A Queda da Bastilha: 80% dos americanos fazem downloads

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Nacho Belgrande, Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Enviar correções  |  Ver Acessos

Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande

Vamos esquecer das grandes gravadoras por um momento: que tal irmos direto às pessoas que estão baixando arquivos ilegalmente, comprando DVDs piratas, ou desrespeitando as leis de propriedade intelectual? Bem, essa é exatamente a estratégia por detrás de uma campanha recém-anunciada pelo governo dos EUA planejada para reverter a postura em relação à pirataria. A iniciativa foi anunciada na Casa Branca na última quarta-feira pelo Procurador da República Eric Holder, a coordenadora de Aplicação de Direitos de Propriedade Intelectual Victoria Espinel, e outros membros do poder público.

A RIAA (Associação da Indústria Fonográfica Estadunidense) falhou miseravelmente nesse campo, apesar de que Hollywood parecer estar começando uma guerra totalmente nova - com cenouras no arsenal. E de acordo com Espinel, a maioria dos consumidores sabe que isso é ilegal, mas simplesmente não se importam. Isso com certeza foi aprendido com a música, onde a maioria dos fãs parece considerar a apropriação ilegal de arquivos em algum lugar dentre uma multa por estacionamento em local proibido e uma queixa por barulho. E quando se trata de compra de discos e filmes piratas, Espinel apontou para um mar de apatia. "Oitenta por cento dos estadunidenses acreditam que é ilegal comprar, deliberadamente, mercadorias falsas ou pirateadas, mas o fazem de qualquer modo," disse a 'czarina' do direito intelectual. "E aproximadamente 60 por cento acredita que não vai ser pega." Espinel não forneceu estatísticas específicas sobre pirataria online, apesar de o governo ter conhecimento de que 95 por cento dos downloads são gratuitos.

Essa será uma campanha ampla, multimídia, que abrangerá televisão, mídia impressa e rádio, e cobre tudo desde troca de MP3 até DVDs pirateados. E carrega uma mensagem básica: pirataria e falsificação não são crimes sem vítimas. Na verdade, essa é uma das questões que assola as grandes gravadoras desde o começo: a troca de arquivos acontece em ambientes privados, totalmente fora do controle dos criadores do conteúdo ou seus proprietários.

Mas mudar mais de uma década de conceitos poderia ser difícil. "Reduzir a demanda por produtos pirateados e falsificados é do que trata essa campanha - educar o público que roubo de propriedade intelectual é apenas isso - roubo, como furto ou roubar duma loja," disse Anne Hawkins, presidente do Conselho Nacional de Prevenção ao Crime.




GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato. Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Denuncie os que quebram estas regras e ajude a manter este espaço limpo.


Todas as matérias da seção Notícias

Contra-baixo: as melhores introduções do Heavy MetalContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal

Separados no nascimento: James Hetfield e Mano MenezesSeparados no nascimento
James Hetfield e Mano Menezes

Heavy Metal: os 10 melhores solos de guitarra de todos os temposHeavy Metal
Os 10 melhores solos de guitarra de todos os tempos

Dio: as músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalistaDio
As músicas de Heavy Metal/Rock favoritas do vocalista

Metallica: Hetfield elege as suas dez músicas favoritasMetallica
Hetfield elege as suas dez músicas favoritas

Grunge: Restou apenas um heróiGrunge
Restou apenas um herói

The Who: Keith Moon tomou comprimido pra cavalo e foi substituído por fã da platéiaThe Who
Keith Moon tomou comprimido pra cavalo e foi substituído por fã da platéia


Sobre Nacho Belgrande

Nacho Belgrande foi desde 2004 um dos colaboradores mais lidos do Whiplash.Net. Faleceu no dia 2 de novembro de 2016, vítima de um infarte fulminante. Era extremamente reservado e poucos o conheciam pessoalmente. Estes poucos invariavelmente comentam o quanto era uma pessoa encantadora, ao contrário da persona irascível que encarnou na Internet para irritar tantos mas divertir tantos mais. Por este motivo muitos nunca acreditarão em sua morte. Ele ficaria feliz em saber que até sua morte foi motivo de discórdia e teorias conspiratórias. Mandou bem até o final, Nacho! Valeu! :-)

Mais matérias de Nacho Belgrande no Whiplash.Net.

adClio336|adClio336