RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

Thornhill vence o prêmio de Melhor Álbum de Hard Rock/Heavy Metal no ARIA Awards 2025

5 melhores momentos prog de bandas do hard rock oitentista, segundo o Loudwire

O cara que canta muito, mas Malcolm Young disse que jamais poderia entrar no AC/DC

Músico toca clássico do Guns N' Roses para leões em zoológico e gera reação inesperada

"Rebirth", o maior sucesso da carreira do Angra, que será homenageado em show de reunião

Mark Kendall, guitarrista do Great White, diagnosticado com câncer renal em estágio 4

Yungblud cancela turnê de 2025 por motivos de saúde

A razão pela qual o Sabaton evita abordar conflitos modernos em suas letras

O baterista que fez Lars Ulrich pensar em largar as baquetas

Steve Harris não tinha certeza de que deveria aceitar volta de Bruce Dickinson ao Iron Maiden

AC/DC causou "terremoto" em seu primeiro show em 10 anos na Austrália

O dia que Elton John desencorajou Rod Stewart para depois aceitar o mesmo convite

John Lennon salvou "a melhor frase" de "Hey Jude" da lixeira, diz Paul McCartney

Vocal do Paradise Lost mandava bem nas manobras radicais - mas quase se arrebentou

A banda que ajudou a inventar o punk mesmo longe de Londres e Nova York


Fora da Lei: por que dizer não à pirataria no Metal?

Por
Postado em 09 de setembro de 2010

Bem, estamos em plena era do MP3 e das músicas compartilhadas pela Internet, o que ajuda muito as bandas de Metal a se divulgar amplamente, mas infelizmente, baixar músicas de bandas é um processo que acaba também sendo uma forma de matar o gênero...

Por que?

Ora, se o Brasil tivesse uma economia digna, o que apesar dos clamores do Planalto Central, não tem, talvez eu nem escrevesse estas linhas.

Bandas de Metal, tanto lá fora quanto aqui, recebem um percentual muito pequeno das gravadoras por venda de CD, talvez excetuando-se pelas gigantes do gênero; os pequenos selos, em geral, entregam às bandas algumas cópias do CD gravado para que ela mesma venda e possa ter um retorno financeiro que as ajude a sair, no mínimo, no zero a zero, ou seja, a banda se sustenta, mas sem render um centavo aos músicos. Estou falando em ensaios em estúdios, manutenção de instrumentos (cordas de baixo, de guitarra, peles de bateria, pratos, consertos dos instrumentos, entre outras coisas), deslocamento aos locais de shows, e mesmo design de home pages e myspace, o que nem todos sabem fazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

E quem faz isso tudo, faz por amor ao Metal?

Não, custa grana, e são processos caros!

Mais uma vez, evocando que a economia nacional é um lixo, o fã baixa o CD pela net, e depois, não quer mais comprar o oficial. Ele pensa estar ajudando a banda, mas na realidade, está lesando a banda e a cena nacional de Metal como um todo. E por conta disso, várias bandas deixam de gravar CD.

Quando conversei com um ícone da cena extrema nacional, que já excursionou na Europa e perguntei porque a banda estava sem lançar nada a muito tempo, a resposta foi assustadora:
"A mentalidade das gravadoras hoje em dia é que as bandas paguem para gravar."

Assustados?

Esta é a realidade que está por trás disso: As gravadoras independentes querem ter o mínimo de prejuízos possíveis, o que não é injusto, e a banda arcar com a gravação é uma forma de minimizá-los, já que os selos podem ter problemas com vendagens baixas. Ou seja, a cada CD que você baixa, sem querer pagar pelo oficial depois, está lesando uma banda nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Se me perguntam porque as bandas no exterior conseguem ir bem, mesmo com o MP3 sendo trocado em demasia, a resposta é bem simples: a economia estável e forte dos países de primeiro mundo permite que as bandas recebam cachê, auxílio de transporte, refeição e estadia. As três últimas são as famosas exigências obrigatórias que se tem que arcar para tê-las em eventos. E nem toquei na parte das exigências de equipamentos.

Ou seja: O que não ganham em vendas de CD, tiram nos cachês de shows, o que por aqui é bem raro quando tratamos de bandas brasileiras. Há exceções, mas são bem poucas.

Além do mais, CDs de bandas, compradas com elas, sempre são baratos, entre 10 a 15 Reais, o que não é pesado para ninguém. Se você, caro banger, comprar um CD nacional, irá auxiliá-las a continuar e as lojas especializadas a manterem as portas abertas; se for à shows nacionais, estará incentivando para que outros ocorram, com produções cada vez melhores; se comprar camisetas, bottons e outros itens das bandas, estará dando um auxílio às bandas, e ao mesmo tempo, incentivando-as a continuar. E mesmo as que disponibilizam seu material na net para divulgação, esperam que os fãs comprem o oficial. Pergunte a algum amigo de banda e veja se não estou dizendo a verdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

É bonito se falar em ‘amor ao Metal’, mas tão belo quanto é dar à cena condições dignas de continuar existindo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".
Mais matérias de Marcos Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS