Duff McKagan: o fenômeno do Facebook e o retorno do vinil
Por Diego Camara
Fonte: Blabbermouth
Postado em 25 de abril de 2009
O baixista Duff McKagan (VELVET REVOLVER/ex-GUNS N' ROSES) colocou no ar sua coluna semanal, que aparece toda quinta-feira no Reverb do site do Seattle Weekly. Veja alguns trechos abaixo.
"Então aqui vou eu novamente. depois de outra dessas incontáveis turnês de rock para divulgar um novo disco (penso que a conta agora se encontra em 10 discos, então 10 turnês). Fazer isso pelos últimos 20 anos me deu uma visão bastante aguçada de como esse negócio da música mudou tão drasticamente.
'Hey! Sou seu amigo no Facebook!' é provavelmente um dos cumprimentos mais comuns que uma banda ou artista ouve na estrada atualmente. Para uma banda pensar em um sucesso pelo menos módico atualmente, ela deve saber como chegar no ouvinte ou fã potencial via internet. No passado, a rádio era o único veículo que uma banda ou artista tinha para chegar a algum reconhecimento fora da sua cidade natal. Hoje, muitas das rádios de rock são lideradas por uma ou duas corporações que somente têm o interesse de vender espaço publicitário. Patrocinadores não querem nada próximo do risco, sequer remotamente próximos de ter seus produtos sendo colocados em intrigas. Isso faz com que a rádio se torne segura e realmente chata (Temos sorte em Seattle, pois a KISW ainda mantém um pouco de sua individualidade e honra, tocando o que eles querem no Jolene's Show, etc.). Você pode se perguntar do motivo de ouvir as mesmas 10 malditas músicas na sua estação local. Essas 10 músicas foram vigorosamente 'testadas'.
Os fãs agora podem achar bandas independentes e obscuras pelas dicas e links do YouTube, etc. Minha filha mais velha acha toda a música nova que ela escuta por estes meios. Quando um artista 'explode' na cena comercial, crianças como minha filha já passaram por eles. Metal Sludge e o Blabbermouth são locais populares para encontrar as últimas notícias sobre suas bandas favoritas, causando tensão nas publicações impressas como a Rolling Stone e Spin.
Mas talvez haja uma reação popular tomando conta. Garotos vêm a nós no LOADED e constantemente perguntam se nós iremos colocar nossas novas gravações no vinil. Sim, o vinil está realmente retornando, fazendo com que os grandes selos imprimam velhos catálogos novamente no vinil. Best Buy, Target e o Wal-Mart, todos eles colocaram sessões de vinil em suas lojas. Lojas de gravações independentes estão se tornando o local para a juventude passear. (Eu visitei uma loja de discos em Nashville chamada Grimey's, onde aparecem pelo menos mil garotos quando alguma das bandas locais tocam no estacionamento atrás da loja. Parece que cada um deles tem um novo vinil enfiado debaixo do braço). Quem sabe, talvez a Creem e a Hit Parader retornem da sua aposentadoria forçada?
A coluna completa de McKagan pode ser vista no Seattle Weekly.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps