Morre Johnnie Johnson, pianista do lendário Chuck Berry
Fonte: AOL Música
Postado em 14 de abril de 2005
Por Chris Morris
LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - Johnnie Johnson, o pianista ágil que acompanhou Chuck Berry em seus clássicos dos anos 1950 e 1960, morreu na quarta-feira, em St. Louis, de causas desconhecidas. Ele tinha 80 anos e seu nome está inscrito no Hall da Fama do Rock and Roll.
Nascido em Fairmont, Virgínia Ocidental, em 1924, Johnson começou a tocar piano ainda criança e sofreu a influência de jazzistas como Art Tatum, Earl "Fatha" Hines e Count Basie.
Durante a 2a. Guerra Mundial, ele integrou o corpo de fuzileiros navais dos EUA e foi membro da banda dos Serviços Especiais. Depois da guerra, Johnson passou a apresentar-se em clubes de Chicago, como integrante das bandas de blues de Muddy Waters e Albert King.
Em St. Louis, em 1952, Johnson iniciou a parceria musical com Chuck Berry que iria durar duas décadas. O som de seu piano pode ser ouvido em "Maybellene", o primeiro sucesso nacional do cantor e guitarrista, gravado em 1957 para a Chess Records.
O acompanhamento brincalhão e ritmado de Johnnie Johnson, que deixava transparecer a influência de Count Basie, enriqueceu sucessos posteriores de Chuck Berry que agradavam sobretudo ao público adolescente e jovem, como "Sweet Little Sixteen", "School Days", "Roll Over Beethoven", "No Particular Place to Go" e "Johnny B. Goode", este último dedicado a Johnson.
Chuck Berry e Johnnie Johnson se separaram em 1973, mas se reencontraram em 1986, no concerto que marcou o 60o. aniversário de Berry, em St. Louis, uma ocasião registrada no documentário de Taylor Hackford "Hail! Hail! Rock'n'Roll". No início dos anos 1990, o pianista gravou dois álbuns bem recebidos na série American Explorer, da Elektra.
Em março de 2001, Johnson teve seu nome inscrito no Hall da Fama do Rock and Roll. Em novembro do mesmo ano ele moveu uma ação contra Chuck Berry, pedindo uma parcela dos royalties de composição recebidos por seu antigo colega de banda. A ação acabou sendo arquivada.
Johnnie Johnson deixa sua esposa, Frances, e dez filhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Como o Queen, Sylvester Stallone e uma guitarra quebrada produziram o maior hit de 1982
A melhor música do Pantera, segundo a Metal Hammer
O que fazia Charlie Watts ser tão bom, segundo Mick Jagger e Ronnie Wood
Os 50 melhores discos de todos os tempos, segundo a Classic Rock
O álbum mais subestimado de Iron Maiden, Metallica e Slayer, de acordo com a Metal Hammer
O disco do Sepultura que se equipara aos clássicos dos anos 90, segundo a Metal Hammer
Por que Roger Waters não repetiu sozinho o sucesso do Pink Floyd segundo fãs
Kerry King achou que Paul Bostaph estava brincando quando se ofereceu para voltar ao Slayer
As 40 melhores músicas da história do nu metal, segundo a Louder
A música do Megadeth inspirada em personagem da Marvel
A opinião de Tony Iommi sobre "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
Neil Young escolhe os três maiores compositores de todos os tempos
O ícone da new wave nos anos 80 que tocou guitarra com Jimi Hendrix
Vocalista e guitarrista brigam na justiça por legado da Tequila Baby
Nova geração se choca ao descobrir que "Bichos Escrotos" não é da Anitta
Motley Crue: A primeira impressão de Tommy Lee sobre o Rio de Janeiro
Como Rafael Bittencourt manteve Amplifica após Monark sair do Flow: "Redução drástica de verba"
A banda de metal progressivo cujo vocalista participou do programa "Sai de Baixo"



Keith Richards lembra soco na cara que levou de Chuck Berry
O maior guitarrista da história para Bruce Springsteen; "um gigante para todos os tempos"
Youtuber viraliza ao eleger o melhor guitarrista de cada década - e internet não perdoa
Em 21/10/1995: Shannon Hoon, do Blind Melon, morre de overdose de cocaína
Em 11/05/1981: morria Bob Marley, grande nome da música mundial



