Heavy Metal: Monsters e RIR mostram triste realidade da cena no Brasil
Por Rafael Testa
Postado em 10 de abril de 2015
O Rock in Rio e o Monsters of Rock são, atualmente, dois dos maiores festivais do Brasil, os maiores quando se fala de metal. Eventos grandiosos em um país em que o metal tem poucas oportunidades de mostrar a cara.
Monsters Of Rock - Mais Matérias
O line-up de ambos os festivais está incrível! Com música para todos os gostos. No Monsters, temos monstros sagrados do rock'n roll. Motorhead, Ozzy, Judas Priest, Malmsteen, além de novos nomes que estão em plena ascensão como Rival Sons e Steel Panther. Já o Rock in Rio, não fica atrás. Além dos gigantes Metallica, Slipknot e System of a Down, temos Motley Crue, Korn, Lamb of God, Mastodon, Moonspell e Gojira. Line-ups elogiadíssimos, inclusive no exterior. Como sempre, vários estrangeiros se preparam para vir ao Brasil participar das respectivas festas.
Aí vem o triste dessa história toda. Line-ups incríveis, festivais renomados, organizados e com histórico de sucesso. Isso tudo não é suficiente para atrair o headbanger brasileiro?
O Rock in Rio teve as vendas iniciadas ontem (9 de abril). Em 50 minutos o dia que tem Rihanna como headliner teve seus ingressos esgotados e em 6 horas mais de 540 mil ingressos haviam sido vendidos, com os dias de Katy Perry e Queen esgotados. Pouco depois, o dia de Rod Stewart também se esgotou, sobrando somente os três dias de metal. A carga de ingressos é de 85 mil por dia.
Já o Monsters of Rock vive situação ainda pior. Os ingressos começaram a ser vendidos em dezembro de 2014 e ainda estão disponíveis para venda. O festival acontece nos dias 25 e 26 de abril.
O que está acontecendo? O ingresso é caro? O headbanger é pobre? O que explica os dias pop esgotados tão rapidamente? Pois é. Isso nos traz a tão triste realidade. A cena do metal no Brasil está cada vez mais enfraquecida.
Essa situação é refletida, principalmente, na falta de apoio ao underground, às bandas locais, acabando com a renovação do gênero no país. Sem renovação, menor exposição, menos shows, menos fãs. Só vemos bandas covers em pubs cheios de playboys porque as bandas que batalham diariamente para ganhar seu salário e viver de música com sua própria arte estão abandonadas. Os brasileiros preferem se trancar nas bandas que escutam hà 20 anos, 99% gringas, do que gastar 5 reais para participar de um evento independente no seu bairro, na sua cidade. "Ah, as bandas gringas são melhores". Sem problema! Achar isso não pode te fazer ser cego para as nacionais. Valorize a banda que inova, que corre atrás, que faz de tudo para se manter fazendo o que gosta. Essa banda é que, possivelmente, faria aquele seu vizinho funkeiro do bairro se interessar pelo metal. Essa banda é que pode ser amanhã a inspiração para várias outras bandas no país. Essa banda pode ser a salvação do metal nacional.
Rock In Rio 2015
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como uma canção "profética", impossível de cantar e evitada no rádio, passou de 1 bilhão
O disco nacional dos anos 70 elogiado por Regis Tadeu; "hard rock pesado"
A banda que é "obrigatória para quem ama o metal brasileiro", segundo Regis Tadeu
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
O hit de Cazuza que traz homenagem ao lendário Pepeu Gomes e que poucos perceberam
Dave Mustaine admite que seu braço está falhando progressivamente
A música de Raul Seixas que faria ele ser "cancelado" nos dias de hoje
Por que Angra não convidou Fabio Laguna para show no Bangers, segundo Rafael Bittencourt
O melhor álbum de 11 bandas lendárias que surgiram nos anos 2000, segundo a Loudwire
As duas músicas do Metallica que Hetfield admite agora em 2026 que dão trabalho ao vivo
Playlist - Uma música de heavy metal para cada ano, de 1970 até 1999
O riff definitivo do hard rock, na opinião de Lars Ulrich, baterista do Metallica
Poison abandona planos de turnê após Bret Michaels pedir 600% a mais em valores
A música do Angra que Rafael Bittencourt queria refazer: "Podia ser melhor, né?"
Rock In Rio I: Pra quem tem menos de quarenta anos fica difícil imaginar
A lendária cantora que Eric Clapton detesta: "Reconheço, mas não me faz sentir nada"
O poderoso riff do Led escrito por John Paul Jones e que mudou a vida de Charles Gavin

Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro
Angra, o capiroto, o polvo e o Kiko; encontro de amigos no Rock In Rio 2015
Dave Mustaine queria assistir o Metallica no Rock in Rio?
O que músicos do Metallica comeram na noite do show no Rock in Rio 2015?
Regis Tadeu: só elogios ao 2º dia, até perdoou o playback!
Enquete: Os 10 melhores shows do Rock In Rio 2015
Slipknot: O maior show do Rock in Rio 2015
Bumblefoot diz que seu pior show com o Guns N' Roses foi no RIR
Corey Taylor, do Slipknot, vai tacar água em quem estiver com celular no RIR



