A Queda da Bastilha: 80% dos americanos fazem downloads
Por Nacho Belgrande
Fonte: Site do LoKaos Rock Show
Postado em 03 de dezembro de 2011
Por Paul Resnikoff, traduzido por Nacho Belgrande
Vamos esquecer das grandes gravadoras por um momento: que tal irmos direto às pessoas que estão baixando arquivos ilegalmente, comprando DVDs piratas, ou desrespeitando as leis de propriedade intelectual? Bem, essa é exatamente a estratégia por detrás de uma campanha recém-anunciada pelo governo dos EUA planejada para reverter a postura em relação à pirataria. A iniciativa foi anunciada na Casa Branca na última quarta-feira pelo Procurador da República Eric Holder, a coordenadora de Aplicação de Direitos de Propriedade Intelectual Victoria Espinel, e outros membros do poder público.
A RIAA (Associação da Indústria Fonográfica Estadunidense) falhou miseravelmente nesse campo, apesar de que Hollywood parecer estar começando uma guerra totalmente nova – com cenouras no arsenal. E de acordo com Espinel, a maioria dos consumidores sabe que isso é ilegal, mas simplesmente não se importam. Isso com certeza foi aprendido com a música, onde a maioria dos fãs parece considerar a apropriação ilegal de arquivos em algum lugar dentre uma multa por estacionamento em local proibido e uma queixa por barulho. E quando se trata de compra de discos e filmes piratas, Espinel apontou para um mar de apatia. "Oitenta por cento dos estadunidenses acreditam que é ilegal comprar, deliberadamente, mercadorias falsas ou pirateadas, mas o fazem de qualquer modo," disse a ‘czarina’ do direito intelectual. "E aproximadamente 60 por cento acredita que não vai ser pega." Espinel não forneceu estatísticas específicas sobre pirataria online, apesar de o governo ter conhecimento de que 95 por cento dos downloads são gratuitos.
Essa será uma campanha ampla, multimídia, que abrangerá televisão, mídia impressa e rádio, e cobre tudo desde troca de MP3 até DVDs pirateados. E carrega uma mensagem básica: pirataria e falsificação não são crimes sem vítimas. Na verdade, essa é uma das questões que assola as grandes gravadoras desde o começo: a troca de arquivos acontece em ambientes privados, totalmente fora do controle dos criadores do conteúdo ou seus proprietários.
Mas mudar mais de uma década de conceitos poderia ser difícil. "Reduzir a demanda por produtos pirateados e falsificados é do que trata essa campanha – educar o público que roubo de propriedade intelectual é apenas isso – roubo, como furto ou roubar duma loja," disse Anne Hawkins, presidente do Conselho Nacional de Prevenção ao Crime.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O melhor disco do Judas Priest, de acordo com a Metal Hammer
A reação de Jason Newsted ao ouvir uma música de "St. Anger" no rádio
Dragonforce anuncia seu novo disco de estúdio e lança o single "Hunger of the Beast"
Digão explica o erro dos Raimundos: "Mamonas Assassinas foram mais inteligentes"
Em parceria com a Casa da Moeda Real, Pink Floyd lança palhetas em cobre, prata e ouro
O que significa a famigerada expressão "viúva dos Cavalera"?
Dave Mustaine revela o gesto de James Hetfield em seu momento mais difícil
O álbum do Pink Floyd que fez Kate Bush pensar em desistir de escrever músicas
Usina da capa de "Animals", do Pink Floyd, se tornará espaço para shows
Os 10 covers mais tocados pelo Metallica ao vivo, segundo a Noise Creep
Mamonas Assassinas: a história das fotos dos músicos mortos, feitas para tabloide
Aos 76 anos, Carl Palmer admite ter medo de morrer na estrada
Blaze Bayley fala sobre mudanças de vida após infarto em 2023
Helloween - um espetáculo completo na borda da cidade de São Paulo
Tarja Turunen fará show em São Paulo em maio de 2027
A música do Guns N' Roses que Axl Rose não conseguia acompanhar ainda nos anos 90, segundo Slash
O dia que hospital dos EUA julgou que RPM não tinha grana e Paulo Ricardo mostrou fortuna
A atual visão de Luciana Gimenez sobre como é ter um filho com Mick Jagger

Rob Halford: 11 coisas que você não sabia sobre ele
Guitarristas: os maiores do Hard & Heavy segundo a revista Burnn
Hair Metal: Os maiores cabelos da história do rock pesado
A fortuna de Axl Rose, vocal do Guns N' Roses, é a mais fácil do mundo
O guitarrista preferido de Mark Knopfler, do Dire Straits, e que David Gilmour também idolatra
Marty Friedman: "Prefiro mastigar vidro que ouvir Jimi Hendrix"



