A atitude ousada da Legião Urbana ao peitar Globo e Faustão no meio de uma grande crise
Por Bruce William
Postado em 27 de janeiro de 2023
No vídeo em que fala sobre os bastidores do "Acústico MTV" da Legião Urbana, gravado em janeiro de 1992 mas que só seria lançado anos depois, em outubro de 1999, o jornalista e historiador do rock nacional Júlio Ettore conta como e quando surgiu a ideia, explicando que uma condição daquele momento foi extremamente importante para que a banda optasse por essa decisão.
Legião Urbana - Mais Novidades
Acontece que, como explica Júlio, o álbum de 1991 da Legião, o "V", veio na esteira do mega sucesso de seu antecessor, "As Quatro Estações", em um período onde as coisas estavam muito complicadas para a banda, principalmente para Renato Russo, que nesta época havia descoberto que era soropositivo, havia sido deixado pelo seu namorado e tinha acabado de sair de um processo de tratamento de sua dependência química, além de atritos entre músicos de apoio da banda e até da própria situação do país na época, em meio a um plano econômico que confiscou a poupança dos brasileiros. Ou seja, havia uma grande crise acontecendo.
E no meio disto tudo, era preciso divulgar o "V". "Mas eles não queriam entrar na roda da mídia, que era participar do Faustão, ir nos programas de auditório, na Hebe Camargo, essas coisas. E a MTV tinha se instalado no Brasil", conta Júlio. Neste ponto já fica claro qual a solução que seria adotada para resolver o impasse, o que fica comprovado com uma declaração do livro do Dado Villa-Lobos, "Memórias de um Legionário": "Precisávamos divulgar o disco, o que, naquele momento, não se limitava mais a ter um single no rádio; era necessário fazer pelo menos um videoclipe para a MTV. Justamente naqueles dias, a emissora propôs que gravássemos um show acústico. Nós pensamos: 'Maravilha, nós fazemos um programa inteiro, aquilo vai ficar na grade deles e não precisaremos fazer os clipes, e muito menos ir ao Faustão e similares'".
E em declaração para Chris Fuscaldo, publicada no livro "Discobiografia legionária", o diretor da MTV na época, Rogério Gallo, conta que a negociação não foi tão simples: "Eu queria muito fazer um clipe para incluir na nossa programação. Mas, como estava difícil negociar o projeto, no qual colocaríamos muita energia, surgiu a ideia de trazer a banda para o Acústico".
Até aquele momento o formato estava bem no começo, e o Acústico da Legião foi o terceiro a ser gravado, depois do Acústico com o Barão Vermelho. Mas o primeiro, com o Lobão, foi apenas um piloto que não chegou a ir ao ar. Júlio comenta: "De uma certa forma a Legião fez uma escolha ousada, porque eles substituíram Globo, Band, SBT pela MTV, que só pegava naquele momento para quem tinha (antena) parabólica. Mas, talvez, pelo monumental sucesso de 'As Quatro Estações', eles julgaram que podiam fazer isso".
Com certeza eles podiam, fizeram e funcionou: conforme relata o Wikipedia, o "Acústico MTV" da Legião Urbana, lançado em 1999, vendeu mais de 2 milhões de cópias e foi premiado com disco de diamante. E o formato, que a Legião foi um dos pioneiros, também ajudou a impulsionar o mercado, conforme diz novamente a Wikipedia: "Inicialmente, o Acústico MTV nasceu como um programa de televisão e, na sequência, virou um selo musical. Para a indústria fonográfica brasileira, a série levou o mercado musical ao seu auge".

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O lendário álbum dos anos 1970 que envelheceu mal, segundo Regis Tadeu
Bruce Dickinson sobe ao palco com o Smith/Kotzen em Londres
A maior canção de amor já escrita em todos os tempos, segundo Noel Gallagher
As 11 melhores bandas de metalcore progressivo de todos os tempos, segundo a Loudwire
A música mais ouvida de cada álbum do Megadeth no Spotify
Max Cavalera celebra 30 anos de "Roots" com dedicatória especial a Gloria Cavalera
Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
Nenhuma música ruim em toda vida? O elogio que Bob Dylan não costuma fazer por aí
As melhores músicas de todos os tempos, segundo Dave Gahan do Depeche Mode
Slash aponta as músicas que fizeram o Guns N' Roses "rachar" em sua fase áurea
Por que a voz de Bruce Dickinson irrita o jornalista Sérgio Martins, segundo ele mesmo
Tygers of Pan Tang anuncia show extra para São Paulo
10 clássicos do rock que soam ótimos, até você prestar atenção na letra
Churrasco do Angra reúne Edu Falaschi, Rafael Bittencourt, Kiko Loureiro, Fabio Lione e mais
O grande erro que Roadie Crew e Rock Brigade cometeram, segundo Regis Tadeu



Cantora lírica inglesa faz análise profunda de Renato Russo cantando "Tempo Perdido"
Por que Sylvinho Blau Blau demorou a curtir Legião Urbana, segundo o próprio
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
O clássico da Legião Urbana usado como argumento para não cortarem "Infinita Highway"


