RIAA tenta acordos antes de acionar internautas
Fonte: UOL Música
Postado em 18 de outubro de 2003
Por Andy Sullivan
WASHINGTON (Reuters) - A indústria fonográfica decidiu tentar fechar acordos com suspeitos de troca ilegal de música pela Web antes de levar seus casos à Justiça.
A Associação da Indústria Fonográfica da América (Riaa), que vem travando uma campanha judicial contra internautas que usam programas para troca gratuita de arquivos, afirmou ter contatado cerca de 204 suspeitos esta semana com propostas de acordo.
A associação setorial vem processando centenas de pessoas suspeitas de trocarem arquivos musicais ilegalmente, desde setembro, em um esforço para desencorajar a pirataria.
Entre os acusados há uma menina de 12 anos e um vovô de 71, o que levou alguns advogados e defensores dos direitos do consumidor a acusarem a Riaa de exagerar no combate à pirataria.
A Riaa anunciou que de agora em diante enviará primeiro cartas de advertência aos suspeitos, oferecendo um acordo negociado para evitar um processo. Os que não responderem serão processados após 10 dias.
"Diante de alguns comentários que ouvimos, decidimos fazer um esforço adicional e oferecer aos praticantes de trocas ilegítimas de arquivos musicais mais uma chance de resolver a pendência sem necessidade de ação judicial", disse Cary Sherman, presidente da Riaa, em comunicado.
Um funcionário da entidade informou que os processos vêm sendo negociados caso a caso, mas que os advogados "levarão em consideração" a cooperação de um suspeito após o recebimento da carta.
A associação setorial já fechou acordo com 64 pessoas envolvidas em trocas de arquivos até agora. As leis de direitos autorais estipulam indenização de até 150 mil dólares por música, mas a maior parte dos acordos até agora tem valor abaixo dos cinco mil dólares.
Gigi Sohn, uma especialista em direitos autorais que apóia os esforços do setor para reprimir a troca de arquivos, disse que a Riaa deveria ter enviado cartas de advertência para os suspeitos mais cedo, dando-lhes mais tempo para responder.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



U2 anuncia álbum "Carnaval de Luz" e divulga o single "Silencio"
O baterista que conseguiu a façanha de ser tratado como deus por John Bonham e Neil Peart
Assista ao trailer oficial de "Ozzy & Black Sabbath: Back to the Beginning"
"Faltou o Agostinho Carrara!" - Fãs reagem à nova foto do Sepultura
Ex-baterista do Black Sabbath considera Tony Iommi um dos músicos mais fáceis de lidar
Steve Harris nunca cogitou encerrar o Iron Maiden
O cantor promessa do rock que Digão do Raimundos achou chato após três músicas
Família de Andre Matos pede que fãs não façam conteúdos de IA com sua imagem
A estrela de Hollywood que ajudou a transformar uma canção em clássico do Guns N' Roses
O grave erro que o Oasis comete no palco, de acordo com Mick Jagger; "Isso não se faz"
Qual banda do Big Four do thrash metal possui a discografia de estúdio mais extensa?
O músico que Jack Black sempre quis ser e pelo qual era "obcecado"
Motörhead anuncia edição remixada do álbum "Orgasmatron"
Doom Metal: os dez trabalhos essenciais do estilo
A música favorita de todos os tempos de Brian Johnson, vocalista do AC/DC
O dia que Lobão precisou defender Maitê Proença das investidas amorosas de Prince

Guns N' Roses e o código na capa de "The Spaghetti Incident"
Dinheiro não é tudo mas ajuda: 5 Rock Stars que nasceram ricos
Nightwish: Tarja Turunen fala sobre sua demissão da banda
Curiosidades: 40 fatos inacreditáveis do rock
David Lee Roth: o vergonhoso teste de Matt Sorum para a banda
Qual o patrimônio dos músicos do Guns N' Roses?



