Vendas de CDs aumentam nos Estados Unidos
Fonte: UOL Música
Postado em 18 de novembro de 2003
LOS ANGELES (Reuters) - Para a combalida indústria fonográfica norte-americana, a temporada de compras de Natal já está se provando um presente muito aguardado.
Depois de três anos de dolorosa queda, as vendas de CDs mostram sinais de aceleração, e os analistas esperam que os players digitais de música também se tornem um sucesso nas festas de fim de ano, conduzindo tráfego a uma série de serviços legais de download, que estão lutando por conquistar popularidade em um mercado muito disputado.
"A maneira pela qual as pessoas ouvem música mudou. A garotada ouve música em novos tipos de aparelhos, e não quer ouvir discos inteiros", diz Tom Edwards, analista do NPD Group. Ele prevê que até 2,5 milhões de gravadores pessoais dotados de discos rígidos serão vendidos nessa temporada de festas, o dobro do total do ano passado.
Esses aparelhos custam geralmente entre 300 e 500 dólares, enquanto os players com chips de memória flash como os usados nos celulares e nas câmeras digitais custam abaixo de 100 dólares.
Muitos dos mais novos aparelhos estão sendo comercializados em parceria com serviços legais de download como o iTunes, da Apple, o Rhapsody, da RealNetworks, e o Napster, da Roxio. O objetivo é conquistar mais audiência da mesma maneira pela qual os aparelhos de DVDs criaram sua própria expansão em termos de demanda.
"Há um enorme interesse em conteúdo, desde que os aparelhos de DVD decolaram. E com as vendas ampliadas de players portáteis de música, veremos mais uso dos sites legais de download", disse Lisa Fasold, porta-voz da Consumer Electronics Association.
Os analistas estimam que os consumidores gastarão cerca de 1 bilhão de dólares em players portáteis nesta temporada de festas, e que as vendas de CDs no quarto trimestre devem superar os 3 bilhões de dólares. De fato, depois do progresso das últimas semanas, as vendas trimestrais de CDs parecem estar a caminho de superar os 221 milhões de unidades vendidas no ano passado, disse Geoff Mayfield, diretor de paradas de sucesso da revista Billboard.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rolling Stones voltam ao estúdio apenas três meses após lançar novo álbum
12 bandas de rock que contam com apenas um membro original na formação
A música que o Black Sabbath escreveu para "A Hora do Pesadelo 3"
Rockstar Games divulga rádio de GTA 6 com Kerry King e Tom Araya
Dave Lombardo ainda escuta thrash metal? O próprio responde
O trabalho do Metallica que James Hetfield admite que não funciona bem ao vivo
A banda em que Matt Sorum mais gostou de tocar (não foi o Guns N' Roses)
Scott Ian (Anthrax) lembra "derrota" quando tentou acompanhar Lemmy na bebida
A música contra o capitalismo desenfreado que rendeu milhões para a banda
Os 5 melhores discos do Slayer, segundo o Classic Rock History
Como seria o Pink Floyd se Syd Barrett tivesse permanecido na banda?
Tobias Forge (Ghost) reativa sua banda de death metal, Repugnant
A música mais brutal gravada pelo Slayer, segundo a Metal Hammer
Do início caótico ao último álbum, a discografia do Megadeth comentada por Mateus Ribeiro
Teria o movimento punk zoado o Black Sabbath por pertencer a um "mundo antigo"?
Jason Newsted diz que estaria morto se tivesse continuado no Metallica
A cantora em quem Keith Richards votou como a maior de todos os tempos
Floor Jansen compartilha momento pós-treino e deixa fãs empolgados



Pantera: "odiei gravar Cowboys From Hell", diz Phil Anselmo
James Hetfield: "Você não iria gostar de mim se soubesse minha história"
Black Sabbath: As 10 melhores músicas da banda segundo a Ultimate Classic Rock
Para Lobão, a maior banda de rock do mundo dos dias de hoje é brasileira
O clássico dos anos 80 que narra tragédia e foi tratado como canção de amor no Brasil
As 10 músicas favoritas do saudoso Renato Russo, segundo o próprio artista



