Renascimento: o Grunge não matou o metal, mas sim o salvou
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 10 de julho de 2011
Por Jon Hotten
Traduzido por Nacho Belgrande
No dia 3 de outubro de 1989, o quinto disco do MÖTLEY CRÜE, ‘Dr. Feelgood’ chegou ao primeiro posto das paradas da revista estadunidense Billboard. Era o vigésimo sétimo aniversário de Tommy Lee. Eles pareciam invencíveis, possuídos por um toque de Midas que significava que até as muitas cagadas que eles faziam viravam ouro. Qualquer sugestão de que a banda que deu origem ao ‘hair metal’, que personificava a ensolarada, atordoada e sexy Sunset Strip, veria tudo que eles simbolizavam desaparecer do mapa em menos de dois anos parecia completamente absurda.
Kurt Cobain e Seattle eram catalisadores improváveis para tamanha mudança. O noroeste do Pacífico, belo mas bucólico com seu clima litorâneo e conglomerados de casas de café, era tão remoto de Los Angeles quanto Kurt era de Vince Neil.
Enquanto tornou-se fácil dizer que um riff – o indelével de ‘Smells Like Teen Spirit’, de autoria de Cobain – apressou essa mudança brusca, na verdade o ciclo tinha começado por volta da época que ‘Dr. Feelgood’ foi lançado, quando o Soundgarden, Nirvana e Pearl Jam assinaram contrato com grandes gravadoras. Alinhados em fila atrás de Teen Spirit estavam discos como ‘Nevermind’, ‘Ten’, ‘Badmotorfinger’, ‘Dirt’, ‘Temple of the Dog’ e mais, discos de extrema coesão e qualidade que convergiram em volta de uma época e um tempo muito identificável, e que foram lançados separadamente um do outro numa questão de meses. Quando eles chegaram, Los Angeles, Hair Metal, Mötley Crüe e o resto sumiram no retrovisor, e ficaram obsoletos da noite pro dia.
Quando você trabalha em revistas de rock, você aprende rapidamente pra que rumo o vento sopra. No meio de 1992, colocar Cobain ou Vedder ou Chris Cornell ou Layne Staley na capa fazia as vendas dispararem. Axl Rose ainda vendia revistas também – a fama do Guns N’ Roses era arrebatadora e eles compartilhavam um niilismo punk com muitas bandas de Seattle – mas de repente os dias de um Skid Row ou um Thunder ou um Poison na capa já tinham há muito se passado.
Esta matéria pode ser lida na íntegra no site do LoKaos Rock Show:
http://lokaos.net/o-renascimento-o-grunge-nao-matou-o-metal-ele-o-salvou/
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artista que é "a essência do rock", segundo James Hetfield do Metallica
As três músicas punk que Lemmy escolheu entre as maiores de todos os tempos
A obra-prima do Pink Floyd que, para Roger Waters, quase foi arruinada por David Gilmour
Dave Mustaine classifica Teemu Mäntysaari como o guitarrista que sempre procurou
Os 100 melhores álbuns da década de 1980, em lista da Classic Rock
A música que Ronnie James Dio fez para deixar o Black Sabbath para trás
A canção do Iron Maiden que arrepia Bruce Dickinson; "genial"
58 shows internacionais de rock e metal para ver no Brasil em julho
A lenda do rock que Lou Reed odeia: "Pessoa mais sem talento que já ouvi na vida"
O melhor disco dos anos 80, segundo a Classic Rock
A banda que Brian May achava que deveria ter sido gigantesca; "Eles foram nossos mentores"
Savatage gravará show com orquestra no Anfiteatro da Pompeia
A banda clássica dos anos 70 que Noel Gallagher chamou de "uma merda"
A única banda de rock nacional que não virou peça de museu, segundo Regis Tadeu
A canção dos anos sessenta que Robert Plant sabia que jamais conseguiria superar
A música que resume o que é o metal, na opinião do vocalista do Avenged Sevenfold
Os 5 álbuns essenciais para compreender o rock nacional anos 1980, segundo Regis Tadeu


"O grunge foi muito influenciado pelo thrash metal", afirma Gene Hoglan
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
O disco que Kurt Cobain esperava que fosse enterrar o grunge de vez
Mike McCready relembra colegas mortos da cena grunge e questiona: "Valeu a pena?"



