Para fãs, Kurt Cobain não suportou o peso do sucesso
Fonte: Folha Ilustrada
Postado em 29 de março de 2004
Quando Kurt Cobain morreu, Rafaela Prestes Franco tinha três anos. Hoje, aos 13, ela toca bateria e, em uma das suas primeiras apresentações ao vivo, num sarau do colégio, tocou "Francis Farmer", "About a Girl" e "Rape Me".
Ainda na escola, ela precisou fazer um trabalho para a aula de português e usou o livro "Mais Pesado que o Céu", biografia de Kurt Cobain escrita por Charles R. Cross. "A banda era muito boa, mas ele era um podre. Há várias coisas que não concordo na atitude dele, como as drogas, mas entendo por que ele era depressivo: queria ser famoso, mas, quando conseguiu, viu que não era nada disso."
O fato de Kurt ter cometido suicídio não derruba a imagem de ídolo para quem é fã de verdade. "Cada um de nós tem reações diferentes sobre isso, e ele deixou bem claro que gostaria que as pessoas prestassem atenção na música dele, e não nas atitudes que tomava. É isso que tento fazer", explica Tiago Enrique dos Santos, 21, o "Pepino".
Ele e outros amigos seguidores do movimento grunge se reúnem na chamada "Seattle Night", que, especialmente no mês de abril, faz tributo a Kurt Cobain, na casa noturna Led Slay (av. Celso Garcia, 5.765, Tatuapé, São Paulo, SP, www.ledslay.com.br).
"Acho que Kurt não conseguiu suportar o seu dom. Talvez por isso tenha se suicidado. Em algum momento ele deve ter se perdido no emaranhado de sua ambição criativa", diz Flávio Aquistapace Martins, 25, que chegou a encontrar seu ídolo de perto, rapidamente, depois da apresentação do Nirvana no Brasil em 1993, e até conseguiu um autógrafo.
Há quem considere como verdadeira a hipótese de assassinato, armado por Courtney Love, como é o caso de Daniela Matias Pereira, 17, presidente do fã-clube de Kurt Cobain de Santos ([email protected]). "Ela mandou matá-lo, pois ele queria se separar e ela queria o dinheiro. Ela alterou o bilhete suicida de Kurt, pois há letras diferentes, e chegou até a pagar o legista", teoriza Daniela.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As 4 melhores músicas de 1986, segundo Robert Smith, vocalista do The Cure
O maior vocalista da história, de acordo com a ciência
5 bandas clássicas do prog rock que não têm mais nenhum membro original
Ritchie Blackmore sobre o Deep Purple: "Nunca senti que fosse algo extraordinário."
Combat Records anuncia retorno global com foco na América do Sul
O disco gravado por Max Cavalera que o Papa e todos os presidentes deveriam ouvir
Baterista não sabe até quando conseguirá tocar as músicas do Cannibal Corpse
Veja Ritchie Blackmore tocando "Smoke on the Water" com o Deep Purple após 33 anos
Deep Purple compartilha fotos de reencontro com Ritchie Blackmore
Summer Breeze confirma primeiras 63 atrações para 2027
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore adorava, mas não conseguia tocar ao vivo
Mick Jagger relembra os rockstars que foram seus maiores rivais nos anos 60 e 70
A lenda do rock mais jovem cuja morte deixou Pete Townshend profundamente abalado
Edu Falaschi reúne convidados nacionais e internacionais em superprodução em São Paulo
Por que Glenn Hughes foi demitido do Black Sabbath, segundo Tony Iommi
O solo de guitarra em música do Pink Floyd que David Gilmour nunca gostou
Bruce Dickinson: vocalista elege seus 5 álbuns preferidos
David Ellefson diz que continua amigo de Kiko Loureiro: "não se acovarda ao cancelamento"



O fenômeno que contribuiu para a morte de Kurt Cobain, segundo Chris Cornell
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
Kurt Cobain recusou turnê com lenda do rock após vê-lo completamente bêbado
15 coisas que você não imagina que coexistiram com bandas famosas
O estilo punk que Kurt Cobain considerava uma grande besteira
A morte misteriosa por trás de uma das músicas mais famosas do Nirvana
O clássico dos anos sessenta que Kurt Cobain tentava alcançar antes de morrer
O guitarrista que para Herbert Vianna redesenhou a música, mas é desprezado por nossos leitores



