Cena independente cresce com as Noites Fora do Eixo
Por Clarissa Passos
Fonte: Comunicação EO!
Postado em 16 de maio de 2007
(Press-release)
Após o Festival Fora do Eixo, que em março trouxe a São Paulo bandas independentes de diversos estados do Brasil, o coletivo Escárnio e Osso inaugura a partir de maio as Noites Fora do Eixo, apostando na renovação do mercado musical e levando ao palco da casa nomes de gêneros e estilos tão diversificados quanto se pode encontrar na cena independente não só paulistana, mas nacional.
O evento estréia em 19 de maio e é uma parceria do Escárnio e Osso com o CB Bar, que abrigará as atividades. A proposta é promover a cena independente do país, abrindo espaço em uma das casas mais bacanas de Sampa para música de qualidade que dificilmente pode ser ouvida nas FM’s ou nos programas de auditório.
Os paulistanos do Ludovic, com extensa bagagem de participações em festivais pelo Brasil e uma indicação ao prêmio Toddy de música independente pelo álbum "Idioma Morto", fazem as honras da inauguração do evento. O Deize Confusa, formado por integrantes do Escárnio e Osso, abre a noite com pocket-show. Dentre os cotados para as próximas edições estão os nomes de maior expressão em suas cenas locais: Vanguart (MT), Zefirina Bomba (PB), O Quarto das Cinzas (CE), Rockassetes (SE), Porcas Borboletas (MG), Los Porongas (AC), conjuntos que, com exceção deste último, se apresentaram no Festival Fora do Eixo, que rolou em março e foi notícia em importantes veículos de comunicação do país, como a Folha de S. Paulo e a TV Cultura.
O nome Fora do Eixo é uma referência ao circuito com nome homônimo – concebido por produtores culturais das regiões centro-oeste, norte e sul em dezembro de 2005, e que hoje integra mais de quinze federações brasileiras. Dentre os estados integrados, estão Acre, Roraima, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Tocantins; Rio Grande do Norte, Recife, Pernambuco e Sergipe; Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Brasília; Paraná; São Paulo, Rio e Minas. Todos representados por selos, produtores, festivais, bandas, entre outros agentes da cadeia produtiva do segmento. A proposta é promover o estimulo à circulação de bandas, produtores, selos, a distribuição de produtos e a articulação de produtores de conteúdo indies, em rede.
O Escárnio e Osso é um coletivo paulistano de produção artística independente, que conta com um histórico de promoção de shows e residências em diferentes casas noturnas de São Paulo e passa em 2007 a integrar o Circuito Fora do Eixo, formado por produtores culturais de todo o país. Seus lançamentos mais recentes foram os álbuns "Medeiros Defenestra o Patinete Amarelo", do Seminal (2005), "O Disco do Saco Bege" da SomoS, e "Tempos Difíceis" da Wasted Nation (2006); o próximo da lista é o Deize Confusa.
O CB Bar, já famoso no circuito paulistano de baladas, é dos mesmos proprietários da Casa Belfiore e tem como proposta combinar o ambiente de um rock'n'roll diner dos anos 50 a um cardápio musical de boas bandas ao vivo e DJs residentes.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps