A atitude ousada da Legião Urbana ao peitar Globo e Faustão no meio de uma grande crise
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2023
No vídeo em que fala sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, gravado em janeiro de 1992 mas que só seria lançado anos depois, em outubro de 1999, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta como e quando surgiu a ideia, explicando que uma condição daquele momento foi extremamente importante para que a banda optasse por essa decisão.
Legião Urbana - Mais Novidades
Acontece que, como explica Júlio, o álbum de 1991 da Legião, o "V", veio na esteira do mega sucesso de seu antecessor, "As Quatro Estações", em um período onde as coisas estavam muito complicadas para a banda, principalmente para Renato Russo, que nesta época havia descoberto que era soropositivo, havia sido deixado pelo seu namorado e tinha acabado de sair de um processo de tratamento de sua dependência química, além de atritos entre músicos de apoio da banda e até da própria situação do país na época, em meio a um plano econômico que confiscou a poupança dos brasileiros. Ou seja, havia uma grande crise acontecendo.
E no meio disto tudo, era preciso divulgar o "V". "Mas eles não queriam entrar na roda da mídia, que era participar do Faustão, ir nos programas de auditório, na Hebe Camargo, essas coisas. E a MTV tinha se instalado no Brasil", conta Júlio. Neste ponto já fica claro qual a solução que seria adotada para resolver o impasse, o que fica comprovado com uma declaração do livro do Dado Villa-Lobos, "Memórias de um Legionário": "Precisávamos divulgar o disco, o que, naquele momento, não se limitava mais a ter um single no rádio; era necessário fazer pelo menos um videoclipe para a MTV. Justamente naqueles dias, a emissora propôs que gravássemos um show acústico. Nós pensamos: 'Maravilha, nós fazemos um programa inteiro, aquilo vai ficar na grade deles e não precisaremos fazer os clipes, e muito menos ir ao Faustão e similares'".
E em declaração para Chris Fuscaldo, publicada no livro "Discobiografia legionária", o diretor da MTV na época, Rogério Gallo, conta que a negociação não foi tão simples: "Eu queria muito fazer um clipe para incluir na nossa programação. Mas, como estava difícil negociar o projeto, no qual colocaríamos muita energia, surgiu a ideia de trazer a banda para o Acústico".
Até aquele momento o formato estava bem no começo, e o Acústico da Legião foi o terceiro a ser gravado, depois do Acústico com o Barão Vermelho. Mas o primeiro, com o Lobão, foi apenas um piloto que não chegou a ir ao ar. Júlio comenta: "De uma certa forma a Legião fez uma escolha ousada, porque eles substituíram Globo, Band, SBT pela MTV, que só pegava naquele momento para quem tinha (antena) parabólica. Mas, talvez, pelo monumental sucesso de 'As Quatro Estações', eles julgaram que podiam fazer isso".
Com certeza eles podiam, fizeram e funcionou: conforme relata o Wikipedia, o "Acústico MTV" da Legião Urbana, lançado em 1999, vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi premiado com disco de diamante. E o formato, que a Legião foi um dos pioneiros, também ajudou a impulsionar o mercado, conforme diz novamente a Wikipedia: "Inicialmente, o Acústico MTV nasceu como um programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Disney lança coleção de vilões inspirada na estética do heavy metal; veja modelos
5 músicas que conseguem unir os tiozões do metal e a geração enzo
Os 10 melhores discos de heavy metal lançados em 2016, segundo a Louder
Os dois gênios da guitarra que, para Neil Young, ajudaram a matar o rock
Testament é anunciado para o Liberation Festival em São Paulo
O álbum clássico que complicou a vida de Axl Rose; "é realmente muito difícil cantar aquilo"
Vocalista de black metal enfrenta acusações que podem lhe render 12 anos de prisão
Os melhores riffs de guitarras de todos os tempos, segundo Zakk Wylde
A música do King Crimson inspirada pela separação dos Beatles
Cronos diz que não quer contato com Mantas e Abaddon, ex-membros do Venom
O clássico do AC/DC considerado por Angus Young "um rock perfeito para um guitarrista"
5 músicas de metal que são vergonha alheia, mas todo mundo ouve mesmo assim
Rush filmará shows em Toronto, Canadá, para futuro lançamento
Tamanho dos pés de Sebastian Bach vira assunto após vídeo publicado pelo cantor
O álbum do Pink Floyd que Richard Wright rejeitou e jogou nas costas de Roger Waters



Prime Rock Brasil 2026 reúne gerações do rock nacional em noite histórica no Mineirão
5 clássicos do rock nacional com letras muito mais pesadas do que parecem
5 músicas brasileiras que todo mundo canta errado
As 3 bandas dos anos 1980 de que Paulo Ricardo mais é amigo, segundo o próprio
O que mapa astral de Renato Russo revela sobre a Legião Urbana, segundo astróloga
4 clássicos do rock nacional em que a melhor parte não é o refrão
O hit com introdução mais longa da história da Legião Urbana: "Considerado chato"
A banda de rock dos anos 1980 que lembra a cultura do samba, segundo Dudu Nobre
A explicação de Herbert Vianna para fato de Legião ser mais tocado que Paralamas no Brasil
A música da Legião Urbana que Renato Russo escreveu inspirado em Cazuza


