Dissertação de Mestrado: Legião Urbana e o rock dos anos 1980
Por Marcelo Ribeiro de Britto
Fonte: Agência FAPESP
Postado em 18 de agosto de 2013
Por Noemia Lopes
No campo das Ciências Sociais, o rock nacional não tem o mesmo prestígio de manifestações como a Bossa Nova e a MPB. Enfrenta até mesmo certa resistência por conta de seu estrangeirismo, de seu caráter de produto importado.
Partindo dessa premissa e já inserida em um contexto em que tal cenário começa a se transformar, a cientista social Érica Ribeiro Magi lançou o livro Rock and Roll é o nosso trabalho: A Legião Urbana do underground ao mainstream.
A obra parte do estudo de mestrado da autora, com apoio da FAPESP e defendido na Faculdade de Filosofia e Ciências da Universidade Estadual Paulista (FFC/Unesp), campus Marília (SP).
Legião Urbana - Mais Novidades
"Meu objetivo era compreender o processo de consolidação do rock brasileiro na década de 1980 – por meio da escalada de sucesso da banda Legião Urbana, do underground, vivido em Brasília e São Paulo, ao mainstream, no Rio de Janeiro –, analisando a forma pela qual essa geração emergiu e construiu o seu espaço de trabalho na indústria cultural", afirmou Magi à Agência FAPESP.
Segundo ela, até a década de 1970, o rock feito no Brasil não estava nas paradas de sucesso (exceto por Rita Lee e Raul Seixas), nas capas dos cadernos de cultura e em programas de rádio e TV.
O gênero, seus músicos e fãs estavam às margens do que era respeitado pela imprensa e valorizado pelas gravadoras. "Relacionar rock a trabalho e afastar a imagem dos roqueiros dos estigmas de ‘drogados’ e ‘inconsequentes’ foram princípios construídos e defendidos pela geração de bandas da década seguinte", disse Magi.
A legitimidade comercial e cultural veio da atuação de bandas como a Legião Urbana, de jornalistas e de produtores musicais, bem como da articulação entre esses diferentes atores sociais. Com base em jornais, revistas, programas de rádio e televisão e álbuns do grupo de Renato Russo, o estudo mostra como tais redes de sociabilidade deram origem a critérios de produção e avaliação musical – que, por sua vez, foram essenciais na consolidação do gênero no país.
Ao longo do texto, a autora conclui que tal articulação entre agentes sociais diversos não seria possível da mesma forma nos dias de hoje. "Isso porque se consolidaram formas de produzir, criticar e divulgar o rock no Brasil que independem de relações de amizade ou de proximidade entre os agentes – ao menos quando falamos em mainstream. "Talvez ainda seja possível encontrar uma articulação parecida no ‘cenário independente’", disse Magi.
A produção e a crítica musical se profissionalizaram, ganharam formas próprias de expressão e até mesmo diplomas específicos. O gênero assumiu contornos de um "trabalho" propriamente dito e tanto o mercado de trabalho quanto o sistema de ensino foram palcos de transformação.
Magi segue pesquisando o percurso do rock brasileiro, agora no doutorado sobre "A indústria cultural e o ROCK brasileiro dos anos de 1980", na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), também com Bolsa da FAPESP.
Rock and Roll é o nosso trabalho: A Legião Urbana do underground ao mainstream
Autora: Érica Ribeiro Magi
Lançamento: 2013
Preço: R$ 40
Páginas: 231
Mais informações:
http://www.alamedaeditorial.com.br/rock-and-roll-e-nosso-trabalho
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Confira os vencedores do Grammy 2026 nas categorias ligadas ao rock e metal
Veja Post Malone cantando "War Pigs" em homenagem a Ozzy no Grammy 2026 com Slash e Chad Smith
O rockstar dos anos 1980 que James Hetfield odeia: "Falso e pretensioso, pose de astro"
A música pesada do Judas Priest que não saía da cabeça do jovem Dave Mustaine
Produtor descreve "inferno" que viveu ao trabalhar com os Rolling Stones
Membros do Megadeth celebram chegada de último disco da banda ao topo da Billboard
A humildade de Regis Tadeu ao explicar seu maior mérito na formação da banda Ira!
Ronnie Von ativa modo super sincero e explica por que decidiu sair da RedeTV!
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
Veja Andreas Kisser de sandália e camiseta tocando na Avenida Paulista de SP
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
O hit oitentista que Ronnie James Dio teria usado para escrever "Holy Diver"
O álbum do Led Zeppelin em que Jimmy Page chegou ao auge, segundo John Paul Jones
Heavy Metal: 5 músicos que não são metaleiros mas amam o estilo
O lendário guitarrista que Keith Richards odiava: "Por anos eu não podia nem olhar para o cara"

A reação de Leo Jaime após Renato Russo subir no palco loucaço: "Foi constrangedor"
O que Renato Russo quis dizer com a enigmática expressão "Metal Contra As Nuvens"
O polêmico disco nacional que Renato Russo disse ser um dos melhores do rock de todos os tempos
Todas as tretas de Renato Russo com diversas bandas do rock nacional explicadas
Os únicos 4 álbuns de rock nacional que apareceram no Top 10 brasileiro entre 1980 e 1989



