Surdo?: pesquisa comprova que músicos escutam melhor

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Camara, Fonte: Wired, Tradução
Enviar Correções  

Depois de anos de mamãe te dizendo para desligar a música e proteger seus ouvidos, há finalmente uma evidência científica de que a música pode ser boa para sua escuta.

Pesquisas revelaram que músicos podem pegar sons da fala de maneira mais relevante em um ambiente barulhento do que não-músicos, sugerindo que o treinamento musical pode ajudar pessoas a escutar melhor em lugares como restaurantes ou salas cheias de pessoas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Ouvir em ambientes barulhentos é um desafio para todos, mas especialmente desafiante para adultos mais velhos e crianças com falta de habilidade para escutar", disse a neurocientista Nina Kraus da Universidade Northwestern, que é co-autora do projeto publicado este mês no jornal "Ear and Hearing". "Se pudermos estabelecer que a experiência musical pode ajudar na percepção de falas em ambientes barulhentos, isso tudo criará provocações implicativas em termos de encorajar políticas e famílias a darem educação musical para suas crianças".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Kraus e outros colegas compararam a performance de 16 músicos e 15 não-músicos em dois testes de percepção de falas em ambientes com ruído. Nos dois experimentos, os participantes tiveram que ouvir sentenças simples em condições barulhentas e repetir de volta o que eles escutaram. Ao ajustar o nível do som de fundo e contar o número de vezes que se repetiram palavras e sentenças corretamente, os pesquisadores calcularam um nível de escuta para cada pessoa.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Nos dois testes de som, músicos superaram os não-músicos, e também demonstraram melhor trabalho de memória. "A extensão da experiência musical também importa", disse Kraus. "Quanto mais cedo você começa e mais anos você está praticando, melhor sua percepção de fala em ambientes barulhentos".

Pesquisas prévias dos efeitos do treinamento musical no cérebro sugerem que estudar música aumenta regiões do cérebro responsáveis por decodificar processos sonoros, incluíndo áreas do cortex cerebral e o sistema auditivo cerebral. Treinar o cérebro a escutar e entender a música também aumenta a habilidade de escutar e entender a fala, disse Kraus, e isso faz sentido que o efeito seja particularmente nítido em condições ambientais barulhentas.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Você faz parte de uma orquestra ou banda, e você está tentando ouvir o som do seu instrumento ou tentando tirar a melodia ou a linha do baixo", disse Kraus. "Há uma analogia em escutar conversas em ambientes com ruído, com o que você está tentando fazer, que é retirar um sinal - a voz de quem fala - no meio de muitos outros sons que estão em volta".

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Os pesquisadores utilizaram-se de pessoas jovens sem problema auditivo algum, e os músicos todos iniciaram seus treinamentos antes dos 7 anos e tocaram consistentemente por pelo menos 10 anos. As pesquisas deverão agora atingir novos pontos. Kraus deseja saber quanto treinamento musical é necessário para conseguir algum benefício na audição, como também se instrumentos em particular tem algum tipo de vantagem.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Dave Mustaine: Maroon 5 o deixou boquiabertoDave Mustaine
Maroon 5 o deixou boquiaberto

Kiss: Rock and roll é um trabalho para otários!Kiss
"Rock and roll é um trabalho para otários!"


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

Goo336 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336 CliHo Goo336