O lendário guitarrista que Jeff Beck considerava "estagnado" por sua banda
Por André Garcia
Postado em 03 de março de 2024
Misturando o peso do hard rock com a adrenalina do punk, a partir da segunda metade dos anos 70 o Van Halen estabeleceu uma nova forma de tocar rock. O que se deu em muito a seu principal membro — o genial guitarrista Eddie Van Halen, que combinou técnicas até então pouco difundidas em algo novo que se tornou sua assinatura pessoal.
Não seria exagero comparar o impacto da influência de Eddie sobre a guitarra ao provocado por Jimi Hendrix nos anos 60. Ambos mudaram a forma de se tornar o instrumento e seguem influenciando novos músicos dos mais diversos gêneros musicais com o passar das décadas. Jeff Beck, que era seu fã, conforme publicado pelo Van Halen Desk News não gostava de uma coisa nele: o fato de que ficou "estagnado" no estilo musical da banda.
"Caras como o Van Halen são ótimos", disse Beck à Guitar World em 1985, "mas parecem estagnados àquele tipo de coisa. Ainda assim, ele tem uma técnica incrível, você tem que tirar o chapéu para ele pela velocidade e o elemento frenético. Eu bem que poderia muito bem aprender alguns dos truques dele."
Há os que discutem o mérito recebido por Eddie Van Halen sobre técnicas como o tapping (imortalizado na faixa instrumental "Eruption"). Em entrevista à revista Guitar, Jeff declarou considerar os méritos justos:
"O pessoal aponta Van Halen como o inovador e aquele que gravou o tapping, marteladas e uivos harmônicos antes de todo mundo. Isso está certo. É algo pelo qual ele deve receber crédito."
No livro Van Halen: A Visual History, de Neil Zlozower Jeff Beck tornou a elogiar Eddie e dizer que gostaria de vê-lo tocar outros tipos de música.
"Ele trouxe o tapping para a vanguarda e ainda acho que foi um dos músicos que tiveram mais bom gosto para fazer isso. Não foi culpa dele o fato de tanta gente ruim ter tentado imitá-lo. Na verdade, vi Eddie tocar blues. Na verdade, vi Eddie tocar blues uma vez e foi muito bonito. Seria ótimo ouvi-lo tocar mais nesse estilo."
O Van Halen mudou seu estilo musical em meados dos anos 80, com o vocalista David Lee Roth dando lugar a Sammy Hagar. Com o novo vocalista, a banda se tornou mais madura e melódica, com a guitarra em certos momentos chegando a ficar em segundo plano, dando lugar aos teclados.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps