RECEBA NOVIDADES ROCK E METAL DO WHIPLASH.NET NO WHATSAPP

Matérias Mais Lidas


Outras Matérias em Destaque

O primeiro - e caótico - show do Iron Maiden que Rod Smallwood acompanhou

Sabrina Carpenter canta Ozzy Osbourne aos 12 anos e mostra que cresceu ouvindo rock de verdade

O dia em que um ex-jogador do Flamengo tomou umas e resolveu ir à casa do vocalista do The Smiths

"Ozzy não era conhecido como o maior cantor do rock", reconhece Vinny Appice

Como Bruce Dickinson literalmente deu o sangue para que o Iron Maiden atingisse o estrelato

Violator anuncia novo álbum, "Unholy Retribution"

Para guitarrista do Korn, morte de Ozzy foi antecedida pela "bondade de Deus"

Sobre o que fala o Black Sabbath na letra de "Killing Yourself to Live"

Esposa de Mike Portnoy odeia música progressiva; "Nunca consegui convertê-la"

Padre que leu nome de Ozzy Osbourne em missa se surpreendeu com repercussão do fato

A canção do Led Zeppelin que conquistou Phil Collins, e a decepção que veio depois

Ozzy Osbourne sobre seu encontro com o presidente George W. Bush: "Ele era um c*zão"

Renato Russo e Clube da Esquina estiveram próximos de gravar álbum juntos?

Ozzy Osbourne achou que tour ao lado do Mötley Crüe fosse acabar em tragédia

A característica do Black Sabbath que deixava o lendário Ozzy Osbourne orgulhoso


Stamp

Documentário mostra poder transformador do Punk

Fonte: Folha Ilustrada
Postado em 22 de outubro de 2006

SÍLVIA YOSHIDA
da Folha Online

Ao contrário do que o título pode sugerir, "Punks São Legais" ("The Punks Are Alright", no título original) não é um libelo a favor de garotos com cabelos moicanos nem uma compilação de shows de bandas de punk rock. Trata-se de uma jornada através de três países --Canadá, Brasil e Indonésia-- mostrando como a música pode influenciar e mudar a vida de pessoas comuns.

A idéia inicial da produção, conta o diretor canadense Douglas Crawford, 36, era fazer apenas um curta-metragem sobre uma veterana banda punk, mas seis anos após começar o projeto, o diretor viu em suas mãos um documentário mais sobre crítica social do que sobre música.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 1

"O que mostro no filme é mais importante do que a música, é maior do que isso. Apresento lados desses países que as pessoas não conhecem. Eu, por exemplo, nunca ia imaginar que havia fãs de punk rock na Indonésia", diz Crawford.

A aventura começou em 2002, quando cansado de trabalhar como editor de filmes e querendo iniciar carreira como diretor, ele resolveu seguir pelo Canadá os Forgotten Rebels, um conhecido grupo punk na ativa desde 1977.

Durante as filmagens, o diretor colocou uma mensagem no site da banda recrutando fãs do mundo todo que quisessem aparecer no filme e dar sua opinião sobre os ídolos. Recebeu, então, um e-mail de uma banda brasileira que se dizia admiradora dos punks canadenses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 2

Crawford achou aquilo interessante e veio ao Brasil conversar com eles. Conheceu assim os Blind Pigs (agora Porcos Cegos), uma das mais conhecidas bandas do cenário punk paulista. "Passamos alguns dias juntos, falando de música, e descobri que o vocalista (Henrike) dava aulas de inglês para crianças pobres de uma favela. O filme então começou a ganhar outra dimensão, e abordar esse lado mais social", relembra.

No último dia de entrevista com o Blind Pigs, os integrantes comentaram, despretensiosamente, que tinham recebido um e-mail de um fã indonésio. A curiosidade de Crawford se aguçou na hora. "Eles me disseram isso no último instante, no fim de uma entrevista de 10 minutos. Fiquei louco, precisava voar para a Indonésia e ver aquilo com meus próprios olhos", diz.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 3

No país, ele conheceu Dolly, um jovem de 22 anos que ganhava apenas US$ 3 por dia trabalhando numa fábrica. "Quando cheguei na Indonésia, fiquei chocado. É um país difícil, muito pobre. Dolly me contou que tinha uma vida complicada e desiludida e ouvir punk rock era sua única maneira de lutar contra o mundo corrupto no qual vive."

Com tantas histórias em mãos, Crawford transformou o curta-metragem em documentário e tirou a música do primeiro plano, dando destaque à crítica social e ao poder que as letras contundentes do punk rock podem ter.

"Acredito que o punk rock pode mudar o mundo. Não é só a música, é toda uma mentalidade. Se você acreditar e subverter as regras, pode criar sua própria realidade", afirma o diretor. "Se não conseguir fazer as pessoas pensarem nisso com meu filme, pelo menos consegui mostrar um novo mundo para elas. No Canadá, por exemplo, não se pensa sobre o Brasil ou a Indonésia. Agora isso pode ser diferente."

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE - TAB 4

O filme do diretor canadense tem sessão na Mostra nesta sexta, à meia-noite, no Espaço Unibanco 3, e também será exibido neste sábado (21) e no próximo dia 31.

Compartilhar no FacebookCompartilhar no WhatsAppCompartilhar no Twitter

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps




publicidadeRogerio Antonio dos Anjos | Everton Gracindo | Thiago Feltes Marques | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel |
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp
Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

 
 
 
 

RECEBA NOVIDADES SOBRE
ROCK E HEAVY METAL
NO WHATSAPP
ANUNCIE NESTE SITE COM
MAIS DE 4 MILHÕES DE
VIEWS POR MÊS