A opinião de Slash sobre Dave Mustaine e "Rust In Peace", clássico do Megadeth
Por Mateus Ribeiro
Postado em 31 de janeiro de 2023
Os músicos Slash e Dave Mustaine são dois dos grandes nomes da história do rock and roll e do heavy metal. O primeiro é guitarrista da banda de hard rock Guns N' Roses, enquanto o segundo é o guitarrista, vocalista, fundador e líder do Megadeth, um dos maiores representantes do thrash metal.
Além de serem ícones de suas gerações, Slash e Mustaine são muito amigos. Tanto que o integrante do Guns N' Roses escreveu o prefácio de "Rust In Peace - A história da obra-prima do Megadeth", livro lançado em 2020, que conta a história do quarto trabalho de estúdio do Megadeth.
No prefácio, Slash fala de sua amizade com o líder do Megadeth, que por sinal, influenciou sua maneira de tocar guitarra. Os trechos a seguir foram retirados do livro, publicado pela Editora Belas Letras.
"Nunca fui um cara do metal, mas eu me identificava muito com o jeito de tocar guitarra do Dave Mustaine e do James Hetfield. Rolava muita banda de thrash, mas esses dois criaram um som pessoal e único. Há umas coisinhas aqui e ali no jeito que eu toco que veio de escutar esses caras e, principalmente, de fazer jams com o Dave. Aquilo com certeza me influenciou. Eu curtia muito tocar com ele. O meu negócio é riff e eu gostava muito do jeito que ele fazia riffs.
O estilo de tocar guitarra do Dave é único, é difícil colocar em palavras. O estilo do dedilhado, a condução dele de um modo geral. A gente reconhece imediatamente. Sei que é ele na hora".
Megaguns ou Guns N' Deth?
Slash também cita no prefácio que ele e Mustaine cogitaram trabalhar juntos, mas o projeto não saiu do papel.
"Houve um momento em que estávamos frustrados com nossas bandas e, por um período curto, cogitamos fazer algo juntos, mas nunca chegamos a levar aquilo muito a sério. Eu adorava o Megadeth, mas o meu coração estava no Guns".
"O Rust In Peace é um álbum ótimo"
Em outro trecho do prefácio, Slash fala sobre o tema central do livro, que é o disco mais celebrado de toda a carreira do Megadeth.
"O ‘Rust In Peace’ é um álbum ótimo. E é um disco com uma sonoridade ótima também.
Eu sou muito fã do Megadeth. Para mim, o Megadeth não tem nenhum disco que ‘não valha a pena’. Tem alguma coisa legal e memorável em todos os álbuns.
O ‘Peace Sells…’ é obviamente um marco para eles, mas o ‘Rust In Peace’ colocou a banda no mapa de verdade. Ampliou o público deles. Transformou o Megadeth em um nome conhecido de todo o mundo, no universo do metal. Ele tem músicas boas pra caralho. ‘Hangar 18’ é demais. O Marty Friedman [guitarrista] é ótimo, obviamente.
Cara, tem um monte de coisa legal pra cacete no disco. Entendo perfeitamente por que todo aniversário importante do ‘Rust In Peace’ é comemorado como um momento fundamental para o Megadeth e o heavy metal".
Lançado em 24 de setembro de 1990, "Rust In Peace" é o quarto disco de estúdio do Megadeth e o sucessor de "So Far, So Good… So What!", lançado em 1988. O álbum marca a estreia da formação clássica do grupo: Dave Mustaine (guitarra/vocal), Marty Friedman (guitarra), David Ellefson (baixo) e Nick Menza (bateria).
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps