Lars Ulrich comenta qualidade do áudio do novo disco do Metallica
Por Douglas Morita
Fonte: Metallica Remains
Postado em 30 de setembro de 2008
O baterista do METALLICA, Lars Ulrich, comentou sobre a controvérsia da qualidade de áudio do novo álbum do grupo, "Death Magnetic".
Diversos artigos discutiram o álbum no contexto da chamada "Loudness Wars" (algo como Guerras do Volume, em tradução livre), um termo usado pelo The Guardian do Reino Unido, que afirma que a indústria musical está tentando fazer com que os discos soem o mais alto possível principalmente para se destacarem nas rádios.
Um trecho de áudio foi postado no YouTube comparando a versão em CD do "Death Magnetic" com as faixas do álbum usadas no Guitar Hero, que foram preparadas de maneira diferente. Vários fãs preferiram a versão do Guitar Hero.
Uma petição que circulou entre fãs pedia que a banda remixasse o CD e conseguiu 12 mil assinaturas, embora eles sejam uma quantidade insignificativa quando comparada com as vendas do disco, que atingiram quase 1 milhão de cópias nos EUA, desde o dia 12 de setembro.
Ted Jensen, o engenheiro que masterizou o álbum no Sterling Sound em Nova Iorque, respondeu recentemente às reclamações dos fãs de que o CD está muito alto e que o áudio atinge níveis de distorção, dizendo "eu certamente simpatizo com sua reação, eu bato minha cabeça contra a parede todos os dias. Neste caso, as mixagens já estavam assim antes de chegarem aqui. É suficiente dizer que eu nunca forçaria as coisas a esses níveis. Acredite, eu não tenho orgulho de estar associado a este disco, e nós só podemos torcer que algo bom sairá disso em alguma forma de protesto contra volume acima de tudo."
Masterizar é o processo de preparar e transferir o áudio gravado de uma fonte contendo a mixagem final para o dispositivo de armazenamento, a "master", que originará as cópias que serão produzidas.
A culpa pela qualidade do som tem sido direcionada a banda, ao produtor Rick Rubin e ao seu engenheiro de gravação, Greg Fidelman.
Em uma entrevista nova com a Blender.com, Ulrich respondeu às reclamações dizendo, "ouça, não há nada com a qualidade do áudio. É 2008, e é assim que fazemos discos. A coisa toda do Rick Rubin é tentar e fazer com que soe vivo, fazer com que soe alto, fazer com que soe excitante, para pular para fora das caixas de som. Claro, eu ouvi que há algumas pessoas que estão reclamando. Mas eu venho ouvindo o disco pelos últimos dias no meu carro, e soa muito bem."
"Alguém me disse sobre [pessoas reclamando que a versão do Guitar Hero do 'Death Magnetic' soa melhor]. Ouça, o que você vai fazer? Muitas pessoas dizem que [o CD] soa ótimo, e algumas pessoas dizem que não, e está OK. Você tem que lembrar, quando nós lançamos o '...And Justice For All', as pessoas falavam, 'o que aconteceu com estes caras, este disco? Não há baixo nele. Soa como se tivesse sido gravado em uma merda de garagem, com 8 canais.' E agora '...And Justice For All' é meio que um disco seminal do Metallica que supostamente influenciou uma geração toda de bandas de death metal. A diferença entre antes e agora é a Internet."
"A Internet dá voz a todo mundo, e a Internet tem a tendência de dar aos reclamadores uma voz mais alta. Ouça, eu não consigo acompanhar essa merda. Parte de estar no Metallica é que sempre alguém tem algum problema com o que você faz: 'James Hetfield teve algo de café da manhã que eu não gostei'. Isso faz parte."
"Eu vou dizer que a resposta geral a este novo disco ultrapassou até nossas expectativas sobre o quão positiva é. Então eu não vou sentar aqui e me envolver em o que tem clipping ou não. Eu não sei que tipo de aparelho de som essas pessoas têm. Eu e James fizemos um trato de que nós nos afastaríamos um pouco e não ficaríamos no caminho da visão de Rick, seja ela qual fosse. Isto não é pra jogar a culpa nele - é nosso disco, eu levarei os golpes, mas nós queríamos que rolasse a visão de Rick de como o Metallica soaria."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A melhor banda ao vivo de todos os tempos, segundo Corey Taylor do Slipknot
Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026, diz jornalista
A opinião de Ronnie James Dio sobre Bruce Dickinson e o Iron Maiden
Megadeth anuncia show em país onde nunca tocou
Régis Tadeu explica o que está por trás da aposentadoria do Whitesnake
Graspop Metal Meeting terá 128 bandas em 4 dias de shows na edição de 2026 do festival
Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Viúva de Canisso acusa Raimundos de interromper repasses previstos em contrato
Os dois bateristas que George Martin dizia que Ringo Starr não conseguiria igualar
Steve Harris admite que a aposentadoria está cada vez mais próxima
Ouça "Body Down", primeira música do projeto Stanley Simmons
Os melhores álbuns de metal e hard rock em 2025, segundo o Consequence
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
O defeito muito grave dos baixistas de heavy metal na opinião de John Entwistle
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Axl Rose: por que ele usava camiseta de Charles Manson, segundo ex-empresário
Trítono: Diabolus In Musica e a relação com a Igreja
Ozzy Osbourne: No Rock In Rio, má impressão sobre o Brasil


Chuck Billy se inspira em James Hetfield sempre que vai compor para o Testament
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
Para John Bush, Metallica tomou o caminho certo com o "Black Album"
O melhor baterista dos últimos 10 anos, segundo Lars Ulrich do Metallica
A segunda música mais ouvida do Metallica em cada álbum de estúdio no Spotify
As quatro músicas do Metallica que James Hetfield considera suas favoritas
Poppy fala sobre Metallica, Judas Priest, Linkin Park, Amy Lee e perigos do TikTok
James Hetfield, do Metallica, diz que tem o melhor emprego do mundo
O selo de qualidade que o Metallica deu ao Scorpions, segundo Rudolf Schenker
James Hetfield revela como se sente sendo James Hetfield, do Metallica
Reb Beach: "Não me importo de dizer que Kirk Hammet é um bosta"
A explicação do Metallica para o volume do baixo em "...And Justice For All"



