RIAA tenta acordos antes de acionar internautas
Fonte: UOL Música
Postado em 18 de outubro de 2003
Por Andy Sullivan
WASHINGTON (Reuters) - A indústria fonográfica decidiu tentar fechar acordos com suspeitos de troca ilegal de música pela Web antes de levar seus casos à Justiça.
A Associação da Indústria Fonográfica da América (Riaa), que vem travando uma campanha judicial contra internautas que usam programas para troca gratuita de arquivos, afirmou ter contatado cerca de 204 suspeitos esta semana com propostas de acordo.
A associação setorial vem processando centenas de pessoas suspeitas de trocarem arquivos musicais ilegalmente, desde setembro, em um esforço para desencorajar a pirataria.
Entre os acusados há uma menina de 12 anos e um vovô de 71, o que levou alguns advogados e defensores dos direitos do consumidor a acusarem a Riaa de exagerar no combate à pirataria.
A Riaa anunciou que de agora em diante enviará primeiro cartas de advertência aos suspeitos, oferecendo um acordo negociado para evitar um processo. Os que não responderem serão processados após 10 dias.
"Diante de alguns comentários que ouvimos, decidimos fazer um esforço adicional e oferecer aos praticantes de trocas ilegítimas de arquivos musicais mais uma chance de resolver a pendência sem necessidade de ação judicial", disse Cary Sherman, presidente da Riaa, em comunicado.
Um funcionário da entidade informou que os processos vêm sendo negociados caso a caso, mas que os advogados "levarão em consideração" a cooperação de um suspeito após o recebimento da carta.
A associação setorial já fechou acordo com 64 pessoas envolvidas em trocas de arquivos até agora. As leis de direitos autorais estipulam indenização de até 150 mil dólares por música, mas a maior parte dos acordos até agora tem valor abaixo dos cinco mil dólares.
Gigi Sohn, uma especialista em direitos autorais que apóia os esforços do setor para reprimir a troca de arquivos, disse que a Riaa deveria ter enviado cartas de advertência para os suspeitos mais cedo, dando-lhes mais tempo para responder.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que dá "aula magna" de como se envelhece bem, segundo Regis Tadeu
Dave Mustaine: "Fizemos um esforço para melhorar o relacionamento, eu, James e Lars"
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Show do Guns N' Roses no Rio de Janeiro é cancelado
Para Mille Petrozza, humanidade vive retrocesso e caminha de volta à "era primitiva"
Filmagem inédita do Pink Floyd em 1977 é publicada online
A música que Bruce Dickinson fez para tornar o Iron Maiden mais radiofônico
O álbum que, segundo John Petrucci, representa a essência do Dream Theater
Por que Ricardo Confessori e Aquiles ainda não foram ao Amplifica, segundo Bittencourt
Os 11 maiores discos de onze bandas gigantes dos anos oitenta, segundo a Loudwire
31 discos de rock e heavy metal que completam 10 anos em 2026
Os discos do U2 que Max Cavalera considera obras-primas
Cinco álbuns que foram achincalhados quando saíram, e que se tornaram clássicos do rock
Os "primeiros punks" segundo Joey Ramone não são quem você imagina
Sepultura anuncia última tour norte-americana com Exodus e Biohazard abrindo
A banda que representava "tudo que há de mais nefasto" segundo Andre Matos
Como a iminente separação de uma banda no auge gerou um dos maiores clássicos do Rock
A inesperada opinião de Bell Marques (ex-Chiclete com Banana) sobre o rock progressivo


Max Cavalera: Os motivos que o levaram a sair do Sepultura
O profundo significado da letra de "Terra de Gigantes", clássico do Engenheiros do Hawaii
Metallica: músicos regravam o St. Anger "da forma correta" - ouça
A cena grotesca que Tarja Turunen viu na sauna na época do Nightwish que a fez chorar
LGBT: confira alguns músicos que não são heterossexuais
A banda brasileira que "mudou o jogo para sempre", segundo Dave Grohl do Foo Fighters



