A atitude ousada da Legião Urbana ao peitar Globo e Faustão no meio de uma grande crise
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2023
No vídeo em que fala sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, gravado em janeiro de 1992 mas que só seria lançado anos depois, em outubro de 1999, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta como e quando surgiu a ideia, explicando que uma condição daquele momento foi extremamente importante para que a banda optasse por essa decisão.
Legião Urbana - Mais Novidades
Acontece que, como explica Júlio, o álbum de 1991 da Legião, o "V", veio na esteira do mega sucesso de seu antecessor, "As Quatro Estações", em um período onde as coisas estavam muito complicadas para a banda, principalmente para Renato Russo, que nesta época havia descoberto que era soropositivo, havia sido deixado pelo seu namorado e tinha acabado de sair de um processo de tratamento de sua dependência química, além de atritos entre músicos de apoio da banda e até da própria situação do país na época, em meio a um plano econômico que confiscou a poupança dos brasileiros. Ou seja, havia uma grande crise acontecendo.
E no meio disto tudo, era preciso divulgar o "V". "Mas eles não queriam entrar na roda da mídia, que era participar do Faustão, ir nos programas de auditório, na Hebe Camargo, essas coisas. E a MTV tinha se instalado no Brasil", conta Júlio. Neste ponto já fica claro qual a solução que seria adotada para resolver o impasse, o que fica comprovado com uma declaração do livro do Dado Villa-Lobos, "Memórias de um Legionário": "Precisávamos divulgar o disco, o que, naquele momento, não se limitava mais a ter um single no rádio; era necessário fazer pelo menos um videoclipe para a MTV. Justamente naqueles dias, a emissora propôs que gravássemos um show acústico. Nós pensamos: 'Maravilha, nós fazemos um programa inteiro, aquilo vai ficar na grade deles e não precisaremos fazer os clipes, e muito menos ir ao Faustão e similares'".
E em declaração para Chris Fuscaldo, publicada no livro "Discobiografia legionária", o diretor da MTV na época, Rogério Gallo, conta que a negociação não foi tão simples: "Eu queria muito fazer um clipe para incluir na nossa programação. Mas, como estava difícil negociar o projeto, no qual colocaríamos muita energia, surgiu a ideia de trazer a banda para o Acústico".
Até aquele momento o formato estava bem no começo, e o Acústico da Legião foi o terceiro a ser gravado, depois do Acústico com o Barão Vermelho. Mas o primeiro, com o Lobão, foi apenas um piloto que não chegou a ir ao ar. Júlio comenta: "De uma certa forma a Legião fez uma escolha ousada, porque eles substituíram Globo, Band, SBT pela MTV, que só pegava naquele momento para quem tinha (antena) parabólica. Mas, talvez, pelo monumental sucesso de 'As Quatro Estações', eles julgaram que podiam fazer isso".
Com certeza eles podiam, fizeram e funcionou: conforme relata o Wikipedia, o "Acústico MTV" da Legião Urbana, lançado em 1999, vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi premiado com disco de diamante. E o formato, que a Legião foi um dos pioneiros, também ajudou a impulsionar o mercado, conforme diz novamente a Wikipedia: "Inicialmente, o Acústico MTV nasceu como um programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O clássico do rock que mostra por que é importante ler a letra de uma música
A sincera opinião de Pitty sobre Guns N' Roses, System of a Down e Evanescence
O guitarrista favorito de todos os tempos de James Hetfield do Metallica
Os 5 álbuns de rock que todo mundo deve ouvir pelo menos uma vez, segundo Lobão
A melhor música de heavy metal de cada ano da década de 1980, segundo a Loudwire
O disco de thrash metal gravado por banda brasileira que mexeu com a cabeça de Regis Tadeu
"Até quando esse cara vai aguentar?" O veterano que até hoje impressiona James Hetfield
O ícone do heavy metal que foi traficante e andava armado no início da carreira
Para Geezer Butler, "13" não foi um álbum genuíno do Black Sabbath
A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Joe Perry do Aerosmith
"Aprendam uma profissão, porque é difícil ganhar a vida", diz Gary Holt
Quando Janis Joplin resolveu se vingar dos Rolling Stones por causa da "invasão britânica"
A música dos Stones que Mick tinha dificuldade de cantar: "eu não acertava muito bem as notas"
Rob Halford, o Metal God, celebra 40 anos de sobriedade
A banda de rock dos anos 1990 que acabou e não deveria voltar nunca, segundo Regis Tadeu

A "canção romântica" dos Titãs que era a preferida de Renato Russo
As 5 melhores bandas de rock de Brasília de todos os tempos, segundo Sérgio Martins
O hit da Legião Urbana em que Renato Russo usa a Bíblia para falar de relação gay
6 artistas que regravaram músicas que escreveram, mas originalmente foram registradas por outros
Rogério Flausino conta como a morte de Renato Russo afetou a carreira do Jota Quest


