Grunge: lendário fotógrafo relata emocionante história sobre Chris Cornell
Por Brunelson T.
Fonte: Rock in The Head
Postado em 02 de janeiro de 2019
Em um novo vídeo no YouTube, um dos lendários fotógrafos do grunge e que dirigiu o 1º videoclipe da canção "Jeremy", do PEARL JAM, Chris Cuffaro, contou uma história emocionante sobre Eddie Vedder e Chris Cornell.
"29 de setembro de 1991, eu estava em Seattle fotografando o PEARL JAM para a sua gravadora na época, Epic Records. Depois que bati as fotos, fui para outro local fotografar o SOUNDGARDEN para a revista Cream".
"É de onde vem esta foto (acima). É a minha foto favorita do SOUNDGARDEN, porque foi num momento em que o 3º disco deles, 'Badmotorfinger' (1991), tinha acabado de ser lançado e o filme 'Singles' estava em produção e iria em breve ser lançado, tipo, foi no auge do grunge em Seattle. A foto em si é simples e me lembro que tinha voltado recentemente do Havaí, onde tinha assistido ao último show do JANE'S ADDICTION na época. Eu morava em Seattle e tinha uma amizade com Eddie Vedder..."
"Eddie havia me mostrado uma fita, era uma fita cassete das demos do EP 'Poncier', ou as músicas da fita 'Poncier' que ainda iriam se chamar. Era sobre o filme 'Singles' e se você assistir ao filme, o personagem do ator Matt Dillon, Cliff Poncier, faz uso desta fita. Eddie tocou a fita para mim e basicamente o que tinha eram umas 05 demos de Chris Cornell".
"Eram as canções 'Seasons', 'Spoonman' e algumas outras de Chris. Era somente uma demo e Eddie havia me mostrado a fita, antes do lançamento do filme".
"Quando estava fotografando o SOUNDGARDEN para a revista Cream, eu mencionei a fita para Chris e perguntei para ele: 'Posso fazer uma cópia da fita?' E ele me respondeu: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu ainda falei: 'Por favor!', mas Chris foi taxativo: 'Não, elas são as minhas demos'. Eu insisti, dizendo: 'Prometo que não vou mostra-la a ninguém, só vou escuta-la sozinho' e Chris me respondeu: 'Ah, que seja... Vou pensar sobre isso'".
"Semanas depois, estou me preparando para dirigir o 1º videoclipe da canção 'Jeremy', do PEARL JAM (1º disco, 'Ten', 1991), e Eddie aparece, me entrega uma fita cassete e fala: 'Isto é de Chris, ele pediu para lhe entregar'. Eram as demos do filme Singles, a fita 'Poncier'. Foi um dos melhores presentes que já recebi de alguém, ainda mais sendo de Chris Cornell e eu a tenho até hoje! Foi um presente e momento incrível, e até hoje, um dos meus pertences mais valiosos que possuo na história do rock".
Confira o áudio de estúdio da canção de Chris Cornell, "Seasons", e que foi trilha sonora do filme "Singles". E na sequência, o 1º videoclipe da música "Jeremy", do PEARL JAM (versão alternativa):
"Seasons"
"Jeremy"
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O artefato antigo que voltou à moda, enfrenta a IA e convenceu Andreas a lançar um disco
Entidade de caridade britânica rompe relações com Sharon Osbourne
Astros do rock e do metal unem forças em álbum tributo ao Rainbow
A música do Iron Maiden que é a preferida de Mikael Akerfeldt, vocalista do Opeth
O guitarrista vetado na banda de Suzi Quatro que três anos depois vendeu 10 milhões de discos
A sincera opinião de Ozzy sobre George Harrison e Ringo Starr: "Vamos ser honestos?"
Com 96 atrações, Sweden Rock Festival fecha cast para edição 2026
7 músicas de metal lançadas em 2000 que estavam à frente do seu tempo, segundo a Louder
Com quase 200 atrações, Summer Breeze fecha cast para edição 2026
Ex-vocalista gostaria de participar da turnê que celebra 50 anos do Accept
O clássico que o Rainbow nunca tocou ao vivo porque Ritchie Blackmore esqueceu o riff
Tony Iommi elege o maior riff de guitarra de todos os tempos; "difícil de superar"
Festival Somos Rock é adiado uma semana antes da realização
A música que deixou seu autor constrangido e se tornou um grande hit dos anos 90
"Um dos meus maiores heróis": Kiko Loureiro presta homenagem a Oscar Schmidt

O "Grito Silencioso": Dave Navarro Reacende Teorias sobre Chris Cornell e Chester Bennington
O maior álbum grunge para muitos, e que é o preferido de Eddie Vedder
"Black Hole Sun", do Soundgarden, entra para o "Clube do Bilhão" do Spotify
Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
Os dois nomes citados por Cornell ao assumir que odiava rockstars arrogantes ou inacessíveis
Os nomes do grunge que Ronnie James Dio mais gostava; "Tudo banda de alto nível"
A maior banda de rock'n'roll para Brad Pitt; "Sou um grande fã de tudo que ele faz"


