Grunge: lendário fotógrafo relata emocionante história sobre Chris Cornell
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 02 de janeiro de 2019
Em um novo vídeo no YouTube, um dos lendários fotógrafos do grunge e que dirigiu o 1º videoclipe da canção "Jeremy", do PEARL JAM, Chris Cuffaro, contou uma história emocionante sobre Eddie Vedder e Chris Cornell.
"29 de setembro de 1991, eu estava em Seattle fotografando o PEARL JAM para a sua gravadora na época, Epic Records. Depois que bati as fotos, fui para outro local fotografar o SOUNDGARDEN para a revista Cream".
"É de onde vem esta foto (acima). É a minha foto favorita do SOUNDGARDEN, porque foi num momento em que o 3º disco deles, 'Badmotorfinger' (1991), tinha acabado de ser lançado e o filme 'Singles' estava em produção e iria em breve ser lançado, tipo, foi no auge do grunge em Seattle. A foto em si é simples e me lembro que tinha voltado recentemente do Havaí, onde tinha assistido ao último show do JANE'S ADDICTION na época. Eu morava em Seattle e tinha uma amizade com Eddie Vedder..."
"Eddie havia me mostrado uma fita, era uma fita cassete das demos do EP 'Poncier', ou as músicas da fita 'Poncier' que ainda iriam se chamar. Era sobre o filme 'Singles' e se você assistir ao filme, o personagem do ator Matt Dillon, Cliff Poncier, faz uso desta fita. Eddie tocou a fita para mim e basicamente o que tinha eram umas 05 demos de Chris Cornell".
"Eram as canções 'Seasons', 'Spoonman' e algumas outras de Chris. Era somente uma demo e Eddie havia me mostrado a fita, antes do lançamento do filme".
"Quando estava fotografando o SOUNDGARDEN para a revista Cream, eu mencionei a fita para Chris e perguntei para ele: 'Posso fazer uma cópia da fita?' E ele me respondeu: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu ainda falei: 'Por favor!', mas Chris foi taxativo: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu insisti, dizendo: 'Prometo que não vou mostra-la a ninguém, só vou escuta-la sozinho' e Chris me respondeu: 'Ah, que seja... Vou pensar sobre isso'".
"Semanas depois, estou me preparando para dirigir o 1º videoclipe da canção 'Jeremy', do PEARL JAM (1º disco, 'Ten', 1991), e Eddie aparece, me entrega uma fita cassete e fala: 'Isto é de Chris, ele pediu para lhe entregar'. Eram as demos do filme Singles, a fita 'Poncier'. Foi um dos melhores presentes que já recebi de alguém, ainda mais sendo de Chris Cornell e eu a tenho até hoje! Foi um presente e momento incrível, e até hoje, um dos meus pertences mais valiosos que possuo na história do rock".
Confira o áudio de estúdio da canção de Chris Cornell, "Seasons", e que foi trilha sonora do filme "Singles". E na sequência, o 1º videoclipe da música "Jeremy", do PEARL JAM (versão alternativa):
"Seasons"
"Jeremy"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Brad Arnold, vocalista do 3 Doors Down, morre aos 47 anos
A melhor música de cada álbum do Iron Maiden, segundo ranking feito pela Loudwire
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
A música do Rainbow que Ritchie Blackmore chama de "a definitiva" da banda
O que Max Cavalera deveria levar para tratar na terapia, segundo Andreas Kisser
O ícone do thrash metal que era idolatrado na Bay Area e tinha um lobo de estimação
A melhor e a pior música de cada disco do Iron Maiden, segundo o Heavy Consequence
O gênero musical que Phil Collins nunca suportou ouvir, segundo o próprio
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"Tool virou música de velho", admite vocalista Maynard James Keenan
A banda brasileira que sempre impressiona o baixista Mike LePond, do Symphony X
Uma cantora brasileira no Arch Enemy? Post enigmático levanta indícios...
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância


Quando Chris Cornell temeu que o Soundgarden fosse comparado com Black Sabbath ou Led Zeppelin
O guitarrista brasileiro que recusou convite de Chris Cornell para integrar sua banda
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
As 11 melhores baladas de rock alternativo dos anos 1990, segundo a Loudwire
15 grandes discos lançados em 1996, em lista da Revolver Magazine
Lista: 10 bandas que acabaram e nunca mais retomarão as atividades
Chris Cornell: falando sobre suicídio em entrevista de dez anos atrás


