Inocentes: matéria no Jornal do Commercio sobre 30 anos
Por AD Luna
Fonte: Jornal do Commercio
Postado em 20 de setembro de 2011
"Estamos aqui para revolucionar a música popular brasileira, para pintar de negro a Asa branca, atrasar o Trem das onze, pisar sobre as flores de Geraldo Vandré e fazer da Amélia uma mulher qualquer". A frase pronunciada em 1981, sintetiza o espírito do então nascente movimento punk brasileiro e da vontade de "destruir o sistema" de Clemente Nascimento, vocalista da banda paulistana INOCENTES, que, em 2011, completa três décadas de vida. Para marcar a data, o grupo teve seus primeiros LPs produzidos pela Warner Music relançados e divulga o lançamento do documentário Inocentes - 30 anos.
Inocentes (1989), Adeus Carne (1987) e Pânico em SP (1986) foram repostos no mercado pela multinacional, no mês passado. Inicialmente um EP, Pânico em SP ganhou mais seis faixas-bônus inéditas. "O Adeus Carne é meu disco preferido dos Inocentes. Foi com ele que descobri a possibilidade de se fazer tudo dentro do punk. O álbum tem até um samba! Havia muito preconceito e ignorância no Brasil. A galera não se ligava na conexão do punk com o reggae, com o ska e outros estilos. Pensavam que se um grupo fizesse sons menos agressivos não seria mais punk", rememora Cannibal, vocalista da pernambucana Devotos.
O rompimento com a paradoxal ortodoxia punk fez o Inocentes ser tachado de "traidor do movimento" pelos seus adeptos mais fundamentalistas, na época em que os músicos se uniram ao inimigo encarnado em forma de grande gravadora. "Quando o punk foi criado, seus elementos mais legais eram justamente a quebra de tabus, de dogmas, o questionamento. Só que, com o tempo, vários de seus adeptos acabaram por também criar comportamentos dogmáticos e não saíram mais disso", explica Clemente, tendo o cuidado de não atribuir caráter de censura à visão de seus colegas mais tradicionalistas.
Clemente é um punk progressista praticante. Apesar de, por vezes, suas sacadas irônicas (e auto-irônicas) serem mal interpretadas pelos fãs (principalmente, os adolescentes) de cantores e bandas que ele entrevista no programa de TV online Estúdio Showlivre (www.showlivre.com), ele mantém rica relação de amizade com seguidores de inúmeros outros credos musicais: da mpb, passando pela eletrônica, pelo indie até o heavy metal. Assim como acontece com centros e casas noturnas paulistanas, a exemplo do Sesc Pompéia, Studio SP e Itaú Cultural, o Showlivre costuma abrigar diversos artistas pernambucanos que moram ou visitam a capital paulista.
Leia mais no link abaixo
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



As quatro melhores músicas do Led Zeppelin, segundo Robert Plant
A cantora que conquistou James Hetfield com sua voz "de cheiro de cigarro"
John Bush não lamenta ter feito menos sucesso que colegas de geração
As músicas mais longas de 10 grandes bandas de heavy metal
Com a cantora Mona Miari, Roger Waters lança nova versão de "Comfortably Numb"
Eric Martin, Edu Falaschi, Tim Owens e Jeff Scott Soto anunciam setlist do Masters of Voices
Show do Iron Maiden em Paris é prejudicado por falta de luz
Mortiis sobre o black metal nos anos 90: "Tudo soava igual"
Steve Harris foi único membro do Iron Maiden a receber Paul Di'Anno em show, revela documentarista
A melhor música de rock progressivo de todos os tempos, segundo os leitores da Prog
A separação de banda que deixou Jimmy Page arrasado; "Ficamos tristes quando eles terminaram"
Hellfest anuncia edição de 20 anos com 10 palcos e mais de 300 bandas em 2027
Hellacopters acerta (de novo) com seu rock n' roll visceral em "Cream Of The Crap! - Volume 3"
O álbum do Radiohead que Thom Yorke comparou aos Beatles; "podemos fazer o que quisermos"
Os 20 melhores álbuns lançados em 1999, segundo lista da Metal Hammer
O motivo pelo qual John Lennon odiava um clássico de Neil Young
Dor de Corno: Dez músicas para ouvir no bar depois de tomar um chifre
O que significa "segredos de liquidificador", cantado por Cazuza em "Codinome Beija-Flor"


Assista ao "Sons de SP: Rock" documentário da TV Globo sobre o estilo musical
A banda que Clemente subestimou no Musikaos: "Nunca ouvi falar e vendeu 400 em 10 minutos"
Punk: como eles fizeram o rock retomar rebeldia após o prog "chato", segundo Clemente



