Grunge: lendário fotógrafo relata emocionante história sobre Chris Cornell
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 02 de janeiro de 2019
Em um novo vídeo no YouTube, um dos lendários fotógrafos do grunge e que dirigiu o 1º videoclipe da canção "Jeremy", do PEARL JAM, Chris Cuffaro, contou uma história emocionante sobre Eddie Vedder e Chris Cornell.
"29 de setembro de 1991, eu estava em Seattle fotografando o PEARL JAM para a sua gravadora na época, Epic Records. Depois que bati as fotos, fui para outro local fotografar o SOUNDGARDEN para a revista Cream".
"É de onde vem esta foto (acima). É a minha foto favorita do SOUNDGARDEN, porque foi num momento em que o 3º disco deles, 'Badmotorfinger' (1991), tinha acabado de ser lançado e o filme 'Singles' estava em produção e iria em breve ser lançado, tipo, foi no auge do grunge em Seattle. A foto em si é simples e me lembro que tinha voltado recentemente do Havaí, onde tinha assistido ao último show do JANE'S ADDICTION na época. Eu morava em Seattle e tinha uma amizade com Eddie Vedder..."
"Eddie havia me mostrado uma fita, era uma fita cassete das demos do EP 'Poncier', ou as músicas da fita 'Poncier' que ainda iriam se chamar. Era sobre o filme 'Singles' e se você assistir ao filme, o personagem do ator Matt Dillon, Cliff Poncier, faz uso desta fita. Eddie tocou a fita para mim e basicamente o que tinha eram umas 05 demos de Chris Cornell".
"Eram as canções 'Seasons', 'Spoonman' e algumas outras de Chris. Era somente uma demo e Eddie havia me mostrado a fita, antes do lançamento do filme".
"Quando estava fotografando o SOUNDGARDEN para a revista Cream, eu mencionei a fita para Chris e perguntei para ele: 'Posso fazer uma cópia da fita?' E ele me respondeu: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu ainda falei: 'Por favor!', mas Chris foi taxativo: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu insisti, dizendo: 'Prometo que não vou mostra-la a ninguém, só vou escuta-la sozinho' e Chris me respondeu: 'Ah, que seja... Vou pensar sobre isso'".
"Semanas depois, estou me preparando para dirigir o 1º videoclipe da canção 'Jeremy', do PEARL JAM (1º disco, 'Ten', 1991), e Eddie aparece, me entrega uma fita cassete e fala: 'Isto é de Chris, ele pediu para lhe entregar'. Eram as demos do filme Singles, a fita 'Poncier'. Foi um dos melhores presentes que já recebi de alguém, ainda mais sendo de Chris Cornell e eu a tenho até hoje! Foi um presente e momento incrível, e até hoje, um dos meus pertences mais valiosos que possuo na história do rock".
Confira o áudio de estúdio da canção de Chris Cornell, "Seasons", e que foi trilha sonora do filme "Singles". E na sequência, o 1º videoclipe da música "Jeremy", do PEARL JAM (versão alternativa):
"Seasons"
"Jeremy"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
As cinco músicas dos Beatles que soam muito à frente de seu tempo
A melhor música de rock lançada em 2025, segundo o Loudwire
O álbum que David Gilmour vê como uma continuação de "The Dark Side of the Moon"
Rodrigo Oliveira explica por que não passou nos testes para o Angra nem para o Sepultura
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Alter Bridge abrirá para o Iron Maiden apenas no Brasil
Max Cavalera diz ser o brasileiro mais reconhecido do rock mundial
Guns N' Roses confirma novo local para show em Porto Alegre
É oficial! Iron Maiden vem ao Brasil em outubro de 2026; confira as informações
System of a Down volta à América Latina em maio de 2026
O maior baixista de todos os tempos, segundo o lendário produtor Rick Rubin
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
As músicas do Red Hot Chili Peppers que Flea sofre pra tocar ao vivo; "preciso mesmo aquecer"


O que tornava o Soundgarden especial, segundo o baixista; "não éramos grandes músicos"
O melhor vocalista da história da era moderna, segundo Phil Anselmo
As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Os 5 melhores álbuns de grunge de todos os tempos, segundo Andre Barcinski
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
Chris Cornell e o fantástico álbum do Pink Floyd que mexeu profundamente com ele
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"


