Documentário mostra poder transformador do Punk
Fonte: Folha Ilustrada
Postado em 22 de outubro de 2006
SÍLVIA YOSHIDA
da Folha Online
Ao contrário do que o título pode sugerir, "Punks São Legais" ("The Punks Are Alright", no título original) não é um libelo a favor de garotos com cabelos moicanos nem uma compilação de shows de bandas de punk rock. Trata-se de uma jornada através de três países --Canadá, Brasil e Indonésia-- mostrando como a música pode influenciar e mudar a vida de pessoas comuns.
A idéia inicial da produção, conta o diretor canadense Douglas Crawford, 36, era fazer apenas um curta-metragem sobre uma veterana banda punk, mas seis anos após começar o projeto, o diretor viu em suas mãos um documentário mais sobre crítica social do que sobre música.

"O que mostro no filme é mais importante do que a música, é maior do que isso. Apresento lados desses países que as pessoas não conhecem. Eu, por exemplo, nunca ia imaginar que havia fãs de punk rock na Indonésia", diz Crawford.
A aventura começou em 2002, quando cansado de trabalhar como editor de filmes e querendo iniciar carreira como diretor, ele resolveu seguir pelo Canadá os Forgotten Rebels, um conhecido grupo punk na ativa desde 1977.
Durante as filmagens, o diretor colocou uma mensagem no site da banda recrutando fãs do mundo todo que quisessem aparecer no filme e dar sua opinião sobre os ídolos. Recebeu, então, um e-mail de uma banda brasileira que se dizia admiradora dos punks canadenses.

Crawford achou aquilo interessante e veio ao Brasil conversar com eles. Conheceu assim os Blind Pigs (agora Porcos Cegos), uma das mais conhecidas bandas do cenário punk paulista. "Passamos alguns dias juntos, falando de música, e descobri que o vocalista (Henrike) dava aulas de inglês para crianças pobres de uma favela. O filme então começou a ganhar outra dimensão, e abordar esse lado mais social", relembra.
No último dia de entrevista com o Blind Pigs, os integrantes comentaram, despretensiosamente, que tinham recebido um e-mail de um fã indonésio. A curiosidade de Crawford se aguçou na hora. "Eles me disseram isso no último instante, no fim de uma entrevista de 10 minutos. Fiquei louco, precisava voar para a Indonésia e ver aquilo com meus próprios olhos", diz.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | No país, ele conheceu Dolly, um jovem de 22 anos que ganhava apenas US$ 3 por dia trabalhando numa fábrica. "Quando cheguei na Indonésia, fiquei chocado. É um país difícil, muito pobre. Dolly me contou que tinha uma vida complicada e desiludida e ouvir punk rock era sua única maneira de lutar contra o mundo corrupto no qual vive."
Com tantas histórias em mãos, Crawford transformou o curta-metragem em documentário e tirou a música do primeiro plano, dando destaque à crítica social e ao poder que as letras contundentes do punk rock podem ter.
"Acredito que o punk rock pode mudar o mundo. Não é só a música, é toda uma mentalidade. Se você acreditar e subverter as regras, pode criar sua própria realidade", afirma o diretor. "Se não conseguir fazer as pessoas pensarem nisso com meu filme, pelo menos consegui mostrar um novo mundo para elas. No Canadá, por exemplo, não se pensa sobre o Brasil ou a Indonésia. Agora isso pode ser diferente."

O filme do diretor canadense tem sessão na Mostra nesta sexta, à meia-noite, no Espaço Unibanco 3, e também será exibido neste sábado (21) e no próximo dia 31.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Pôster do Guns em Fortaleza gera reação da Arquidiocese com imagem de Jesus abraçando Axl
A canção para a qual o Kiss torceu o nariz e que virou seu maior sucesso nos EUA
Bruno Sutter disponibiliza show completo que ensaiou com o Angra; ouça aqui
Derrick Green posta foto pra lá de aleatória, em que aparece ao lado de Felipe Dylon
Dream Theater realiza show que será lançado como álbum ao vivo; confira setlist
Com Rodolfo Abrantes, Rodox anuncia retorno após 22 anos e reacende legado do hardcore nacional
O maior álbum do Led Zeppelin para Jimmy Page e Robert Plant
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
Cinco músicas dos Rolling Stones com riffs excelentes que envelheceram muito mal
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A besteira cometida por Arjen Lucassen que fez projeto com Bruce Dickinson ser cancelado
O álbum do AC/DC que tirou Malcolm Young do sério; "todo mundo estava de saco cheio"
Mike Portnoy comenta volta do Rush; "Precisamos que nossos heróis continuem tocando"
Baixista admite que saída do Korn se deu por recusa a tomar vacina
Slash, do Guns N' Roses, conta o que pensou quando ouviu Axl Rose pela primeira vez
Pantera: "odiei gravar Cowboys From Hell", diz Phil Anselmo
O hit de Cazuza com título que levou mãe a questionar: "Filho, você é infeliz?"

David Gilmour admite que hoje não lançaria uma das canções mais famosas do Pink Floyd
Rob Halford: "Heterossexuais não conseguem cantar no Judas"
Gilby Clarke: Axl Rose nem falava diretamente comigo
Os Trapalhões: uma homenagem ao Heavy Metal em 1985
50 a menos: Cientistas descobrem que o Número da Besta é 616
Fama: 5 bandas que são grandes no exterior e nem tanto no Brasil

