O Polêmico Rammstein: O Nazismo e o que não aprendemos
Por Rodolfo Silva
Postado em 29 de março de 2019
A banda alemã Rammstein (uma das minhas prediletas aliás) -que já tem um histórico de polemizar- lançou novo clipe intitulado Deutschland (Alemanha, em português) e que envolve uma das temáticas mais polêmicas da história mundial: o holocausto nazista.
Antes do clipe ser divulgado, apenas um vídeo curto de 30 segundos que mostravam os membros da banda vestidos como prisioneiros de um campo de concentração sob um cadafalso pronto para ser enforcados. Para polemizar mais ainda: colocaram a estrela de Davi (cujos prisioneiros judeus eram obrigados a usar) na lapela de um dos músicos.
Com a velocidade e facilidade da internet de criar polêmicas, somado ao fato da banda ter histórico polêmico, enxurrada de críticas.
Clipe lançado: será que era apologia ao nazismo?
Realidade: Uma volta a boa parte do passado alemão, com referências as cruzadas, incêndio do Zepelim Hindenburg, ao grupo terrorista Baader Meinhof e ao Holocausto nazista. Tudo isso misturado com a liberdade artística de criação e ficção científica.
Como o nome da música, a banda retrata sobre vários momentos da história do país. Momentos tristes e sombrios, é verdade. Mas isso é história, e a história está ai para ser mostrada para que nunca se esqueça o passado, por mais sombrio que seja, as consequências e a história não se apaga.
A lição que não aprendemos?
Julgar sem conhecimento total. O vídeo tinha cerca de 30 segundos. o Clipe tem 9 minutos e 22 segundos.
Estamos apenas na superfície, criticamos sem ter conhecimento profundo sobre o assunto, e isso é válido para várias áreas da sociedade.
Sobre a música:
Rammstein não decepciona, o estilo não muda e a banda continua fantástica, mesmo após 10 anos sem nenhum lançamento.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
A pior música do pior disco do Iron Maiden, de acordo com o Heavy Consequence
Por que "Wasted Years" é a pior faixa de "Somewhere in Time", segundo o Heavy Consequence
BMTH e Amy Lee - "Era pra dar briga e deu parceria"
A música do Iron Maiden que "deveria ter sido extinta", segundo o Heavy Consequence
Líder do Arch Enemy já disse que banda com membros de vários países é "pior ideia"
Hulk Hogan - O lutador que tentou entrar para o Metallica e para os Rolling Stones
O álbum que é para quem tem capacidade cognitiva de ouvir até o fim, segundo Regis Tadeu
Os 5 melhores álbuns do rock nacional dos anos 1980, segundo Sylvinho Blau Blau
O disco do Black Sabbath considerado uma "atrocidade" pelo Heavy Consequence
Angra faz postagem em apoio a Dee Snider, vocalista do Twisted Sister
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
A banda de rock que Xuxa adorava: "Ela pedia pessoalmente para a Marlene Mattos levar"


Till Lindemann surpeende fãs com seu novo single natalino "Alles Ändert Sich"
Lojas de Discos: a desgraça e o calvário de se trabalhar em uma
Avenged Sevenfold: desmistificando o ódio pela banda


