RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Nickelback lança o novo single "Make Me Love You"

Para guitarrista, Twisted Sister merecia o Rock and Roll Hall of Fame

Asia lança "Arcadia", faixa de seu próximo disco de estúdio

Evanescence anuncia edição expandida do álbum "The Open Door"

As 5 melhores músicas que o Slayer lançou de 1990 em diante, segundo leitores da Revolver

A canção que fez os Rolling Stones perceberem que aquele cara era o guitarrista certo

Pye Dubois, letrista que colaborou com o Rush em "Tom Sawyer", morre aos 77 anos

Bruno Valverde, baterista do Angra, chama Ronaldo Fenômeno de "mestre absoluto"

Crypta disponibiliza novo single, "A Portrait of Decay"

A banda clássica que Pete Townshend descartou como uma "paródia do rock"

O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas

A música do The Animals que Eric Burdon mais se orgulha de ter escrito

Horror Expo 2026 confirma presença do percussionista Chris Fehn, o número #3 do Slipknot

A música dos Beatles que Dave Grohl considera mais pesada que Black Sabbath e Motörhead

O "acordo de cavalheiros" que selou a entrada de Vivian Campbell na banda de Dio


Foo Fighters

A atitude ousada da Legião Urbana ao peitar Globo e Faustão no meio de uma grande crise

Por
Postado em 27 de janeiro de 2023

No vídeo em que fala sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, gravado em janeiro de 1992 mas que só seria lançado anos depois, em outubro de 1999, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta como e quando surgiu a ideia, explicando que uma condição daquele momento foi extremamente importante para que a banda optasse por essa decisão.

Legião Urbana - Mais Novidades

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Acontece que, como explica Júlio, o álbum de 1991 da Legião, o "V", veio na esteira do mega sucesso de seu antecessor, "As Quatro Estações", em um período onde as coisas estavam muito complicadas para a banda, principalmente para Renato Russo, que nesta época havia descoberto que era soropositivo, havia sido deixado pelo seu namorado e tinha acabado de sair de um processo de tratamento de sua dependência química, além de atritos entre músicos de apoio da banda e até da própria situação do país na época, em meio a um plano econômico que confiscou a poupança dos brasileiros. Ou seja, havia uma grande crise acontecendo.

E no meio disto tudo, era preciso divulgar o "V". "Mas eles não queriam entrar na roda da mídia, que era participar do Faustão, ir nos programas de auditório, na Hebe Camargo, essas coisas. E a MTV tinha se instalado no Brasil", conta Júlio. Neste ponto já fica claro qual a solução que seria adotada para resolver o impasse, o que fica comprovado com uma declaração do livro do Dado Villa-Lobos, "Memórias de um Legionário": "Precisávamos divulgar o disco, o que, naquele momento, não se limitava mais a ter um single no rádio; era necessário fazer pelo menos um videoclipe para a MTV. Justamente naqueles dias, a emissora propôs que gravássemos um show acústico. Nós pensamos: 'Maravilha, nós fazemos um programa inteiro, aquilo vai ficar na grade deles e não precisaremos fazer os clipes, e muito menos ir ao Faustão e similares'".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

E em declaração para Chris Fuscaldo, publicada no livro "Discobiografia legionária", o diretor da MTV na época, Rogério Gallo, conta que a negociação não foi tão simples: "Eu queria muito fazer um clipe para incluir na nossa programação. Mas, como estava difícil negociar o projeto, no qual colocaríamos muita energia, surgiu a ideia de trazer a banda para o Acústico".

Até aquele momento o formato estava bem no começo, e o Acústico da Legião foi o terceiro a ser gravado, depois do Acústico com o Barão Vermelho. Mas o primeiro, com o Lobão, foi apenas um piloto que não chegou a ir ao ar. Júlio comenta: "De uma certa forma a Legião fez uma escolha ousada, porque eles substituíram Globo, Band, SBT pela MTV, que só pegava naquele momento para quem tinha (antena) parabólica. Mas, talvez, pelo monumental sucesso de 'As Quatro Estações', eles julgaram que podiam fazer isso".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - CLI
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Com certeza eles podiam, fizeram e funcionou: conforme relata o Wikipedia, o "Acústico MTV" da Legião Urbana, lançado em 1999, vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi premiado com disco de diamante. E o formato, que a Legião foi um dos pioneiros, também ajudou a impulsionar o mercado, conforme diz novamente a Wikipedia: "Inicialmente, o Acústico MTV nasceu como um programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge".

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - GOO
Anunciar no Whiplash.Net Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp

publicidadeGustavo Anunciação Lenza | Roberto Luis Pertsew | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Luis Alberto Braga Rodrigues | Reginaldo Manuel Soares de Faria | Paulo Eduardo Farias | Thomas Wisiak | Rogerio Antonio dos Anjos | Miguel Angelo Leal | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Bruce William

Quando Socram chegou no Whiplash.net era tudo mato, JPA lhe entregou uma foice e disse "go ahead!". Usou vários nomes, chegou a hora do "verdadeiro". Nunca teve pretensão de se dizer jornalista, no máximo historiador do rock, já que é formado na área. Continua apaixonado por uma Fuchsbau, que fica mais linda a cada dia que passa ♥. Na foto com a Melody, que já virou estrelinha...
Mais matérias de Bruce William.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 3 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS