Para fãs, Kurt Cobain não suportou o peso do sucesso
Fonte: Folha Ilustrada
Postado em 29 de março de 2004
Quando Kurt Cobain morreu, Rafaela Prestes Franco tinha três anos. Hoje, aos 13, ela toca bateria e, em uma das suas primeiras apresentações ao vivo, num sarau do colégio, tocou "Francis Farmer", "About a Girl" e "Rape Me".
Ainda na escola, ela precisou fazer um trabalho para a aula de português e usou o livro "Mais Pesado que o Céu", biografia de Kurt Cobain escrita por Charles R. Cross. "A banda era muito boa, mas ele era um podre. Há várias coisas que não concordo na atitude dele, como as drogas, mas entendo por que ele era depressivo: queria ser famoso, mas, quando conseguiu, viu que não era nada disso."
O fato de Kurt ter cometido suicídio não derruba a imagem de ídolo para quem é fã de verdade. "Cada um de nós tem reações diferentes sobre isso, e ele deixou bem claro que gostaria que as pessoas prestassem atenção na música dele, e não nas atitudes que tomava. É isso que tento fazer", explica Tiago Enrique dos Santos, 21, o "Pepino".
Ele e outros amigos seguidores do movimento grunge se reúnem na chamada "Seattle Night", que, especialmente no mês de abril, faz tributo a Kurt Cobain, na casa noturna Led Slay (av. Celso Garcia, 5.765, Tatuapé, São Paulo, SP, www.ledslay.com.br).
"Acho que Kurt não conseguiu suportar o seu dom. Talvez por isso tenha se suicidado. Em algum momento ele deve ter se perdido no emaranhado de sua ambição criativa", diz Flávio Aquistapace Martins, 25, que chegou a encontrar seu ídolo de perto, rapidamente, depois da apresentação do Nirvana no Brasil em 1993, e até conseguiu um autógrafo.
Há quem considere como verdadeira a hipótese de assassinato, armado por Courtney Love, como é o caso de Daniela Matias Pereira, 17, presidente do fã-clube de Kurt Cobain de Santos ([email protected]). "Ela mandou matá-lo, pois ele queria se separar e ela queria o dinheiro. Ela alterou o bilhete suicida de Kurt, pois há letras diferentes, e chegou até a pagar o legista", teoriza Daniela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Show do AC/DC no Brasil é elogiado em resenha do G1; "A espera valeu a pena"
Com quase 200 atrações, festival Louder Than Life confirma lineup para 2026
O guitarrista que Hetfield disse ter sido uma bênção conhecer: "nos inspiramos um ao outro"
Confira os preços dos ingressos para shows do Rush no Brasil
Última tour do Whitesnake foi "a pior possível", declara o guitarrista Reb Beach
O álbum que define o heavy metal, na opinião do vocalista do Opeth
Iron Maiden anuncia o documentário "Burning Ambition", celebrando seus 50 anos
Angra celebrará 30 anos de "Holy Land" na França; Kiko Loureiro participará do show
10 músicas de rock que os próprios artistas preferem esquecer, além de um álbum inteiro
As 5 músicas do Guns N' Roses que melhor mostram o alcance vocal de Axl Rose
Iron Maiden - A melhor música de "Brave New World", segundo o Heavy Consequence
Zakk Wylde lembra soco que levou de Ozzy por ter exagerado na mostarda do sanduíche
A cena que caratecas gaúchos viram que os fizeram querer bater muito em Sebastian Bach
Lacrimosa emite novo comunicado sobre saúde de Anne Nurmi
A banda que o Metallica disse nunca mais querer levar para a estrada de novo
A banda de abertura forçada pelo Led Zeppelin a sair do palco; "não aguentaram a pressão"
Guns N' Roses e o código na capa de "The Spaghetti Incident"
A banda que mudou a história do Rock, mas bangers não podiam dizer que ouviam



O guitarrista britânico que Kurt Cobain não teria interesse em estudar, segundo Zakk Wylde
A banda que Kurt Cobain viu ao vivo mais de 100 vezes
Por que Kurt Cobain detestava Phil Collins, Axl Rose e o Grateful Dead
O único rockstar que Kurt Cobain disse admirar de verdade; "Eu não pedi autógrafo"
Nirvana - a escolha ousada de Kurt Cobain no Unplugged MTV
Como o grunge mudou o cenário do heavy metal nos anos 1990, segundo Dave Mustaine
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
A banda que são Os Beatles da geração do Green Day, de acordo com Billy Joe Armstrong



