Dream Theater: Mike Mangini fala sobre seu posto na banda
Por Kako Sales
Fonte: Blabbermouth.Net
Postado em 11 de outubro de 2011
Bob Zerull, do Zoiks! Online, recentemente conduziu uma entrevista com o baterista Mike Mangini, dos gigantes do Metal Progressivo, Dream Theater. Alguns trechos da conversa podem ser vistos abaixo.
Zoiks! Online: Como foi a transição para o posto de baterista do Dream Theater?
Mike Mangini: Natural, muito parecido com a audição que todos puderam ver no documentário; foi algo muito natural. Nós curtimos as mesmas coisas, vemos as coisas de um mesmo ponto de vista, então acho que foi uma progressão bastante natural.
ZO: A reação dos fãs parece ter sido variada. O que você pode notar em termos de reação dos fãs?
MM: Depende do que você quer dizer com reação dos fãs, porque há pessoas que assistiram ao show e há pessoas que não assistiram ao show, então você tem que dividi-los em dois grupos distintos. Muitas vezes, as pessoas que não viram o show tem mais a dizer, mas eles não assistiram ao show, então às vezes eu não sei do que eles tanto falam. Sobre as pessoas que assistiram ao show, lá pela terceira músicas, eles já me fazem sentir tão bem-vindo que tudo é transformado a um novo nível para mim. Isso torna as coisas muito mais fáceis porque eles têm sido extremamente positivos. E isso é ótimo.
Dream Theater - Mais Novidades
ZO: Você mencionou as pessoas que não assistiram ao show. Eu acho que o Blabbermouth.Net tende a ser um grande site onde há muita coisa rolando. Você acha que um site com aquele é bom para a indústria musical, ou ele a macula?
MM: Não sei bem ao certo. Há diferentes filosofias sobre isso. Estou muito ocupado com minha vida para perder tempo na internet. Estou ocupado fazendo alguma coisa ao invés de ficar falando sobre isso, então não sei o que está rolando. Há o fato de que eu absolutamente não sei nada sobre o isso porque, repito, eu pratico bateria e estou numa banda, além de ter uma família, então estou ocupado. E também há a imprensa. Dizem que toda impressa é boa. Eu não tenho certeza. Enquanto as pessoas acharem que estão emitindo uma opinião e deixando interesses perticulares de lado, por mim tudo bem.

ZO: Muito foi dito sobre o fato do setlist ser o mesmo para toda a turnê, diferentemente de quando Mike Portnoy estava na banda, quando o setlist se alterava a cada apresentação.
MM: Ter um setlist consistente é o caminho certo. Isso permite a toda equipe estar entrosada todas as noites. Permite que as transições sejam consistentes. Nos permite estarmos confortáveis com a forma como as coisas estão fluindo. No meu caso, não gostaria de misturar o set de jeito nenhum, porque não tenho muito tempo de banda. Meu passado afirma que escolher músicas aleatoriamente seria arriscado demais... Muito embora, pudesse ser divertido. Não sei; nunca fiz isso antes.
ZO: Acredito ter lido em algum lugar que, quando você foi fazer a audição, você tocou em um kit de bateria que eles te forneciam, não o seu kit tradicional.
MM: Exatamente. Eu montei o kit, mas a quantidade de equipamento era limitado, então eu o configurei de uma forma que eu nunca havia tocando anteriormente. Em outras palavras, eu sentei na bateria para fazer a audição, com aquela configuração com a qual eu nunca havia tocado em minha vida e sem me aquecer antes, então eu só sentei e toquei. Mas é isso que eu quero dizer sobre ser natural, algo internamente foi atiçado... Foi muito legal. Normalmente, é possível que eu ficasse nervoso em uma situação como aquela, mas eu não estava.
Rogerio Antonio dos Anjos | Luis Alberto Braga Rodrigues | Efrem Maranhao Filho | Geraldo Fonseca | Gustavo Anunciação Lenza | Richard Malheiros | Vinicius Maciel | Adriano Lourenço Barbosa | Airton Lopes | Alexandre Faria Abelleira | Alexandre Sampaio | André Frederico | Ary César Coelho Luz Silva | Assuires Vieira da Silva Junior | Bergrock Ferreira | Bruno Franca Passamani | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Alexandre da Silva Neto | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cláudia Falci | Danilo Melo | Dymm Productions and Management | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Fabio Henrique Lopes Collet e Silva | Filipe Matzembacher | Flávio dos Santos Cardoso | Frederico Holanda | Gabriel Fenili | George Morcerf | Henrique Haag Ribacki | Jorge Alexandre Nogueira Santos | Jose Patrick de Souza | João Alexandre Dantas | João Orlando Arantes Santana | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Marcos Donizeti Dos Santos | Marcus Vieira | Mauricio Nuno Santos | Maurício Gioachini | Odair de Abreu Lima | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Ricardo Cunha | Sergio Luis Anaga | Silvia Gomes de Lima | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Victor Adriel | Victor Jose Camara | Vinicius Valter de Lemos | Walter Armellei Junior | Williams Ricardo Almeida de Oliveira | Yria Freitas Tandel | ZO: Como um "não-baterista", que realmente não sabe nada sobre bateria (ambos riem)... O Dream Theater é uma banda muito técnica. Mike Portnoy é um baterista incrível e claramente você também é. Como baterista, em que ponto você decidiu que queria deixar de ser um baterista regular e passar a ser um baterista virtuoso?
MM: Quer saber?! Tem tudo a ver com coisas que estão fora do nosso controle como seres humanos. Independente do que você ache que é, corpo, espírito, emoção, psicologia, acho que essas coisas são chamados. Pessoas são atraídas... Alguns de nós bateristas somos atraídos a certos tipos de música; outros não são atraídos a certos tipos de música. Acredito que cada um deveria tentar ouvir tudo para experimentar e ver se acende uma fagulha no cérebro. Eventualmente, você tem que seguir seu coração. Isso faz algum sentido?

ZO: É claro. Eu entendi completamente o que você quis dizer.
MM: Acho que é um chamado. Acho que a única coisa que isso tem a ver com tomar uma decisão são as felicidades ou infelicidades, como: você conseguiria imaginar todas as pessoas com um talento imensurável que não tem acesso a equipamento ou liberdade? Imagine quanta alegria estamos todos perdendo se alguém não tivesse uma oportunidade, então acho que tem a ver com isso também. Eu sei que tive que lutar por tudo. Tive que esperar por uma pequena parte de um acessório a cada Natal e tenho sorte por ter ganhado (risos).
Leia a entrevista na íntegra no Zoiks! Online.


Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O maior cantor da história do rock progressivo, em lista de 11 vocalistas feita pela Loudwire
Slash escolhe o maior álbum ao vivo de todos os tempos; "Eu amo esse disco"
Slayer celebrará 40 anos de "Reign in Blood" tocando o álbum na íntegra em dois shows
10 discos que provam que 1980 foi o melhor ano da história do rock e do heavy metal
15 bandas de rock e heavy metal que colocaram seus nomes em letras de músicas
A música do Led com instrumental tão forte que Robert Plant acha que nem deveria ter cantado
Tony Iommi posta foto que inspirou capa de "Heaven and Hell", clássico do Black Sabbath
O membro dos Titãs que foi convidado para entrar no Angra três vezes e recusou todas
Brian Johnson no AC/DC: 46 anos de uma substituição que redefiniu o rock
O motivo que levou Max Cavalera a brigar com Andreas Kisser durante as gravações de "Roots"
Phil Collins passou perto da morte por conta de problemas com o alcoolismo
"Seja como Jimmy Page e o AC/DC": a dica de Zakk Wylde a jovens músicos
Como Lobão conquistou respeito dos presos: "Depois disso, comecei a ganhar autoridade"
A atitude que Max Cavalera acha que deveria ter tomado ao invés de deixar o Sepultura
Biquíni aos 40 (41): entre reinvenção e estrada, a banda mantém relevância no rock nacional
Nirvana: a história por trás da música "Smells Like Teen Spirit"
O Raul Seixas não era nada daquilo que ele falava, diz ex-parceiro musical
A reação de Jimmy Page ao ouvir o primeiro álbum de Robert Plant pós-Led Zeppelin

O disco que "salvou" o Dream Theater, segundo o baterista Mike Portnoy
John Petrucci tinha "pacto" de estudos com John Myung; "Praticar pelo menos 6 horas por dia"
Steve Morse diz que nunca fez um show perfeito, e cita um guitarrista amigo que é capaz disso
Mike Portnoy passa mal e vomita durante show do Dream Theater
Dream Theater inicia tour latino-americana com show no México; confira setlist
Mike Portnoy admite já ter "se perdido" durante shows do Dream Theater
A música tocante do Dream Theater inspirada por drama familiar vivido por James LaBrie
A música pesada e direta do Dream Theater que é "curta" e acabou virando "hit"
Dez hits do heavy metal que podem ser ouvidos por quem não gosta do estilo

