A diferença entre Renato Russo e Humberto que explica o que acontece com o Engenheiros
Por Bruce William
Postado em 22 de julho de 2023
Este corte da participação do jornalista e historiador do brasileiro Júlio Ettore no podcast Inteligência Ltda, apresentado por Rogério Vilela, mostra o trecho onde o tema é o Engenheiros do Hawaii, que Vilela assume ser sua banda preferida mas que ele sabe que muitas pessoas têm má vontade, embora ele não consiga explicar o motivo, já não é especialista em música mas apenas alguém que ouve e gosta.
Engenheiros Do Hawaii - + Novidades
Júlio então explica que no caso do Engenheiros, por um lado eles têm uma base de fãs que são muito fiéis, e por outro lado muitas pessoas que não conseguem compreender o que está sendo dito e por isso não gostam. E ele acredita que não tem nada a ver com a qualidade da banda mas sim com o estilo de letrista do Humberto: "É uma coisa muito particular e que quem se identificar aquilo vai bater, e para outras pessoas não vai bater de jeito nenhum. Eu posso falar porque eu vivi os dois momentos, porque lá atrás eu não gostava das letras do Humberto", diz Júlio.
"Eu achava as mesmas coisas que eu leio hoje das pessoas que criticam: letras infantis, não dá para entender nada. 'Ah, ele fica fazendo essas aliterações, Papa Pop", prossegue Júlio. Rogério então comenta que o Humberto reaproveita muita coisa, repetindo trechos das próprias letras, fazendo auto-referências. "Só que aí quando você vai estudar a história da banda, entende que aquilo ali é autobiográfico", explica Júlio. "Quando eu ouvi a primeira vez que eu estava na faculdade, aquela história de solidão não tinha muito a ver com o que eu estava vivendo", comenta Júlio, e Vilela cita alguns trechos que ele acha fantástico e não entende como outras pessoas não gostam.
Daí Júlio manda uma explicação para muito do que acontece com as letras do Humberto: "Mas tem uma outra coisa que ajuda a explicar isso: as letras do Humberto, ele é um compositor muito datado. Então, por exemplo, ele fala de coisas que aconteciam naquele [momento], o Renato Russo é o oposto, o Renato Russo escrevia letras para que elas fizessem sentido em qualquer momento. Poucas letras do Renato ele vai citar coisas do tipo assim, walkman, sabe, o Renato Russo nunca citou walkman" diz Júlio, citando o trecho da música "Anoiteceu em Porto Alegre".
Prossegue Júlio: "E isso é um desafio, porque em primeiro lugar, a pessoa tem que ter vivido aquela época para entender o que ele está escrevendo; em segundo ela tem que conhecer quem é o Humberto, e isso também é uma coisa que algumas pessoas não sabem, ou não acreditam ou têm dificuldade de entender, ele é muito tratado como arrogante, principalmente para quem não o conhece. 'Ah, porque Humberto é um arrogante e tal'. E aí você entende que ele é um cara muito tímido, muito solitário, muito fechado". Júlio então conclui: "Então acho que isso tudo ajuda a explicar: ele é um cara tão particular que as pessoas vão precisar se identificar com aquele jeito dele, ele não tem uma escrita universal, e as pessoas que não se identificam vão achar que é ruim".
A participação completa de Júlio Ettore no Inteligência Ltda pode ser vista no vídeo abaixo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



A banda que Slash considera o auge do heavy metal; "obrigatória em qualquer coleção"
Steve Harris não descarta um grandioso show de despedida do Iron Maiden
Ingressos para o festival Mad Cool 2026 já estão à venda
E se cada estado do Brasil fosse representado por uma banda de metal?
A mensagem curta e simbólica sobre o Sepultura que Iggor Cavalera compartilhou no Instagram
Baixista do Slipknot revela última conversa com Brent Hinds, do Mastodon
6 álbuns de rock/metal nacional lançados em 2025 que merecem ser conferidos
M3, mais tradicional festival dedicado ao hard rock oitentista, anuncia atrações para 2026
A categórica opinião de Regis Tadeu sobre quem é o maior cantor de todos os tempos
Os 20 álbuns de classic rock mais vendidos em 2025, segundo a Billboard
Para Wolfgang Van Halen parte do público não consegue ouvi-lo sem pensar no seu pai
Vídeo inédito mostra guitarrista do Lynyrd Skynyrd tocando dias após acidente em 1977
Edguy - O Retorno de "Rocket Ride" e a "The Singles" questionam - fim da linha ou fim da pausa?
Pink Floyd - Roger Waters e David Gilmour concordam sobre a canção que é a obra-prima
O histórico compositor de rock que disse que Carlos Santana é "um dos maiores picaretas"


A piada de Humberto Gessinger sobre Porto Alegre que muitos acharam bairrista
A expressão artística que Humberto Gessinger acha covardia: "Não tenho paciência"
O clássico que Engenheiros do Hawaii gravou errado e ouviu do produtor: "Estamos F*!"
"Não tenho a menor saudade daquela época", diz Humberto Gessinger sobre os anos oitenta


