RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A analogia com Iron Maiden explica decisão do Avantasia, segundo Tobias Sammet

O guitarrista de jazz que largou John Lennon no estúdio; "Poderia ter sido muito legal"

As 5 melhores músicas de Peter Townshend de todos os tempos, segundo o próprio

O guitarrista a quem Elvis Presley pediu aula de guitarra: "Ele ficava vendo minhas mãos"

"Confere com o tamanho da etiqueta?"; Mark Zuckerberg teria sondado camiseta do Blink-182

Panelinha, tretas e intimidação: Matt Heafy relembra o início da carreira do Trivium

Reino Unido quer proibir revenda de ingressos com lucro em nova lei contra cambistas

O instrumento original que Paul McCartney assumiria nos Beatles, segundo o próprio

O curioso melhor show do Rock in Rio de 1985, segundo Andreas Kisser

Gene Simmons se arrepende de não ter sido mais rigoroso com Ace Frehley e Peter Criss

A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)

Dee Snider explica o que o fez mudar de ideia e reunir o Twisted Sister

Charlie Sheen relembra encontro com Ozzy Osbourne em clínica de recuperação

Mike Portnoy conta como está sendo tocar músicas que o Dream Theater gravou com Mike Mangini

Próximo EP do Sepultura tem balada escrita em parceria com dois músicos dos Titãs


Fora da Lei: por que dizer não à pirataria no Metal?

Por
Postado em 09 de setembro de 2010

Bem, estamos em plena era do MP3 e das músicas compartilhadas pela Internet, o que ajuda muito as bandas de Metal a se divulgar amplamente, mas infelizmente, baixar músicas de bandas é um processo que acaba também sendo uma forma de matar o gênero...

Por que?

Ora, se o Brasil tivesse uma economia digna, o que apesar dos clamores do Planalto Central, não tem, talvez eu nem escrevesse estas linhas.

Bandas de Metal, tanto lá fora quanto aqui, recebem um percentual muito pequeno das gravadoras por venda de CD, talvez excetuando-se pelas gigantes do gênero; os pequenos selos, em geral, entregam às bandas algumas cópias do CD gravado para que ela mesma venda e possa ter um retorno financeiro que as ajude a sair, no mínimo, no zero a zero, ou seja, a banda se sustenta, mas sem render um centavo aos músicos. Estou falando em ensaios em estúdios, manutenção de instrumentos (cordas de baixo, de guitarra, peles de bateria, pratos, consertos dos instrumentos, entre outras coisas), deslocamento aos locais de shows, e mesmo design de home pages e myspace, o que nem todos sabem fazer.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

E quem faz isso tudo, faz por amor ao Metal?

Não, custa grana, e são processos caros!

Mais uma vez, evocando que a economia nacional é um lixo, o fã baixa o CD pela net, e depois, não quer mais comprar o oficial. Ele pensa estar ajudando a banda, mas na realidade, está lesando a banda e a cena nacional de Metal como um todo. E por conta disso, várias bandas deixam de gravar CD.

Quando conversei com um ícone da cena extrema nacional, que já excursionou na Europa e perguntei porque a banda estava sem lançar nada a muito tempo, a resposta foi assustadora:
"A mentalidade das gravadoras hoje em dia é que as bandas paguem para gravar."

Assustados?

Esta é a realidade que está por trás disso: As gravadoras independentes querem ter o mínimo de prejuízos possíveis, o que não é injusto, e a banda arcar com a gravação é uma forma de minimizá-los, já que os selos podem ter problemas com vendagens baixas. Ou seja, a cada CD que você baixa, sem querer pagar pelo oficial depois, está lesando uma banda nacional.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Se me perguntam porque as bandas no exterior conseguem ir bem, mesmo com o MP3 sendo trocado em demasia, a resposta é bem simples: a economia estável e forte dos países de primeiro mundo permite que as bandas recebam cachê, auxílio de transporte, refeição e estadia. As três últimas são as famosas exigências obrigatórias que se tem que arcar para tê-las em eventos. E nem toquei na parte das exigências de equipamentos.

Ou seja: O que não ganham em vendas de CD, tiram nos cachês de shows, o que por aqui é bem raro quando tratamos de bandas brasileiras. Há exceções, mas são bem poucas.

Além do mais, CDs de bandas, compradas com elas, sempre são baratos, entre 10 a 15 Reais, o que não é pesado para ninguém. Se você, caro banger, comprar um CD nacional, irá auxiliá-las a continuar e as lojas especializadas a manterem as portas abertas; se for à shows nacionais, estará incentivando para que outros ocorram, com produções cada vez melhores; se comprar camisetas, bottons e outros itens das bandas, estará dando um auxílio às bandas, e ao mesmo tempo, incentivando-as a continuar. E mesmo as que disponibilizam seu material na net para divulgação, esperam que os fãs comprem o oficial. Pergunte a algum amigo de banda e veja se não estou dizendo a verdade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

É bonito se falar em ‘amor ao Metal’, mas tão belo quanto é dar à cena condições dignas de continuar existindo.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Stamp


publicidadeLuis Alberto Braga Rodrigues | Rogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Marcos Garcia

Marcos Garcia é Mestrando em Geofísica na área de Clima Espacial, Bacharel e Licenciado em Física, professor, escritor e apreciador de todas as subdivisões de Metal, tendo sempre carinho pelas bandas mais jovens e desconhecidas do público, e acredita no Underground como forma de cultura e educação alternativas. Ainda possui seu próprio blog, o Metal Samsara, e encara a vida pela máxima de Buda "esqueça o passado, não pense no futuro, concentre-se apenas no presente".
Mais matérias de Marcos Garcia.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS