo, qualidade etc. Não criticando quem curte o fantasminha, mas pera lá! Impor que é a melhor da atualidade, é demais, amiguinho troo. Uma clara mostra de que marketing e visual salvam uma vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

4 – A ironia metal: "haters gonna hate". Esta supera tudo, pois é de uma inutilidade que dá medo. Tal aforismo é utilizado, principalmente na internet, quando alguém discorda de alguma opinião que envolva bandas novas. Não preciso citá-las. Enfim, a clara manifestação de autoritarismo que permeia toda a cena.

Daria para escrever um livro que relata o assunto, tamanha a situação periclitante que envolve o tema. O heavy metal não acaba, porque há muita, mas muita banda boa espalhada pelo mundo (ops! Não falei Brasil, vou morrer). Porém, pelo comportamento de alguns "fãs", já era para estar no ostracismo. Muita pose, e pouca atitude, muita treta e pouca união.

A ditadura do heavy metal o colocou numa caixa hermeticamente fechada, da qual parece que não sairá tão cedo, infelizmente. Opiniões diferentes existem e fazem bem. Respeitá-las, mais ainda. Não importa qual é a sua banda preferida, apenas ouça, vá a shows, quando der; compre matérias e respeite quem não tem o mesmo gosto que o seu. Isso poderá levar o som à plenitude da liberdade e tirará o clima "revista veja" da cena; impulsionará a todos a reviver as origens do estilo e exterminar a chatice atual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Enquanto o Papa segue quebrando dogmas, o metaleiro, a cada dia que passa, torna-se mais reacionário.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Bad Religion
Manifesto


publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS