Dio: artistas brasileiros se despedem do vocalista
Por Eduardo Macedo
Fonte: MS Metal Press
Postado em 18 de maio de 2010
Press-release - Clique para divulgar gratuitamente sua banda ou projeto.
Em novembro de 2009, Ronnie James Dio (ELF, RAINBOW, BLACK SABBATH, DIO, HEAVEN & HELL) foi diagnosticado com os estágios iniciais de câncer de estômago. Desde então, sua esposa Wendy Dio vinha mantendo os fãs e a mídia atualizados quanto ao estado de saúde do cantor. Sua atualização final ocorreu na manhã do último domingo, dia 16 de maio de 2010, quando comunicou o falecimento de seu marido e um dos ícones imortais do Heavy Metal mundial.
A comoção beira a unanimidade em todo o mundo. Artistas do porte do IRON MAIDEN, DREAM THEATER, METALLICA e tantos outros prestaram seus agradecimentos e condolências ao cantor. Uma das vozes mais marcantes do estilo musical mais apaixonante dentre todos.
No Brasil não poderia ser diferente. Alguns dos seus principais artistas, indo dos nichos mais acessíveis aos mais extremos revelam o quanto importante foi esse consagrado músico na história do Metal e de suas vidas.
Nando Fernandes (ex-Cavalo Vapor, ex-Hangar):
"No momento em que fiquei sabendo da morte do Dio, um frio invadiu a minha alma e se fez presente até esse momento. Um sentimento de perda irreparável, uma vontade de calar para sempre em respeito a essa grande voz que não vai mais soar entre os simples mortais.
O Heavy Metal mundial perdeu o maior de todos os tempos! O mais amado por todas as tribos, a voz mais forte, limpa, rasgada, sensível e bela que já existiu. E isso se refletia na pessoa dele, sempre prestativa, educada, sorridente e encantadora.
Quem da natureza vem, pra natureza sempre volta!
Com certeza nosso querido Dio já está trabalhando em alguma outra dimensão, ensinando e construindo uma nova história em um novo lugar, assim como fez enquanto esteve entre nós.
Aos familiares deixo meus sentimentos de conforto, paz e gratidão, por tudo aquilo que ele nos deixou. Uma obra de músicas que apesar de toda força e energia, são capazes de tocar aquele lugar jamais tocado em seu coração!"
Caio Duarte (Dynahead): "Ronnie James Dio foi um exemplo como nenhum outro de um músico à frente de seu tempo, mas sua elegância e vitalidade eram igualmente incríveis. Um senhor de quase 70 anos que obscurecia qualquer outro músico muito mais jovem em um palco, e que mesmo depois de 40 anos de carreira nas costas tratava a cada um de seus fãs como amigos pessoais. Uma grande mente, uma grande voz e, sobretudo, um grande homem se foram... Seu belíssimo legado durará para sempre."
Rafael Bittencourt (Bittencourt Project):
"Perdemos Ronnie James Dio! Um exemplo raro de ética e amor à profissão. Ele realmente se doava completamente aos fãs numa entrega que fascinava. A sua espada e a sua força eram, na verdade, a representação de um coração bom e nobre que ele não temia em mostrar quando cantava. Era um pequeno gigante nos palcos quando soltava sua voz. Uma figura singular e inspiradora. Descanse em paz mestre!"
Marcelo Barbosa (Almah):
"É muito triste a sensação de finitude que chega junto com a morte de uma pessoa. No caso de pessoas mundialmente conhecidas, este sentimento é ainda mais forte, pois se assemelha ao da perda de um ente querido. Felizmente, no caso do Dio, a sua maravilhosa obra o tornou imortal e, basta apenas ouvir a um de seus clássicos de qualquer uma de suas bandas para ter certeza de que o seu legado perdurará, estando ele presente fisicamente ou não. Descanse em paz Ronnie James Dio."
Pablo Parra (Kattah):
"Dio foi uma das maiores referências do Heavy Metal no mundo! Influência para muitos; sua voz era única, e nunca será calada graças as suas obras. Cresci ouvindo Dio e comecei a tocar influenciado pela sua música. Toquei muitos dos clássicos desse baixinho carismático e que todos aprenderam a amar pelo seu talento e dedicação.
Todos na banda Kattah estamos profundamente sentidos com essa perda, e desejamos a sua família muita paz e luz. Salamaleikon!"
Pablo Vilela (Red Old Snake):
"Desde a morte do Dimebag Darrel (Pantera, Damageplan) que não me sinto tão mal! Esse último domingo foi com certeza o pior dia na história do Metal! Deixemos que sua música faça jus a sua história, pois não existirão palavras que definam a perda do nosso verdadeiro Metal God! Não é a toa que seu nome artístico era Dio, que significa ‘Deus’ em italiano!"
Leonardo Pinheiro (Behavior):
"Estamos todos órfãos! O Metal negro e obscuro perdeu um dos seus Deuses! Siga seu caminho em paz rumo às trevas Ronnie James Dio. Você foi um exemplo incondicional do que é ser extremo, mantendo sempre a melodia de sua voz a serviço da causa!"
Nando Moura (Pandora 101):
"Fiquei sabendo da morte do Dio pela própria MS Metal Press, a empresa que cuida de nossa assessoria. Não fico triste com isso! Ele teve uma vida boa, onde realizou tudo que queria nela. Esteve no palco e se apresentando até quase o momento da sua morte, teve uma esposa que sempre esteve ao lado, milhares de fãs e uma contribuição única dentro do gênero. A única certeza da vida é mesmo a morte, e quem pode dizer que teve tudo isso em vida?
Todo mundo quando morre vira santo, mas acho que ele gostaria de ter expressado melhor quem ele era de verdade nesta vida através das letras que deixou..."
Fernando Kump (Machinage):
"É com muita tristeza que nós do Machinage recebemos a notícia da morte de Ronnie James Dio, pois estávamos todos torcendo pela melhora de seu estado de saúde. É triste ver nossos ídolos irem embora, mas o legado que eles deixam para trás é o que faz deles eternos.
Dio sempre viverá em sua música e em nossos corações de Metal."
Walter Campos (Still Alive):
"Dio não foi apenas um músico, nem apenas um homem, e sim um Deus! Ele influenciou várias gerações em todas as vertentes do Metal, e não é a toa que ele sempre será o nosso eterno mestre. A maior voz do Rock de todos os tempos não se calou totalmente, pois sempre iremos guardar boas lembranças das músicas e shows dessa lenda.
Descanse em paz Dio. Agora você canta para sempre em nossos corações e continuaremos todos juntos a carregar a sua bandeira do Metal. Muito obrigado por tudo Ronnie."
Danilo Coimbra (Divine Pain, Malefactor):
"Ronnie era um cara que todos no Metal admirávamos, pelos seus ensinamentos e carisma. Ele conseguia mais ou menos o que King Diamond consegue, que era agregar segmentos melódicos e extremos do estilo. Ou alguém acha simples que um fã do Morbid Angel e outro do Helloween vão juntos curtir um evento de um artista em comum? Dio conseguia isso! Fãs do Metal Extremo, Tradicional, Power, Prog, Melódico; todos juntos erguendo a mesma bandeira!
Sentiremos sua falta Dio! Nos guiando pelas trevas através de sua música. Hail Dio!"
Pedro Senna (Artemis):
"Difícil falar sobre a perda de um dos maiores ícones do Metal mundial. Tive a oportunidade de vê-lo ao vivo em 2009 e é impressionante como ele conseguia emocionar e cativar tantas gerações, inclusive a minha que é considerada nova.
Sua música e seu jeito característico de cantar vão ser sempre muito bem lembrados por todos, e seu espírito continuará vivo em todas as canções de Heavy Metal. Meus mais sinceros agradecimentos por tudo que fizeste pela música. Descanse em paz, mestre... Long Live Rock And Roll."
Alex Zuchi (In Torment):
"É com grande pesar que ficamos a par da notícia da perda do grande vocalista Ronnie James Dio. Um homem que transformou os pilares do Heavy Metal com sua voz inconfundível e seu talento ímpar. O homem morre, mas seu legado perdurará.
Descanse em Paz Dio, mas prepare-se: sua lenda está apenas nascendo."
Daniel Piquê (Solo):
"Ultimamente o cenário está perdendo pessoas significativas no mundo da música. Dio, escolhido por Ritchie Blackmore para entrar no Rainbow e logo depois por Tony Iommi para ocupar o posto de vocalista no Black Sabbath, ou seja, tão brilhante trajetória não tem como passar em branco na vida de um músico que almeja um lugar ao sol.
Lamento não ter mais a possibilidade de sonhar em participar de um projeto com ele, mas estou agradecido pela história que ele deixou para todos nós."
Tyrant (Brutal Morticínio):
"Hoje o Metal está de luto pela morte de uma de suas figuras mais lendárias. A perda de Dio é algo irreparável, nunca haverá outro demônio como este. Entretanto, sua obra esta ainda muito viva e o seu obscuro legado ainda será celebrado pelos verdadeiros amantes deste estilo extremo por longos anos."
Ricardo Reolon (Darkest Seed):
"Lamentamos muito a perda de mais este grande mestre do Metal. Com certeza ele foi e sempre será um dos maiores vocalistas que o estilo já teve, além de referência para toda uma geração."
Beto Lins (Mantris):
"O cenário do Rock não perdeu apenas um astro, mas um dos precursores de um estilo altamente delineado pela qualidade musical de seus integrantes. Ronnie James Dio deixa com sua música uma marca de determinação nos corações dos fãs do Heavy Metal e, com a certeza, de uma missão cumprida pelo seu talento."
David Kadooka (Triad):
"O Dio foi um dos maiores vocalistas de Heavy Metal do mundo! Na realidade, ele foi mais do que isso. Ele foi um dos maiores ícones da história da música. Vocalista de alguns dos baluartes do estilo: Rainbow, Black Sabbath e sua própria carreira solo, que muito representou para gerações e gerações de fãs ao redor do planeta. Ele cravou seu nome junto ao panteão dos deuses e, como a música nunca morrerá, ele estará para sempre cantando em nossas almas e corações."
Fábio La Torre (Argos):
"Realmente não há como reparar esta perda, principalmente pra mim, que o tinha como imagem, mas infelizmente é assim que as coisas acontecem. Sua importância vai ficar como influência para todas as gerações de vocalistas. Descanse em paz mestre."
Wit (Mordeth):
"Sabe... ontem um amigo avisou sobre o fato e depois eu li a nota oficial de Wendy Dio (esposa do artista) sobre o falecimento do marido. É triste, muito triste esse vazio que se apodera de nós, seus fãs. Para quem não sabe, nós da Mordeth temos influência de Dio! Sim, é só ler na letra da ‘Dreams Are Like A Rainbow In The Dark". Acho que não preciso falar mais nada. Que o mestre descanse em paz."
Fábio Caldeira (Maestrick):
"Estou realmente em choque. É uma grande perda para todos na Maestrick. Na verdade, a maior que poderia acontecer. É o tipo de momento que você não sabe o que dizer, por que nunca espera que aconteça. Mas a realidade vem e mostra como todos nós somos frágeis e sensíveis.
Dio, siga em paz seu caminho e obrigado por Tudo! Sua voz e música vão sempre ecoar nos nossos corações e memória! You Rock!"
Alyson Garcia (Enforcer):
"Há pessoas que nascem com um dom especial. Dio teve a voz como seu diamante e pôde nos proporcionar músicas que soarão eternamente em nossos ouvidos. O que o cenário Metal pode fazer a partir de agora é manter o legado sempre nítido desta lenda."
Karina Bathory (Opus Eclipse):
"É uma pena termos perdido um ícone tão grande do Heavy Metal. Ronnie James Dio faleceu e com certeza deixou sua marca eternizada nos corações de todos os headbangers do mundo. Sempre lembraremos de suas produções audiovisuais incríveis, suas performances estonteantes e, claro, o sinal eterno dos chifres (Heavy Metal), popularizado por esse astro importantíssimo. Uma das vozes mais belas do Metal agora está em seu descanso eterno."
Morte de Ronnie James Dio
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps