Atenção: leia a seguir a notícia mais bombástica da semana
Por Paulo Severo da Costa
Postado em 26 de setembro de 2012
Em 1938, ORSON WELLS foi o responsável por um semi- estado de sítio nos Estados Unidos. Em um programa de rádio, o diretor de "Cidadão Kane", procedeu à a leitura de uma peça inspirada em "Guerra Dos Mundos", de H.G.WELLS após uma brusca interrupção na programação da rádio ás vésperas do Halloween. O texto, montado no estilo "reportagem ao vivo", foi ouvido por seis milhões de pessoas. Resultado: linhas telefônicas em estado caótico, pânico generalizado, evasão em massa de cidades como Nova York e Nova Jersey.
Sensacionalismo é um recurso tão velho quanto a própria imprensa. Travestido na pretensiosa intenção de informar, revela-se na verdade como uma ferramenta de marketing inescrupulosa. Os que dela se valem, procuram recursos na retórica da pior qualidade pra justificar seus textos, dando ares "opinativos" a conteúdos vagos e títulos escandalosos – como esse que eu postei aí.
O Whiplash, iniciativa de JOÃO PAULO ANDRADE sem precedentes no Brasil em termos de conteúdo e formato virtual, é um site formado inteiramente por colaboradores e, para isso há uma política de colaboração – critérios de formatação e estilo que devem ser respeitados por seus colaboradores. Infelizmente, como em qualquer meio jornalístico, há quem se valha de um espaço tão im portante para carregar as tintas, procurando uma promoção pessoal rápida, escrevendo matérias de conteúdo polêmico (leia-se desonesto), apoiado no chamado "Leito de Procusto": se sobra, corta; se falta, estica. Por isso, ressalto mais uma vez: não se trata da qualidade da matéria, do estilo de escrita ou do teor do texto – se trata de um princípio básico de jornalismo: privilegiar a informação e não se promover pessoalmente às suas custas.
É válido lembrar que o jornalismo musical, especialmente quando se trata do jornalismo voltado ao rock n´roll é produto, nesse país de gente que teve que se impor pela capacidade e seriedade profissional: ANDRÉ BARCINSKI, ANTONIO CARLOS MONTEIRO, BENTO JR., ALEX ANTUNES, AIRTON DINIZ, KID VINIL, CLAUDIO VINCENTIN, RICARDO BATALHA, JOSÉ AUGUSTO LEMOS, entre outros, são exemplos disso. Ao contrário do badalado jornalismo político ou econômico, a cultura nesse País é vista de forma secundária; o rock ´n roll, salvo a ocorrência de grandes eventos, é quase eventual na grande mídia.
Por fim, gostaria de lembrar que noventa e oito por cento da colaboração do Whiplash é feita por gente séria e competente que, inclusive, já conseguiu espaço no mercado editorial. Se queremos ter nossa liberdade de expressão respeitada, doa a quem doer, tenhamos um pouco mais de respeito por aqueles que nos dão um voto de confiança como leitores.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O riff mais tocado na maior loja de guitarra do mundo: "Antes era Stairway to Heaven"
A melhor música do Alice in Chains, na opinião de Max Cavalera
Bon Jovi realiza primeiro show oficial da nova turnê após quatro anos
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
5 músicas de heavy metal que são maiores que as próprias bandas
5 músicas de heavy metal que até quem não gosta conhece
O grupo feminino que Roger Waters despreza por considerar o fundo do poço do gosto musical
Eddie Vedder toma banho de cerveja belga em eliminação americana da Copa
Vocalista do Queensryche diz que não aquece a voz antes de fazer shows
As 20 melhores músicas do metal moderno, segundo o WatchMojo
5 músicas de rock que tocaram tanto que o brasileiro não aguenta mais ouvir
U2 lança "Street Of Dreams" e inicia nova fase com primeiro álbum inédito em nove anos
5 coisas que todo tiozão do rock brasileiro já fez pelo menos uma vez na vida
O maior guitarrista de todos os tempos, segundo Tony Iommi; "meu ídolo"
Membros do Mastodon abrem os corações ao falar sobre perda de Brent Hinds
Jimmy Page relembra jam com Rolling Stones em 1974, e diz quem movia a banda
O curioso motivo que impedia a Ditadura de prender Rita Lee e os Mutantes
A percepção de Hansi Kürsch, do Blind Guardian, sobre impacto do Sepultura e Angra

As emoções que uma música desperta merecem mais atenção que qualquer crítico ou "influencer"
As bandas de heavy metal nem sempre farão a mesma coisa (e isso não é ruim)
Megadeth, Pepeu Gomes e a mania do internauta achar que sabe de tudo
O problema não é usar celular em shows, mas sim fiscalizar os outros
Lobão: a defesa do roqueiro solitário
Preconceito: dificuldades de ser roqueiro em cidade do interior



