Morre Johnnie Johnson, pianista do lendário Chuck Berry
Fonte: AOL Música
Postado em 14 de abril de 2005
Por Chris Morris
LOS ANGELES (Hollywood Reporter) - Johnnie Johnson, o pianista ágil que acompanhou Chuck Berry em seus clássicos dos anos 1950 e 1960, morreu na quarta-feira, em St. Louis, de causas desconhecidas. Ele tinha 80 anos e seu nome está inscrito no Hall da Fama do Rock and Roll.
Nascido em Fairmont, Virgínia Ocidental, em 1924, Johnson começou a tocar piano ainda criança e sofreu a influência de jazzistas como Art Tatum, Earl "Fatha" Hines e Count Basie.
Durante a 2a. Guerra Mundial, ele integrou o corpo de fuzileiros navais dos EUA e foi membro da banda dos Serviços Especiais. Depois da guerra, Johnson passou a apresentar-se em clubes de Chicago, como integrante das bandas de blues de Muddy Waters e Albert King.
Em St. Louis, em 1952, Johnson iniciou a parceria musical com Chuck Berry que iria durar duas décadas. O som de seu piano pode ser ouvido em "Maybellene", o primeiro sucesso nacional do cantor e guitarrista, gravado em 1957 para a Chess Records.
O acompanhamento brincalhão e ritmado de Johnnie Johnson, que deixava transparecer a influência de Count Basie, enriqueceu sucessos posteriores de Chuck Berry que agradavam sobretudo ao público adolescente e jovem, como "Sweet Little Sixteen", "School Days", "Roll Over Beethoven", "No Particular Place to Go" e "Johnny B. Goode", este último dedicado a Johnson.
Chuck Berry e Johnnie Johnson se separaram em 1973, mas se reencontraram em 1986, no concerto que marcou o 60o. aniversário de Berry, em St. Louis, uma ocasião registrada no documentário de Taylor Hackford "Hail! Hail! Rock'n'Roll". No início dos anos 1990, o pianista gravou dois álbuns bem recebidos na série American Explorer, da Elektra.
Em março de 2001, Johnson teve seu nome inscrito no Hall da Fama do Rock and Roll. Em novembro do mesmo ano ele moveu uma ação contra Chuck Berry, pedindo uma parcela dos royalties de composição recebidos por seu antigo colega de banda. A ação acabou sendo arquivada.
Johnnie Johnson deixa sua esposa, Frances, e dez filhos.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
O grupo pop que Ian Gillan considera muito bom em fazer música comercial
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
Paul McCartney disponibiliza documentário sobre Buddy Holly em seu canal no YouTube
Robert Plant defende músico por show desastroso realizado pelo Led Zeppelin
Phil Collins ficou surpreso com o sucesso de sua carreira solo
O álbum de Ozzy que quase não saiu por atitude fedorenta: "Ficávamos engasgando com o cheiro"
5 bandas que o vocalista Robert Smith, do The Cure, já declarou odiar
A banda de rock que Dave Grohl acha boba demais: "Eu realmente acredito nela? Bem, não"

Keith Richards lembra soco na cara que levou de Chuck Berry
Jon Nödtveidt, do Dissection, se suicidou em "ritual satânico"
Em 29/12/2001: Cássia Eller morre de parada cardiorrespiratória



