A diferença entre Renato Russo e Humberto que explica o que acontece com o Engenheiros
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2023
Este corte da participação do jornalista e historiador do brasileiro Júlio Ettore no podcast Inteligência Ltda, apresentado por Rogério Vilela, mostra o trecho onde o tema é o Engenheiros do Hawaii, que Vilela assume ser sua banda preferida mas que ele sabe que muitas pessoas têm má vontade, embora ele não consiga explicar o motivo, já não é especialista em música mas apenas alguém que ouve e gosta.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Júlio então explica que no caso do Engenheiros, por um lado eles têm uma base de fãs que são muito fiéis, e por outro lado muitas pessoas que não conseguem compreender o que está sendo dito e por isso não gostam. E ele acredita que não tem nada a ver com a qualidade da banda mas sim com o estilo de letrista do Humberto: "É uma coisa muito particular e que quem se identificar aquilo vai bater, e para outras pessoas não vai bater de jeito nenhum. Eu posso falar porque eu vivi os dois momentos, porque lá atrás eu não gostava das letras do Humberto", diz Júlio.
"Eu achava as mesmas coisas que eu leio hoje das pessoas que criticam: letras infantis, não dá para entender nada. 'Ah, ele fica fazendo essas aliterações, Papa Pop", prossegue Júlio. Rogério então comenta que o Humberto reaproveita muita coisa, repetindo trechos das próprias letras, fazendo auto-referências. "Só que aí quando você vai estudar a história da banda, entende que aquilo ali é autobiográfico", explica Júlio. "Quando eu ouvi a primeira vez que eu estava na faculdade, aquela história de solidão não tinha muito a ver com o que eu estava vivendo", comenta Júlio, e Vilela cita alguns trechos que ele acha fantástico e não entende como outras pessoas não gostam.
Daí Júlio manda uma explicação para muito do que acontece com as letras do Humberto: "Mas tem uma outra coisa que ajuda a explicar isso: as letras do Humberto, ele é um compositor muito datado. Então, por exemplo, ele fala de coisas que aconteciam naquele [momento], o Renato Russo é o oposto, o Renato Russo escrevia letras para que elas fizessem sentido em qualquer momento. Poucas letras do Renato ele vai citar coisas do tipo assim, walkman, sabe, o Renato Russo nunca citou walkman" diz Júlio, citando o trecho da música "Anoiteceu em Porto Alegre".
Prossegue Júlio: "E isso é um desafio, porque em primeiro lugar, a pessoa tem que ter vivido aquela época para entender o que ele está escrevendo; em segundo ela tem que conhecer quem é o Humberto, e isso também é uma coisa que algumas pessoas não sabem, ou não acreditam ou têm dificuldade de entender, ele é muito tratado como arrogante, principalmente para quem não o conhece. 'Ah, porque Humberto é um arrogante e tal'. E aí você entende que ele é um cara muito tímido, muito solitário, muito fechado". Júlio então conclui: "Então acho que isso tudo ajuda a explicar: ele é um cara tão particular que as pessoas vão precisar se identificar com aquele jeito dele, ele não tem uma escrita universal, e as pessoas que não se identificam vão achar que é ruim".
A participação completa de Júlio Ettore no Inteligência Ltda pode ser vista no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dave Mustaine admite que pode não ter outra chance de falar com James Hetfield e Lars Ulrich
Nazareth é a primeira atração confirmada do Capital Moto Week 2026
O hit do rock nacional que boa parte do Brasil não sabe o que significa a gíria do título
As cinco piores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Rush anuncia mais um show em São Paulo para janeiro de 2027
As cinco melhores músicas do Iron Maiden, segundo o Loudwire
Spiderweb - supergrupo de prog com membros do Genesis, Europe e Angra lança single beneficente
O maior guitarrista do grunge de todos os tempos, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
O álbum clássico do Scorpions cuja capa impactou Max Cavalera
Bootleg lendário do Pink Floyd gravado por Mike Millard será lançado oficialmente em CD no RSD
Adrian Smith quer aposentar música do UFO que serve como intro dos shows do Iron Maiden
O "Big Four" das bandas de rock dos anos 1980, segundo a Loudwire
Felipe Andreoli sobre Angra: "Eu teria colocado o Alírio Netto 13 anos atrás"
Dave Mustaine afirma que não há motivos para não ser amigo dos integrantes do Metallica
Metallica adiciona mais seis shows a temporada em Las Vegas



Ex-Engenheiros do Hawaii, Augusto Licks retoma clássicos da fase áurea em nova turnê
O erro que Humberto Gessinger admite ter cometido no disco "O Papa é Pop"
Humberto Gessinger e a linha tênue entre timidez e antipatia: quem está certo?
Engenheiros do Hawaii - "De Fé" e a prova de amor de Humberto Gessinger
Os 10 maiores discos de estreia do rock nacional de todos os tempos


