Sam Dunn: "O metal vem de lugares que querem esquecer!"
Por Nelson Arakaki Jr
Fonte: Courier Mail
Postado em 23 de novembro de 2006
O diretor do documentário "Metal: A Headbanger's Journey" diz: "O Metal vem dos lugares que as pessoas querem esquecer que existem". O Jornal Australiano "The Courier" em 2006 realizou uma entrevista com Sam Dunn, um dos diretores por trás do aclamado documentário - "Metal: A Headbanger's Journey", que cobre a história do Heavy Metal.
Profissional com mestrado em Antropologia Social e colaborador regular de vários jornais acadêmicos, Dunn já está acostumado que as pessoas imaginem que seu gosto musical esteja mais para Beethoven do que Black Sabbath.
Porém ele é na verdade fanático pelo Metal desde os 12 anos de idade, e aos 31 foi co-autor, co-produtor e co-diretor de um documentário que ele espera que possa ajudar outras pessoas a entender seu fascínio pelo gênero.
"O Metal nunca foi realmente a praia dos intelectuais ou dos formadores de opinião", disse Dunn explicando porque o Metal tradicionalmente tem sido preterido como uma forma de arte passível de credibilidade. "O Punk Rock é que sempre teve aquele 'appeal' entre a população mais urbana, cosmopolita".
"Os jornalistas cresceram ouvindo Pop e não Metal", ele acrescenta com uma risada, "e eu honestamente penso ser esse um grande fator pelo qual se demorou tanto tempo para realizar um documentário profundo sobre o tema. O Heavy Metal vem dos lugares que as pessoas querem esquecer que existem — Os subúrbios, que são os 'sovacos' industriais da sociedade".
Através de entrevistas com artistas e fãs ao redor do mundo, o documentário se propõe a desfazer a crença bastante comum de que a paixão pela música em alto volume poderia estar de alguma forma associada à um temperamento violento e um baixo QI.
"As pessoas tem uma reação muito visceral ao ouvir Heavy Metal por causa do volume, velocidade e agressividade do som", ele disse. "Por esse motivo, acaba-se criando uma imagem de que as pessoas que curtem este tipo de música também sejam violentas e agressivas", explica Dunn.
"E eu acredito que isso geralmente seja falso. Eu acho que o que as pessoas experimentam com o Metal é o sentimento de liberdade, algum tipo de catarse que eles não sentem com nenhum outro tipo de música ou outro aspecto de suas vidas".
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Monsters of Rock confirma as 7 atrações da edição de 2026 do festival
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
Os cinco maiores bateristas de todos os tempos, segundo Dave Grohl
A canção dos Rolling Stones que, para George Harrison, era impossível superar
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Evanescence anuncia turnê mundial para 2026
Men At Work anuncia show extra em nova turnê nacional
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
As três bandas clássicas que Jimmy London, do Matanza Ritual, não gosta
A banda esquecida que Eric Clapton considera os pioneiros do heavy metal
Roger Waters presta homenagem a Marielle Franco em nova faixa

Gosto musical impediu que Metallica se tornasse um Maiden
Pepeu Gomes comenta convite para o Megadeth e fala sobre Kiko Loureiro
A canção de filme fracassado que virou uma das maiores baladas dos anos 80
Metallica: And Justice For All é um álbum injustiçado?
As regras do Viking Metal
Afinal de contas, o que é um riff?


