O Polêmico Rammstein: O Nazismo e o que não aprendemos
Por Rodolfo Silva
Postado em 29 de março de 2019
A banda alemã Rammstein (uma das minhas prediletas aliás) -que já tem um histórico de polemizar- lançou novo clipe intitulado Deutschland (Alemanha, em português) e que envolve uma das temáticas mais polêmicas da história mundial: o holocausto nazista.
Antes do clipe ser divulgado, apenas um vídeo curto de 30 segundos que mostravam os membros da banda vestidos como prisioneiros de um campo de concentração sob um cadafalso pronto para ser enforcados. Para polemizar mais ainda: colocaram a estrela de Davi (cujos prisioneiros judeus eram obrigados a usar) na lapela de um dos músicos.
Com a velocidade e facilidade da internet de criar polêmicas, somado ao fato da banda ter histórico polêmico, enxurrada de críticas.
Clipe lançado: será que era apologia ao nazismo?
Realidade: Uma volta a boa parte do passado alemão, com referências as cruzadas, incêndio do Zepelim Hindenburg, ao grupo terrorista Baader Meinhof e ao Holocausto nazista. Tudo isso misturado com a liberdade artística de criação e ficção científica.
Como o nome da música, a banda retrata sobre vários momentos da história do país. Momentos tristes e sombrios, é verdade. Mas isso é história, e a história está ai para ser mostrada para que nunca se esqueça o passado, por mais sombrio que seja, as consequências e a história não se apaga.
A lição que não aprendemos?
Julgar sem conhecimento total. O vídeo tinha cerca de 30 segundos. o Clipe tem 9 minutos e 22 segundos.
Estamos apenas na superfície, criticamos sem ter conhecimento profundo sobre o assunto, e isso é válido para várias áreas da sociedade.
Sobre a música:
Rammstein não decepciona, o estilo não muda e a banda continua fantástica, mesmo após 10 anos sem nenhum lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Rick Rubin descartou uma das maiores bandas do grunge; "Não acho que sejam muito bons"
A foto polêmica em que Stevie Nicks mostrou mais do que queria e depois se arrependeu
Fabio Lione afirma que show do Angra no Bangers Open Air será legal
"Deveríamos nos chamar o que, Iron Maiden?": Geddy Lee explica manutenção do nome Rush
A regra não escrita que o Iron Maiden impõe nos solos de guitarra, segundo Adrian Smith
Por que em "Ride the Lightning" o Metallica deu um grande salto em relação a "Kill 'Em All"
A música apocalíptica do Metallica lançada há mais de 40 anos que ainda faz sentido
Tecladista do Guns N' Roses defende "Chinese Democracy"
As 11 bandas de rock progressivo cujo primeiro álbum é o melhor, segundo a Loudwire
5 discos obscuros de rock dos anos 80 que ganharam nota dez da Classic Rock
Michale Graves não se enxerga mais como parte do punk e já começou mudança na carreira
Baterista do Arch Enemy afirma que saída de Alissa White-Gluz não foi uma surpresa
Neal Schon rebate declarações de Arnel Pineda sobre pedido de demissão
Ofertas selecionadas na Amazon com descontos de até 63% em vinil, CDs, acessórios e celulares
A banda iniciante de heavy metal que tem como objetivo ser o novo Iron Maiden


Regis Tadeu cita álbum constrangedor de comprar fora: "Como vou explicar na alfândega?"
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


