A banda que Clemente subestimou no Musikaos: "Nunca ouvi falar e vendeu 400 em 10 minutos"
Por Gustavo Maiato
Postado em 17 de outubro de 2025
No fim dos anos 1990 e início dos 2000, o programa Musikaos, exibido pela TV Cultura, virou um ponto de encontro para a música alternativa brasileira. Comandado por Gastão Moreira e produzido por uma equipe formada por músicos e agitadores culturais - entre eles Clemente Nascimento, do Inocentes - o programa abriu espaço para nomes do punk, do hardcore, do rap e até do reggae, sempre com gravações no palco da Choperia do Sesc Pompeia, em São Paulo.
Mas, entre tantas apresentações históricas, uma noite entrou para o folclore do Musikaos - e também para a memória de Clemente. Em entrevista a Andre Barcinski, o vocalista relembrou o dia em que, por acaso, escalou o Planta & Raiz para se apresentar ao lado de Edson Gomes e acabou protagonizando o show mais caótico e lotado da história do programa.


"A gente tava gravando o Musikaos e praticamente morava no Sesc. Toda terça era gravação lá. Um dia, o Paulo Miklos ia se apresentar, mas caiu o show, ele não pôde ir. Aí eu falei: 'Pô, não tem banda pra fazer hoje. E agora?'", contou Clemente.

"Eu morava na Serra da Cantareira e vivia vendo uns cartazes de uma banda de reggae que queria tocar lá, tal de Planta & Raiz. Pensei: 'Vamos chamar esses caras. Acho que vai ser legal fazer um dia de reggae.'"
Para completar a noite, Clemente teve a ideia de juntar o grupo paulistano com o lendário Edson Gomes, nome máximo do reggae brasileiro. O problema é que ninguém da equipe acreditava que o show atrairia público. "Todo mundo dizia: 'Ah, ninguém conhece Planta & Raiz. Abre só um lado do Sesc, 400 lugares, no máximo'. E eu acreditei."

O que aconteceu a seguir virou lenda nos bastidores da TV Cultura. "Rapaz, chegou a noite… invadiram o Sesc! A galera entrou pelo telhado, quebraram até a unidade móvel de gravação. Era só maconha no ar! Foi o show mais cheio da história do Musikaos", riu Clemente.
"No dia seguinte, o Gastão tava com uma cara de poucos amigos, e o diretor da Cultura falou: 'O Danilo, presidente do Sesc, reclamou. Disse que vocês fizeram uma bagunça nunca vista lá.'"
A multidão era formada por fãs dos dois artistas - e o clima de celebração rapidamente virou caos. "Os caras tentavam invadir pelo telhado porque não tinha mais ingresso. Abria a porta, entrava uma multidão. Eu olhava pros seguranças - só três - e pensava: 'Como é que fecha essa porta agora?'", relembrou. "O cheiro de maconha devia estar lá até hoje no camarim do Sesc."

Clemente ainda contou que a confusão começou porque ele realmente não esperava uma lotação dessas. "Com minha visão de negócio, abri só um lado da choperia achando que ia dar pouca gente. Liguei pra todo mundo perguntando se conhecia Planta & Raiz. Todo mundo dizia: 'Nunca ouvi falar'. Ainda pedi pro Tatola divulgar na Brasil 2000 FM… Resultado: quando abriu a bilheteria, os 400 ingressos venderam em 10 minutos!"
Confira a entrevista completa abaixo.

Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps