O Polêmico Rammstein: O Nazismo e o que não aprendemos
Por Rodolfo Silva
Postado em 29 de março de 2019
A banda alemã Rammstein (uma das minhas prediletas aliás) -que já tem um histórico de polemizar- lançou novo clipe intitulado Deutschland (Alemanha, em português) e que envolve uma das temáticas mais polêmicas da história mundial: o holocausto nazista.
Antes do clipe ser divulgado, apenas um vídeo curto de 30 segundos que mostravam os membros da banda vestidos como prisioneiros de um campo de concentração sob um cadafalso pronto para ser enforcados. Para polemizar mais ainda: colocaram a estrela de Davi (cujos prisioneiros judeus eram obrigados a usar) na lapela de um dos músicos.
Com a velocidade e facilidade da internet de criar polêmicas, somado ao fato da banda ter histórico polêmico, enxurrada de críticas.
Clipe lançado: será que era apologia ao nazismo?
Realidade: Uma volta a boa parte do passado alemão, com referências as cruzadas, incêndio do Zepelim Hindenburg, ao grupo terrorista Baader Meinhof e ao Holocausto nazista. Tudo isso misturado com a liberdade artística de criação e ficção científica.
Como o nome da música, a banda retrata sobre vários momentos da história do país. Momentos tristes e sombrios, é verdade. Mas isso é história, e a história está ai para ser mostrada para que nunca se esqueça o passado, por mais sombrio que seja, as consequências e a história não se apaga.
A lição que não aprendemos?
Julgar sem conhecimento total. O vídeo tinha cerca de 30 segundos. o Clipe tem 9 minutos e 22 segundos.
Estamos apenas na superfície, criticamos sem ter conhecimento profundo sobre o assunto, e isso é válido para várias áreas da sociedade.
Sobre a música:
Rammstein não decepciona, o estilo não muda e a banda continua fantástica, mesmo após 10 anos sem nenhum lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Fabio Lione rompe silêncio e fala pela primeira vez sobre motivos da sua saída do Angra
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
Mansão que pertenceu a Aleister Crowley e Jimmy Page será aberta ao público
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Megadeth entrega muita emoção em "The Last Note", sua canção de despedida
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Banda escocesa lança EP em cartucho para Nintendo 64


Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


