Van Halen: o constrangedor encontro de Eddie com o Nirvana

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Nacho Belgrande, Fonte: Everybody Wants Some, Tradução
Enviar correções  |  Comentários  | 


Eddie Van Halen encontrou Kurt Cobain no fim de 1993 e não pareceu impressionado com o novo tipo de astro do rock. Eddie foi ao camarim do Nirvana em 30 de Novembro de 1993, no Great Western Forum, em Inglewood, Califórnia, e começou a alugar o baixista gigante, Krist Novoselic, insistindo que ele era tão alto que deveria jogar basquete. Depois Eddie naturalmente ofereceu um grande presente à mais nova sensação – ele queria juntar-se ao Nirvana no palco para uma jam. “Nós não fazemos jams, nós não somos esse tipo de banda”, disse Cobain. “Além disso, nós não temos nenhuma guitarra sobrando”.
110 acessosKids Reacts: Crianças reagem a... Nirvana!5000 acessosFotos de Infância: Red Hot Chili Peppers

Eddie levantou um polegar em direção ao segundo guitarrista do Nirvana, Pat Smear, da lendária banda punk de Los Angeles, THE GERMS. “Deixa eu tocar a guitarra do Mexicano”, Eddie sugeriu. “Ele é o que? Ele é Mexicano? Ele é negro?”

Daí Eddie começou a cheirar um desodorante roll on, deixando um resíduo branco em seu rosto. Os outros no ambiente não viram um imigrante tímido, de ascendência indonésia e holandesa cuja vida tinha passado metade em torno de uma guitarra – eles só viram uma celebridade bêbada agindo como um baita cuzão.

“Foi horrível! Eu fiquei simplesmente chocado!”, disse Smear, que tinha Eddie como um ídolo. “Eu ficava pensando ‘Deus, Eddie Van Halen me odeia’”!

Atormentado pela bebedeira de Eddie e ofendido pelos insultos raciais direcionados a seu colega de banda, Cobain sugeriu que Eddie subisse no palco sozinho e tocasse “Eruption” depois que eles tivessem acabado o bis deles – o tipo de comentário que passa batido por idosos quadrados, especialmente os embriagados.

Não foi a primeira vez que a falta de inibição de um irmão Van Halen nos bastidores pareceu racismo patente. No fim dos anos 80, Alex encontrou com o guitarrista do Living Colour, Vernon Reid depois de um show, e de cara o insultou dizendo que não conseguia entender porque um homem negro sequer iria querer tocar guitarra.

“Sentindo-me bem do gueto”, Reid disse ao (jornal estadunidense) The New York Observer, ele ainda assim conseguiu invocar forças pra quebrar Alex, dizendo “Por que você não vai perguntar a seu irmão? Ele é um músico de verdade”. Eddie e Sammy Hagar tinham elogiado Reid nas páginas da revista Rolling Stone semanas antes.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 13 de março de 2011
Post de 29 de setembro de 2014
Post de 01 de outubro de 2014
Post de 06 de julho de 2016
Post de 07 de março de 2017

Blend GuitarBlend Guitar
Os dez solos de guitarra mais fáceis da história

110 acessosKids Reacts: Crianças reagem a... Nirvana!310 acessosMarcos de Ros: Dia do Rock é assim - Nirvana, Smells Like Shred!1546 acessosNirvana: entrevistas em vídeo no Brasil surgem completas439 acessosKurt Cobain: outros insights a partir de algumas de suas pinturas0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Nirvana"

Rolling StoneRolling Stone
Revista lista os 100 melhores álbuns dos anos 90

NirvanaNirvana
Veja fotos raras da banda no Brasil em 1993

NirvanaNirvana
Como crianças de hoje reagem ao ouvir a banda?

0 acessosTodas as matérias da seção Curiosidades0 acessosTodas as matérias sobre "Van Halen"0 acessosTodas as matérias sobre "Nirvana"

Fotos de InfânciaFotos de Infância
Os membros do Red Hot Chili Peppers antes da fama

Kurt Cobain e Layne StaleyKurt Cobain e Layne Staley
A coincidência de suas mortes

MirandaMiranda
"Um monte de roqueirinho que só quer ser da Globo"

5000 acessosComo formar uma banda de Hard Rock em 69 lições5000 acessosMetal: as oito maiores tretas entre músicos do gênero5000 acessosThe Wall - Uma obra de arte conceitual5000 acessosDave Mustaine: "Big 4" não significa Metallica e outras 3 bandas5000 acessosDave Mustaine: elogiando os guitarristas do Avenged Sevenfold5000 acessosKrisiun: "Edu Falaschi não viveu o underground"

Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online