RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

A opinião de Tarja Turunen sobre Anette Olzon voltar a fazer shows cantando Nightwish

Iggor Cavalera revela o baterista que o inspirou a misturar bateria de metal com percussão

O solo de guitarra do Led que Jimmy Page patinou pra conseguir fazer

O disco que David Gilmour diz que todo guitarrista precisa conhecer

Como festival Ozzfest ajudou a inserir o Lacuna Coil no mapa do metal

David Coverdale diz que algumas temáticas do Dio não combinavam com ele: "Não curtia"

O momento em que o Megadeth começou a desmoronar, segundo David Ellefson

Tracii Guns considera James Hetfield "o homem mais corajoso do rock"

Mike Portnoy relembra como era sua amizade com seu ídolo Neil Peart - o baterista do Rush

A respeitada banda de rock que Roger Waters sequer reconheceria se ouvisse no rádio

Matt Heafy afirma que tanto Trivium quanto Bullet for My Valentine tocarão na América Latina

Foo Fighters anuncia volta aos palcos em show ligado à Fórmula 1

O solo do Queen que Brian May achava complicado demais pra tocar ao vivo

Quando Paul Stanley perdeu para Gene Simmons e teve que aceitar: "foi melhor assim"

Pink Floyd volta ao topo da parada britânica com registro histórico


Manunkind
Stamp

Mau gosto não se discute, se expurga com educação

Por Roger Lopes
Fonte: Pessimismo em Gotas
Postado em 27 de março de 2010

Cidadania e música. O que uma coisa tem a ver com a outra? É fato que a distinção cultural de um povo está intrinsecamente relacionada aos seus valores artísticos. Entretanto, dispensemos os conceitos filosóficos, pois a proposta da questão não é a de elaborar um enfadonho tratado sociológico sobre o assunto. Ao contrário, visa entender o comportamento demente abusivo de alguns idiotas que se inserem atualmente na sociedade.

Dentre as coisas mais irritantes concebidas no mundo, poucas sobrepujam os jargões. Aquelas frasezinhas feitas, disfarçadas de profunda sabedoria, dogmas incontestáveis funcionando como "música para os ouvidos", mas que na verdade esconde em seu âmago a notável incapacidade do interlocutor de analisar criticamente qualquer coisa que seja. Encabeça o topo da lista a famosa "Gosto não se discute" e suas variações menos elegantes do tipo "Gosto é igual a c..., cada um tem o seu". Dessa forma, nada se discute e tudo permanece na mais plena mediocridade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

Fica-se, no entanto, a impressão de que apenas o mau gosto não é passível de discussão, pois quem se baseia em modelos artísticos elevados busca sempre trocar conhecimentos por meio de debates. Todavia, o que força esse assunto à baila é a convicção de que os princípios básicos de convívio social e cidadania dependem diretamente do gosto particular das pessoas.

Falemos especificamente da música, apesar da tese servir também para outras vertentes. É suficientemente ruim viver sob uma ditadura midiática que empurra goela adentro tudo quanto é lixo pseudo-artístico, fabricado por uma nefasta indústria do entretenimento, cujos artifícios para justificar a porcaria jogada ao público são os mais sórdidos possíveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Não bastasse a ausência de opção nos ditos veículos "democráticos" de radiodifusão, temos ainda que lidar com os modismos tecnológicos e o absoluto desrespeito dos cidadãos com estomago para digerir a gororoba fonográfica cada vez mais apelativa. Não se encontra mecanismo na Terra para fugir dessa praga infecta que inferniza os quatro cantos e tímpanos do país.

Aonde quer que se vá sempre aparece algum anormal com distúrbio auditivo, portando um crime ecológico sobre rodas, equipadão com caixas acústicas de fazer inveja à Orquestra Sinfônica de Berlim, a fim de ostentar um inacreditável repertório de tortura sonora, o qual insiste chamar de música, contrariando todas as definições para essa palavra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

Tal público, irremediavelmente desprovido de bom senso, crê cegamente realizar favor divino ao compartilhar a predileção pela miserabilidade artística a ele imposta, elevando em insuportáveis decibéis toda a vulgaridade de "funks" carioca (nunca a excelente black music dos anos 70), melacuecas pagodísticos intragáveis (não o samba de raiz e o partido alto de outrora), a cornomania sertanoja (nada a ver com o regional caipira), os forrós "universitários" (tentativa malfadada de sofisticar o baião) e as apelações bundísticas dos axés e rebolations da vida.

Permita abrir parêntese para advogar que cidadãos de gosto refinado e erudito, como os apreciadores de ópera, música clássica, jazz, blues, soul, MPB e rock (tradicionalmente estereotipado como um som para se ouvir em volume alto), entre outros, independentemente de classe social, pois pobreza de espírito não está relacionada a poder aquisitivo, dificilmente expõem suas preferências em ambientes não propícios, reservando-se a degustar suas paixões de forma individual, evitando o incomodo coletivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

Infelizmente, os que possuem essa consciência ficam reféns da cretinice bovina dos eternos seguidores de modinhas imbecilizantes com a última apologia ao crime e à putaria desenfreada, disparadas pelo estridente MP3 do celular made in China, ignorando automaticamente qualquer aviso de "PROIBIDO APARELHO SONORO" e coisa que o valha, sempre amparados pela égide do sofisma "gosto não se discute".

É verdade, mau gosto não se discute, se expurga com educação e respeito, mas ainda estamos alguns acordes de poder apreciar esse tipo de partitura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 5
Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps


Manifesto 2025


publicidadeMarcelo Matos Medeiros | Glasir Machado Lima Neto | Felipe Pablo Lescura | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Sobre Roger Lopes

O nascimento ilustrou literalmente a expressão 'foi um parto'. A pouca intimidade do menino com os padrões de beleza vigentes não apenas naquela época, mas em toda a história da humanidade, fez com que o pai, um lorde de notória reputação, segurasse o o jato rompante que forçava caminho a fim de devolver o auspicioso jantar ainda não digerido. Apesar da indescritível feiúra que acometia a criatura, esta denotava um ar aristocrático e de empáfia jamais visto no meio civilizado, insurgindo na tradicional família uma dúvida atroz: Jogamos essa coisa na privada e damos descarga ou vendemos para um circo? Nem um nem outro. Graças a um inexplicável apelo fraternal a coisa cresceu, estudou Jornalismo, formou uma banda de rock com fins lucrativos que até hoje não ganhou um único centavo e graças aos deuses não se multiplicou. Eventualmente escreve resenhas nerds relacionadas ao mundo do entretenimento e das artes.
Mais matérias de Roger Lopes.

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS