O Polêmico Rammstein: O Nazismo e o que não aprendemos
Por Rodolfo Silva
Postado em 29 de março de 2019
A banda alemã Rammstein (uma das minhas prediletas aliás) -que já tem um histórico de polemizar- lançou novo clipe intitulado Deutschland (Alemanha, em português) e que envolve uma das temáticas mais polêmicas da história mundial: o holocausto nazista.
Antes do clipe ser divulgado, apenas um vídeo curto de 30 segundos que mostravam os membros da banda vestidos como prisioneiros de um campo de concentração sob um cadafalso pronto para ser enforcados. Para polemizar mais ainda: colocaram a estrela de Davi (cujos prisioneiros judeus eram obrigados a usar) na lapela de um dos músicos.
Com a velocidade e facilidade da internet de criar polêmicas, somado ao fato da banda ter histórico polêmico, enxurrada de críticas.
Clipe lançado: será que era apologia ao nazismo?
Realidade: Uma volta a boa parte do passado alemão, com referências as cruzadas, incêndio do Zepelim Hindenburg, ao grupo terrorista Baader Meinhof e ao Holocausto nazista. Tudo isso misturado com a liberdade artística de criação e ficção científica.
Como o nome da música, a banda retrata sobre vários momentos da história do país. Momentos tristes e sombrios, é verdade. Mas isso é história, e a história está ai para ser mostrada para que nunca se esqueça o passado, por mais sombrio que seja, as consequências e a história não se apaga.
A lição que não aprendemos?
Julgar sem conhecimento total. O vídeo tinha cerca de 30 segundos. o Clipe tem 9 minutos e 22 segundos.
Estamos apenas na superfície, criticamos sem ter conhecimento profundo sobre o assunto, e isso é válido para várias áreas da sociedade.
Sobre a música:
Rammstein não decepciona, o estilo não muda e a banda continua fantástica, mesmo após 10 anos sem nenhum lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Linkin Park anuncia álbum ao vivo registrado em São Paulo
Glenn Hughes anuncia afastamento da carreira como artista de palco
Os 10 melhores álbuns dos anos 1980, segundo Regis Tadeu
11 bandas que nunca fizeram um disco tão bom quanto o primeiro
Mick Jagger não volta atrás após crítica aos Beatles: "Às vezes eu digo a verdade"
A música que Paul McCartney escreveu para cantar em cabarés e virou clássico dos Beatles
TMZ divulga novos detalhes sobre a expulsão de Sid Wilson do Slipknot
Steve Harris defende o criticado álbum do Iron Maiden que foi gravado num celeiro
Os melhores filmes de todos os tempos, na opinião de Zakk Wylde
O campeão mundial de Fórmula 1 que gravou solo de guitarra em música do Def Leppard
Kelly Osbourne cobra pensão de Sid Wilson, ex-companheiro e talvez ex-Slipknot
James Hetfield relembra os excessos dos anos 80 e a convivência turbulenta com Lars Ulrich
O vocalista que precisou terminar as gravações de um álbum deitado por causa de uma lesão
Nando Reis explica por que decidiu parar de falar sobre política: "Me ferrei muito"
19 shows internacionais de rock e metal no Brasil até o final de agosto



Mbappé, Messi, Haaland, Kane e Neymar: qual banda de metal representa cada um?
11 músicas sobre os EUA feitas por artistas de fora do país, segundo a Loudwire
Rammstein registra novas músicas e deixa fãs na expectativa
Metallica toca música do Rammstein durante show em Berlim
Bon Jovi: o lado mais obscuro do grupo americano
Angra: Alguns problemas não se resolvem com sonho de doce de leite


