Morre Johnnie Johnson, pianista do lendário Chuck Berry
Fonte: AOL Música
Postado em 14 de abril de 2005
Por Chris Morris
LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - Johnnie Johnson, o pianista ágil que acompanhou Chuck Berry em seus clássicos dos anos 1950 e 1960, morreu na quarta-feira, em St. Louis, de causas desconhecidas. Ele tinha 80 anos e seu nome está inscrito no Hall da Fama do Rock and Roll.
Nascido em Fairmont, Virgínia Ocidental, em 1924, Johnson começou a tocar piano ainda criança e sofreu a influência de jazzistas como Art Tatum, Earl "Fatha" Hines e Count Basie.
Durante a 2a. Guerra Mundial, ele integrou o corpo de fuzileiros navais dos EUA e foi membro da banda dos Serviços Especiais. Depois da guerra, Johnson passou a apresentar-se em clubes de Chicago, como integrante das bandas de blues de Muddy Waters e Albert King.
Em St. Louis, em 1952, Johnson iniciou a parceria musical com Chuck Berry que iria durar duas décadas. O som de seu piano pode ser ouvido em "Maybellene", o primeiro sucesso nacional do cantor e guitarrista, gravado em 1957 para a Chess Records.
O acompanhamento brincalhão e ritmado de Johnnie Johnson, que deixava transparecer a influência de Count Basie, enriqueceu sucessos posteriores de Chuck Berry que agradavam sobretudo ao público adolescente e jovem, como "Sweet Little Sixteen", "School Days", "Roll Over Beethoven", "No Particular Place to Go" e "Johnny B. Goode", este último dedicado a Johnson.
Chuck Berry e Johnnie Johnson se separaram em 1973, mas se reencontraram em 1986, no concerto que marcou o 60o. aniversário de Berry, em St. Louis, uma ocasião registrada no documentário de Taylor Hackford "Hail! Hail! Rock'n'Roll". No início dos anos 1990, o pianista gravou dois álbuns bem recebidos na série American Explorer, da Elektra.
Em março de 2001, Johnson teve seu nome inscrito no Hall da Fama do Rock and Roll. Em novembro do mesmo ano ele moveu uma ação contra Chuck Berry, pedindo uma parcela dos royalties de composição recebidos por seu antigo colega de banda. A ação acabou sendo arquivada.
Johnnie Johnson deixa sua esposa, Frances, e dez filhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música de amor - carregada de ódio - que se tornou um clássico dos anos 2000
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
Brian May escolhe os três maiores solos de guitarra de todos os tempos
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
David Gilmour revela quais as quatro bandas de prog rock que ele mais detesta
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
As melhores músicas grunge feitas por 5 bandas de hair metal, segundo a Loudwire
Camiseta oficial de Ozzy Osbourne zoa Roger Waters por fala que irritou a todos
Limp Bizkit retorna aos palcos com tributo a Sam Rivers e novo baixista
Nazareth: um elogio à pertinácia
O jovem guitarrista preferido de Stevie Ray Vaughan nos anos oitenta
Líder do Metal Church conta como a nova formação da banda foi montada

O maior músico que já pisou no planeta Terra, segundo John Lennon
O guitarrista que para Eric Clapton é impossível não copiar "se você quer tocar rock'n'roll"
Em 11/05/1981: Bob Marley morre, vítima de um tumor no cérebro
Em 07/07/1990: Morre Cazuza, por complicações decorrentes da AIDS


