RIAA tenta acordos antes de acionar internautas
Fonte: UOL Música
Postado em 18 de outubro de 2003
Por Andy Sullivan
WASHINGTON (Reuters) - A indústria fonográfica decidiu tentar fechar acordos com suspeitos de troca ilegal de música pela Web antes de levar seus casos à Justiça.
A Associação da Indústria Fonográfica da América (Riaa), que vem travando uma campanha judicial contra internautas que usam programas para troca gratuita de arquivos, afirmou ter contatado cerca de 204 suspeitos esta semana com propostas de acordo.
A associação setorial vem processando centenas de pessoas suspeitas de trocarem arquivos musicais ilegalmente, desde setembro, em um esforço para desencorajar a pirataria.
Entre os acusados há uma menina de 12 anos e um vovô de 71, o que levou alguns advogados e defensores dos direitos do consumidor a acusarem a Riaa de exagerar no combate à pirataria.
A Riaa anunciou que de agora em diante enviará primeiro cartas de advertência aos suspeitos, oferecendo um acordo negociado para evitar um processo. Os que não responderem serão processados após 10 dias.
"Diante de alguns comentários que ouvimos, decidimos fazer um esforço adicional e oferecer aos praticantes de trocas ilegítimas de arquivos musicais mais uma chance de resolver a pendência sem necessidade de ação judicial", disse Cary Sherman, presidente da Riaa, em comunicado.
Um funcionário da entidade informou que os processos vêm sendo negociados caso a caso, mas que os advogados "levarão em consideração" a cooperação de um suspeito após o recebimento da carta.
A associação setorial já fechou acordo com 64 pessoas envolvidas em trocas de arquivos até agora. As leis de direitos autorais estipulam indenização de até 150 mil dólares por música, mas a maior parte dos acordos até agora tem valor abaixo dos cinco mil dólares.
Gigi Sohn, uma especialista em direitos autorais que apóia os esforços do setor para reprimir a troca de arquivos, disse que a Riaa deveria ter enviado cartas de advertência para os suspeitos mais cedo, dando-lhes mais tempo para responder.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda punk que Bono considera a melhor de todos os tempos
Faith No More retornará aos palcos após hiato que durou uma década
A crítica da Classic Rock/Metal Hammer ao show do Guns N' Roses no Download 2026
Manowar tocará "Kings of Metal" e "Fighting the World" na íntegra em shows de 2027
Kiss anuncia todas as atrações do segundo Kiss Kruise Landlocked in Vegas
O significado irônico de "Somos tão jovens", verso que encerra "Tempo Perdido"
Zakk Wylde sobre Ozzy: o segredo era "álcool e muitas drogas"
A música do Queen que Freddie Mercury considerava melhor que "Bohemian Rhapsody"
Pepper Keenan relembra Lemmy oferecendo armas após o furacão Katrina
Mark Wahlberg nem sabia que metal existia, revela Zakk Wylde
As 25 melhores bandas de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Amy Lee justifica turnê do Evanescence só com vozes femininas
O maior riff de guitarra de todos os tempos, segundo Tony Iommi do Black Sabbath
As 11 melhores bandas de rock progressivo dos EUA, segundo a Loudwire
Mike Mangini fala sobre primeiro show como baterista do Godsmack
8 bandas de metal que são gigantes na Europa e pequenas nos EUA
O baterista com melhor som de bumbo da história, segundo o lendário Phil Collins
O improvável disco de black metal que Edu Falaschi sempre achou sensacional


Instagram: as fotos mais legais do perfil de James Hetfield
Por que Renato Russo desistiu de tratar AIDS: "Foi por paixão; mexe com outras pessoas"
Ratos de Porão: O elogio de João Gordo aos garotos do Restart
Scorpions: As 20 melhores canções com temática romântica
Quem é a verdadeira Sopa onde pousou a Mosca da canção de Raul Seixas
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado



