Ronnie James Dio: quando os heróis são imortais

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Ronaldo Costa
Enviar correções  |  Comentários  | 

O texto representa opinião do autor, não do Whiplash.Net ou dos editores.

Que bom seria se os heróis do mundo real fossem como alguns heróis da ficção, aptos a se livrar de todos os perigos, superar todo e qualquer desafio ou até mesmo carregar consigo o dom da imortalidade. No entanto, se não fomos criados com a capacidade de viver aqui eternamente, é provável que exista um motivo maior, o qual não somos capazes de entender, para que as coisas sejam assim. Pensando bem, talvez o melhor seja que nossos heróis da realidade não tenham os mesmos superpoderes das personagens do faz-de-conta, pois apesar de esses últimos nos divertirem com suas histórias, somente aqueles primeiros e seu legado é que são realmente capazes de nos marcar e influir de fato em algo de nossas vidas.

5000 acessosGhost: Nergal revelou a identidade de Papa Emeritus II?5000 acessosO futuro do Rock nacional: bandas autorais devem "se tocar"

O mundo do heavy metal teve em maio de 2010 a triste notícia do falecimento de um de seus mais notáveis representantes, o americano Ronald James Padavona, que ficou famoso no mundo inteiro sob a alcunha de Ronnie James Dio.

Desde muito cedo, Dio já mostrava um gigantesco talento, iniciado na banda Vegas Kings, formada por ele e alguns colegas de escola. O grupo trocou de nome inúmeras vezes. Ronnie and the Rumbles, Ronnie and the Redcaps, Ronnie Dio and the Prophets, The Eletric Elves, The Elves, até chegar à sua primeira banda a se tornar realmente famosa, o ELF. Sua voz e estilo sempre chamaram a atenção de grandes músicos do meio, sendo que dois dos maiores guitar heroes do rock fizeram questão de contar com a colaboração do cantor. Primeiro foi Ritchie Blackmore, que convocou Dio para o posto de vocalista do RAINBOW em meados dos anos 70. Ali, Ronnie gravou quatro álbuns, onde se pode constatar com enorme facilidade que se tratava de uma das pessoas mais capacitadas em todo o planeta para exercer a função de vocalista de uma banda de rock.

Após sua saída do RAINBOW, foi outro gênio da música, conhecido como Tony Iommi, que enxergou em Dio o substituto ideal para Ozzy Osbourne no posto de vocalista do BLACK SABBATH, ainda que tivesse características absolutamente diferentes de seu antecessor. De sua primeira passagem pela banda ficaram como legado dois dos maiores e mais influentes clássicos da história do metal, os discos “Heaven and Hell” e “Mob Rules”, além do excelente registro ao vivo “Live Evil” que, aliás, seria o ponto crucial que motivou sua saída da banda. Contudo, a passagem de Dio pelo Sabbath o credenciou como figura emblemática e essencial do heavy metal, colocando-o na posição de um dos ícones do estilo. Não só sua capacidade, técnica, alcance e interpretação marcaram gerações, como também sua atitude nos shows. Mesmo não sendo seu criador, foi Dio quem popularizou um gesto que se tornaria talvez a maior marca registrada do metal, o famoso sinal dos chifres com a mão, algo hoje indispensável em qualquer apresentação de heavy em qualquer lugar do mundo e que se confunde com a própria essência deste gênero musical.

Quando resolveu partir para a carreira solo, Dio presenteou os fãs com mais alguns dos grandes clássicos do metal oitentista, como “Holy Diver” e “The Last In Line”, discos obrigatórios em um bom acervo de obras de rock pesado. Construiu uma sólida carreira até retornar ao Sabbath no início dos anos 90, quando gravou com a banda o ótimo álbum “Dehumanizer”, outro petardo que agradou e muito seus fãs e os de sua fase no BLACK SABBATH, de onde sairia mais uma vez e retornaria aos trabalhos solo. Em 2007, uma nova reunião com os antigos companheiros e uma turnê comemorativa e, ao mesmo tempo, de divulgação de uma coletânea que englobava seu trabalho junto à banda. Sob o nome de HEAVEN AND HELL, excursionaram por vários países e a aceitação a essa novo encontro da banda foi tamanha que levou aos membros considerarem continuar com o projeto, que inicialmente era previsto para durar apenas aquela turnê. Daí, sairia um novo trabalho de estúdio, intitulado “The Devil You Know”, que ficará eternizado na história como a última obra da prolífica carreira do cantor.

Sua trajetória foi marcada por algumas polêmicas, brigas e reconciliações. No entanto, a essa altura do campeonato, nem é necessário recontar em detalhes a história de Dio, pois ela já é amplamente conhecida por todos aqueles que se consideram amantes do metal. É e será muito difícil encontrar qualquer headbanger que não tenha batido cabeça, tocado aquela guitarrinha imaginária ou empunhado algo que simulasse um microfone ao som de alguma música do cantor. Quem, sobretudo aqueles que presenciaram a cena rockeira nos anos 80, que nunca se deixou transportar para o universo de dragões, elfos e fadas tão bem contados, cantados e interpretados por Ronnie? Quantas vezes já não nos reunimos com nossos colegas e viajamos com o som do baixinho, ao mesmo tempo em que examinávamos quase que em transe os encartes e letras dos álbuns? Quem nunca tentou acompanhar seu vocal em determinada canção para logo perceber que a tentativa era em vão? Quem nunca se impressionou com a altura, com o timbre, com a afinação da voz daquele homem, diminuto em sua estrutura física, mas que se transfigurava num gigante quando colocava os pés em um palco? Um cantor com vocal tão contundente que dispensava até mesmo a necessidade de se esgoelar para poder impressionar. Um cantor que sabia ser suave quando a canção assim pedia, que era melódico quando fosse preciso e que era agressivo quando a música fazia disso algo necessário.

Não há no ambiente do heavy metal, mesmo entre aqueles que não gostem de seu trabalho, quem ache absurdo colocar o mestre no mínimo entre os 3 maiores vocais que o estilo já conheceu. É natural do ser humano engrandecer, endeusar, cobrir de glórias a trajetória de alguém que foi marcante e famoso quando esta pessoa morre. No entanto, no caso de Dio, o mesmo foi digno e testemunha de todos os aplausos, elogios, menções e manifestações de idolatria ainda em vida. O metal deixou de ter uma de suas mais talentosas e emblemática figuras, mas deixou de ter apenas em corpo presente, pois Dio continuará sendo e sempre será uma daquelas pessoas cuja imagem e obra se confundem com a do próprio rock pesado.

Refletindo sobre o que está escrito no início deste texto, a verdade é que, à sua maneira, alguns de nossos heróis do mundo real também têm seus superpoderes, alguns até o dom da imortalidade. Têm o poder de compor e gravar obras que, às vezes nem percebemos direito, mas marcam nossa memória e, por conseguinte, nossa vida. Mesmo sem estarem presentes ali, têm o poder de estar ao nosso lado durante horas e mais horas dentro de nossas casas, nossas salas, quartos, dentro de nossos carros, nos bares que frequentamos, e isso por anos e anos. Têm o poder de nos conceder momentos de alegria ao brindar-nos com sua genialidade. E têm o poder de se tornarem imortais, se não em seus corpos mas por meio de seus legados. Este é Ronnie James Dio. Parafraseando alguns internautas que deixaram suas mensagens neste site e em outros locais da internet, realmente muito mais importante do que dizer ‘que pena’ ou ‘adeus’ é dizer ‘obrigado, Dio, valeu por tudo’.

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Morte de Ronnie James Dio

5000 acessosDio: diagnosticado com início de câncer no estômago5000 acessosDio: vocalista está comprometido a "matar o dragão"5000 acessosTony Iommi para Dio: "Melhore logo, meu velho amigo!"1899 acessosDio: frontman do Satyricon deseja melhoras a vocalista5000 acessosHalford: "Mal posso esperar que Dio fique bem e volte!"4769 acessosDio: "espantado com tantas preces e desejos de melhora"5000 acessosRonnie James Dio: vocalista iniciou quimioterapia5000 acessosRonnie James Dio: vocalista agradece pelo apoio recebido5000 acessosDio: informações sobre atual estado de saúde de vocalista5000 acessosOzzy Osbourne: "Sinto ouvir que o Ronnie está com câncer!"5000 acessosRonnie James Dio: rotina pesada e tumores diminuindo5000 acessosDio: "O tumor principal diminuiu consideravelmente!"2488 acessosDoogie White: "Ronnie James Dio é o meu herói"5000 acessosRonnie James Dio: "câncer, eu vou te cobrir de porrada!"5000 acessosRonnie James Dio: breve entrevista em vídeo com o vocalista5000 acessosHeaven & Hell: "Ronnie não está bem o suficiente!"5000 acessosDio: "Ronnie não está bem, mas ele não morreu!"5000 acessosRonnie James Dio: vocalista morre aos 67 anos5000 acessosDio: carta aberta de Lars Ulrich, baterista do Metallica5000 acessosDio: astros da música lamentam perda do vocalista5000 acessosBlog "Coluna do Batalha": crônica sobre Ronnie James Dio5000 acessosIron Maiden sobre Dio: "perdemos um talento insubstituível"5000 acessosRipper: "Um grande ser humano e o melhor cantor de rock!"5000 acessosQueensryche: "Sem dúvida um dos maiores artistas do metal!"5000 acessosUdo: "O mundo perdeu o maior vocalista do Rock 'n' Roll!"5000 acessosIommi: "Simplesmente não posso acreditar que ele se foi!"5000 acessosOzzy Osbourne no Twitter: "Descanse em paz, Ronnie!"5000 acessosDownload Festival: palco se chamará "Ronnie James Dio"5000 acessosDio: partida um ano após shows em SP, Rio e BH5000 acessosAngra: "O dia mais triste da história do Rock e Metal!"2677 acessosPaulo Baron: "Nos sentimos pequenos perto dos grandes!"3692 acessosShadowside: vocalista comenta perda de Ronnie James Dio5000 acessosJoe Lynn Turner: "Ronnie era um gentleman do Rock!"5000 acessosSepultura: Andreas Kisser lamenta a morte do Dio3687 acessosDio: "Seu nome e seu trabalho incrível viverão para sempre"4199 acessosHenry Rollins sobre Dio: "O mundo do metal está chocado"4846 acessosBelladonna sobre Dio: "Realmente vou sentir falta dele!"5000 acessosKing Diamond sobre Dio: "com pesar no coração"5000 acessosDio: artistas brasileiros se despedem do vocalista1916 acessosLizzy Borden sobre Dio: "Nunca haverá outro como ele"5000 acessosBrian May: "Dio representava a espada da bondade!"3184 acessosBywar: músicos lamentam morte de Ronnie James Dio5000 acessosDio: Governador do DF gostaria de decretar Luto Oficial3857 acessosDio: Dr.Sin presta homenagem em site oficial5000 acessosVan Halen: homenagem a Dio com cover do Rainbow2897 acessosGirlschool: "Descanse em paz Ronnie James Dio!"5000 acessosKiss: homenagem a Dio durante show disponível em vídeo5000 acessosDio: baixista do Deep Purple lamenta morte do amigo5000 acessosGafe: imagens de Ozzy para cobrir morte de Ronnie James Dio5000 acessosRonnie James Dio: morte do cantor movimenta o eBay2316 acessosDio: Mikael Akerfeldt, do Opeth, comenta sua morte3161 acessosDelfos: mudança de logotipo em homenagem a Dio608 acessosBloodforge: homenagem a Dio em sua página principal1764 acessosDanko Jones sobre Dio: "Estou em choque, ele era o melhor"1897 acessosBruno Maia: "Não sei mensurar o quanto Dio foi importante!"4040 acessosDio: Tropa de Shock e Shaman falam sobre o cantor5000 acessosMotorhead: Lemmy comenta a morte de Ronnie James Dio5000 acessosDio: Geezer Buttler relata seus últimos momentos5000 acessosDio: texto polêmico no blog do jornalista André Forastieri5000 acessosBlaze: "obrigado, Ronnie, por seu maravilhoso trabalho"2785 acessosBob Daisley sobre Dio: "o mundo perdeu um grande homem"2943 acessosDio: Portal Rock Press publica homenagem de músicos679 acessosBlog Imprensa Rocker: "Semana Ronnie James Dio"5000 acessosMetallica: tributo a Dio durante show em Lisboa5000 acessosOzzy Osbourne: "enviei mensagem de encorajamento a Dio"5000 acessosRob Halford: "A voz de Dio viverá para sempre"3320 acessosRonnie James Dio: A Voz Eterna do Rock n' Roll910 acessosSeventh Seal: em luto pela perda de Ronnie James Dio!5000 acessosTobias Sammet: "Ronnie James Dio, descanse em paz"1410 acessosHellish War: morte de Dio foi dolorosa como a de um parente504 acessosDio: Manu Joker, do Uganga, lamenta morte de cantor1172 acessosCircle II Circle: Bill Hudson fala sobre Ronnie James Dio5000 acessosSlash: "todo rockstar deveria querer ser como Dio"5000 acessosRonnie James Dio: o dia em que o heavy metal morreu5000 acessosChuck Billy: "Era humilde e a pessoa mais doce do mundo!"5000 acessosIan Gillan: "Dio era o homem mais gentil que já conhecemos"2823 acessosCraig Goldy: homenagem a Ronnie James Dio em carta5000 acessosBill Ward: declaração sobre a passagem de Ronnie James Dio3837 acessosDio: homenagem nos EUA, doação para instituição5000 acessosJorn: "Dio sempre viverá em meu coração e minha música!"5000 acessosAndre Matos: Dio, simples e humano, um monstro sagrado5000 acessosDio: igreja local quer impedir manifestação em sua memória4751 acessosScorpions: homenageando Ronnie James Dio em site e em show5000 acessosDio: missa em homenagem ao cantor em Porto Alegre1725 acessosHerman Rarebell: "Ronnie James Dio nunca será esquecido"1547 acessosAlex Skolnick: comentários sobre a morte de Dio5000 acessosBruce Dickinson: homenagem a Ronnie James Dio em programa5000 acessosYngwie Malmsteen: "Long Live Ronnie James Dio"5000 acessosJorn Lande: homenagem a Ronnie com o álbum "Dio"765 acessosOne Of Them: grupo gaúcho fala sobre Ronnie James Dio5000 acessosDio: "Ronnie era um cara muito legal", diz Steve Vai2001 acessosPrimal Fear: dedicando canção a Ronnie James Dio em show5000 acessosSteve Morse: "Ronnie James Dio foi um músico de verdade"5000 acessosJack Black: "Dio era meu vocalista de Heavy Metal favorito"5000 acessosRonnie James Dio: a história do ícone do Heavy Metal5000 acessosRonnie James Dio: charge em jornal de Belo Horizonte5000 acessosKerry King: "Dio era um dos caras mais legais no ramo".1543 acessosShawn Drover: "perda absoluta ao saber que Ronnie se foi"5000 acessosDio: ouça última música gravada pelo vocalista2264 acessosRudy Sarzo sobre Dio: "sentirei falta do som de sua voz"5000 acessosArch Enemy: "A voz de Dio ecoará na eternidade!"830 acessosMetal Church: ex-vocalista fala sobre Ronnie James Dio2941 acessosDoug Aldrich sobre Dio: "nós perdemos um Gigante"1087 acessosRoyal Hunt: Dio, grande artista, verdadeiro cavalheiro3998 acessosAl Atkins: "o mundo perdeu um de seus melhores vocalistas"4566 acessosDio: fotógrafa Thais Azevedo agradece sua carreira a Ronnie2405 acessosBilly Corgan: "Ronnie James Dio, que triste perda!"5000 acessosVinny Appice: "Ronnie James Dio era meu melhor amigo"1152 acessosGoldy: "Dio me trouxe a um mundo onde sonhos se realizam!"1591 acessosDoogie White: "Um grande homem perdeu sua vida"5000 acessosJon Oliva: "fizemos muita besteira, mas Dio cuidou de nós"1432 acessosImpellitteri: "Ronnie James Dio, o maior cantor de metal!"2655 acessosMcKagan sobre Dio: devemos reverência a este grande homem1045 acessosRachel Bolan: Dio foi a voz da minha juventude1270 acessosObituary: "não há no Metal alguém que não deva algo a Dio"2264 acessosJon Schaffer: "Dio, uma pessoa sábia, gentil e especial"1895 acessosDio: "perda gigantesca, chifres a meio pau", diz Scott Ian5000 acessosRonnie James Dio: depoimento emocionante de Alex Skolnick545 acessosRedemption: "o mundo do Heavy Metal perdeu sua voz"2064 acessosKorn: "Ronnie James Dio era um cara muito humilde e doce"1896 acessosSimon Wright: "Dio era como um pai para mim", diz baterista3331 acessosUriah Heep: "Dio, um cavalheiro da mais elevada ordem"752 acessosVirgin Steele: "Dio, voz marcante e um grande talento"3583 acessosCorey Taylor: "nunca haverá outro Ronnie James Dio"459 acessosAnnihilator: "Ronnie James Dio possuía um talento único"975 acessosTriumph: "é uma tragédia ver Dio morrer tão cedo"2109 acessosGus G.: Ronnie James Dio foi um verdadeiro gigante do Rock1828 acessosByford, do Saxon: "a voz de Dio foi sempre poderosa e alta"1674 acessosKrist Novoselic: "Dio era um gigante no mundo do Metal"5000 acessosDio: grupo anti-satânico explica manifestação em funeral2002 acessosExodus: o impacto de Dio sobre o guitarrista da banda1185 acessosRowan: privilegiado por ter feito parte da vida de Dio1508 acessosMachine Head: "obrigado Dio, pelo que você fez pela música"2112 acessosDio: Graham Bonnet faz declaração em relação à morte de Dio1992 acessosBlind Guardian: Marcus presta condolências à família de Dio1420 acessosRodrigo Cruz: "Dio, a humildade por trás do ídolo"2508 acessosTrivium: vocalista recebeu dicas de Ronnie James Dio1248 acessosMichael Anthony: "Dio, uma força propulsora no hard rock"740 acessosDio: a influência do vocalista sobre o Onslaught2530 acessosOver The Rainbow: membros prestam homenagem a Dio154 acessosDio: banda catarinense Sabre presta sua homenagem149 acessosAlan Tecchio: O mundo fica mais sombrio com a morte de Dio2459 acessosJon Lord: "A voz de Dio era instrumento de beleza e poder!"1173 acessosDoro Pesch: "Ronnie era uma incrível inspiração para mim"921 acessosInto Eternity: "Descanse em paz, Ronnie James Dio"5000 acessosDio: "não era ligado em Deus, mas era espiritualista"5000 acessosMegadeth: Dave Mustaine relembra Ronnie James Dio5000 acessosRonnie James Dio: videos e fotos de cerimonial ao vocalista1305 acessosRonnie James Dio: homenagem no Metal Revolution3121 acessosManowar: banda lançará tributo a Ronnie James Dio570 acessosDark Tranquillity sobre Dio: "você sempre foi um herói"713 acessosDoogie White: homenagem a Dio em show com Rata Blanca5000 acessosDio: fotos em alta qualidade do memorial público1476 acessosMike Inez: "Dio, um líder e um maravilhoso ser humano"1312 acessos30 de Maio: dia de Ronnie James Dio em Los Angeles3822 acessosRonnie James Dio: Jorn Lande fala sobre tributo a Dio1599 acessosGlenn Hughes: vídeo com mensagem para Ronnie James Dio5000 acessosRégis Tadeu: Dio foi o "Frank Sinatra" do heavy metal1151 acessosAndreas Kisser: "a morte de Dio chocou o mundo da música"4198 acessosRonnie James Dio: compre camiseta e faça doação2045 acessosRoss The Boss: foi Dio quem o apresentou a Joey DeMaio5000 acessosRonnie James Dio: filmagem de último show do vocalista1516 acessosEddie Trunk: radialista fala sobre Ronnie James Dio892 acessosTNT: Tony Harnell presta homenagem a Ronnie James Dio816 acessosTyketto: Dio, uma das pessoas mais queridas na música592 acessosCrimson Glory: Dio, fonte de um talento incomensurável687 acessosDarrel Roberts: "para mim, Dio iria durar para sempre"698 acessosBob Mitchell: façamos uma despedida respeitosa para Dio3352 acessosPhil Anselmo: "Dio era um dos f.d.ps mais legais"622 acessosNeil Turbin: "Dio, general da realeza do rock!"772 acessosY&T: a bondade de Dio para com os fãs era excepcional1790 acessosW.O.A. 2010: noite de filmes em memória a Ronnie James Dio5000 acessosHeaven & Hell: show tributo a Dio - Hughes e Lande no vocal992 acessosAnvil: vídeo homenagem a Ronnie James Dio em show5000 acessosDio: esposa critica projetos em "tributo" ao vocalista2307 acessosDio: vídeo promocional de tributo com Manowar é lançado5000 acessosDio: capa de "Magic - A tribute to Ronnie James Dio"5000 acessosDio: "Ronnie conhecia Joey DeMaio, eles não eram amigos"2992 acessosManowar: vocal diz que Dio foi "o primeiro deus do metal"912 acessosFozzy: vídeo de homenagem a Ronnie James Dio em show2169 acessosManowar: vídeo de tributo ao Dio no festival Sonisphere815 acessosLoudness: em choque pela morte de Ronnie James Dio770 acessosBig Four: integrantes falam sobre Dio (vídeo em inglês)5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson dedica música a Dio em show1785 acessosDio: músicos noruegueses fazem tributo ao vocalista1453 acessosRonnie James Dio: músicos farão homenagem em cruzeiro3042 acessosVinnie Paul: relembrando Dio, Pete Steele e Paul Gray1877 acessosWatain: "Dio está agora realmente em um lugar melhor"5000 acessosJorn Lande: "Não estou me aproveitando da morte de Dio"4298 acessosGlenn Hughes: cantor fala sobre show com Heaven and Hell2677 acessosDio: tributo por Doro, Rudi Pell, Doogie White e Kai Hansen3060 acessosTributo do Heaven & Hell: "vai ser uma sensação estranha"5000 acessosRonnie James Dio: tributo feito pelo Tenacious D2475 acessosDio: Geezer Butler fala sobre o show tributo ao vocalista5000 acessosHeaven & Hell: até Phil Anselmo cantou em tributo a Dio2787 acessosDio: álbum e show em tributo ao vocalista, diz Glenn Hughes3874 acessosDio: conteúdo do Kit "Stand Up and Shout Cancer Fund"5000 acessosIron Maiden: homenagem a Dio no festival Sziget5000 acessosGeezer: grande parte da minha vida se foi com Ronnie3372 acessosTim "Ripper" Owens: cover do Sabbath em homenagem a Dio5000 acessosRonnie James Dio: local onde estão os seus restos mortais1466 acessosJorn Lande: eternamente honrado e grato por tributo ao Dio5000 acessosVinny Appice: "Ronnie não sabia que estava doente"3662 acessosVinny Appice: "Dio, um irmão, líder e meu melhor amigo"5000 acessosGeezer Butler: morte de Dio poderia ter sido evitada5000 acessosVivian Campbell: "Morte de Dio apenas me cutucou!"5000 acessosDio: relato de um fã que o conheceu pessoalmente5000 acessosRonnie James Dio: um ano atrás, morria um pequeno gigante5000 acessosEm 16/05/2010: Ronnie James Dio morre, vítima de câncer5000 acessosDio: antigos membros do Black Sabbath lembram sua morte5000 acessosDio: esposa responde acusações de faturar com sua morte4954 acessosTony Iommi: relembrando Ronnie James Dio no facebook2296 acessosBlaze Bayley: vocalista cita Dio como sua maior influência1583 acessosDio: relembrado quando completam dois anos de sua morte5000 acessosRonnie James Dio: Glenn Hughes visita túmulo5000 acessosDio: mensagem de Wendy sobre três anos do falecimento da lenda5000 acessosLemmy: cinzas foram depositadas próximo ao túmulo de Dio0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de Ronnie James Dio"

0 acessosTodas as matérias da seção Opiniões0 acessosTodas as matérias sobre "Morte de Ronnie James Dio"0 acessosTodas as matérias sobre "Dio"0 acessosTodas as matérias sobre "Heaven And Hell"0 acessosTodas as matérias sobre "Black Sabbath"


GhostGhost
Nergal revela a identidade de Papa Emeritus II?

O futuro do Rock nacionalO futuro do Rock nacional
Bandas autorais devem "se tocar"

Ellen JabourEllen Jabour
Slayer, Metallica, Guns e Judas no Top10 da modelo

5000 acessosPhil Anselmo: Vocalista explica e se retrata por episódio racista5000 acessosAngra: Kiko Loureiro relembrando o tempo de Dominó5000 acessosScorpions: As 20 melhores canções com temática romântica4778 acessosHeavy Metal: as palavras mais usadas em nomes de bandas5000 acessosJourney: o famoso erro geográfico em "Don't Stop Believin'"5000 acessosSão Paulo Trip: encontros históricos nos bastidores do evento

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 10 de maio de 2012
Post de 08 de julho de 2017


Sobre Ronaldo Costa

Nascido na capital paulista em meados dos anos 70, teve a sorte de, ainda bem jovem, descobrir por meio de um primo o debut do Iron Maiden. Quando ouviu “Prowler” pela primeira vez, logo entendeu que aquilo passaria a fazer parte de sua vida. Gosta sobretudo dos clássicos, como Maiden, Judas, Sabbath, Purple, Zeppelin, Metallica, AC/DC, Slayer, mas ouve desde um hard bem leve até um bom death metal. Além da paixão pelo metal e pelo rock em geral, também adora cinema e um bom futebol.

Mais matérias de Ronaldo Costa no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em junho: 1.119.872 visitantes, 2.427.684 visitas, 5.635.845 pageviews.

Usuários online