Dream Theater: Jordan Rudess fala do trabalho de Mike Mangini
Por Samuel Coutinho
Fonte: Metal da Ilha
Postado em 16 de setembro de 2013
O The AU Review recentemente conduziu uma entrevista com o tecladista Jordan Rudess, dos gigantes do metal progressivo do DREAM THEATER. Alguns trechos da conversa seguem abaixo.
The AU Review: Havia um tema central que vocês interpretaram ou usaram no novo álbum (auto-intitulado DREAM THEATER)? Eu sei que vocês, muitas vezes, vão para o estúdio com uma ideia - então havia alguma coisa a esse respeito, desta vez?
Rudess: Bem, você sabe, nós sempre entramos em estúdio com uma forte idéia conceitual daquilo que queremos criar. Basicamente, queríamos criar um álbum que pudesse ser talvez um pouquinho no ponto de ter várias músicas - um pouco mais conciso. Você vai notar que existem algumas músicas mais curtas do que um álbum habitual do Dream Theater. Queríamos ver se podíamos deixar um pouco de lado nosso estilo, mas sem realmente limitá-lo - tendo o mesmo tipo de integridade e virtuosismo e trazer músicas que tivessem definição. Dito isto, nós também temos um épico de 22 minutos do álbum, como se fosse uma espécie de libertação e, você sabe, uma viagem para a terra do prog.
Dream Theater - Mais Novidades
The AU Review: Agora há um novo - bem, eu não posso dizer que seja um novo membro mais ele está na banda faz pouco tempo - mas o Sr. Mike Mangini (bateria), como é que o seu estilo de composição ajudou desta vez, com ele na banda no processo de escrita a partir de, praticamente, em cima da hora? Houve alguma coisa que vocês tiveram de se ajustar e fazer para encaixar no estilo da banda?
Rudess: Bem, foi muito interessante ter Mangini em todo o processo. Uma parte da situação é que ele é um cara muito otimista e energizado, então ter essa personalidade na sala com a gente foi uma boa experiência para todos nós. Em um nível musical, você sabe, Mike tem uma das mentes rítmicas mais incríveis, na minha opinião, que qualquer um. Então, ele tem facilidade em poder conceituar este tipo de conceito, em apenas pegar e tentar compor. Tivemos alguns resultados muito interessantes na maneira de fazer isso - foi fascinante para nós, porque todos no Dream Theater tem um bom senso de ritmo, mas nunca antes em nossa história tivemos este tipo de adição, onde alguém chega e diz, "Petrucci, se você tocar no tempo 7/10, e Jordan, se você repetir algo em cinco e eu tocar isso, tudo vai se unir" - você sabe, todos nós apenas damos risadas, porque era uma coisa maluca e muito legal que simplesmente era proporcionado por Mike. E, você sabe, eu acho que o que ajudou mais com o processo de composição foi apenas sua bateria - tê-lo lá, fazendo parte das composições, para que pudéssemos tentar algo e ter ele fazendo sua parte na bateria, fez com que compuséssemos de uma forma diferente.
Leia a entrevista completa (em inglês) no link abaixo:
http://www.theaureview.com/interviews/jordan-rudess-of-dream-theater-usa
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O baterista que é um "músico bom em banda ruim", segundo Regis Tadeu
A maior banda de rock de todos os tempos, segundo Mick Fleetwood
"Esse disco acabou com minha paixão pelo heavy metal": Sergio Martins revisita clássico
Ex-Manowar, guitarrista Ross The Boss é diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica
Bono elege o que o heavy metal produz de pior, mas admite; "pode haver exceções"
O guitarrista brasileiro que ouviu a real de produtor: "Seu timbre e sua mão não são bons"
Vocalista de banda italiana de groove metal ganha medalha na Olimpíada de Inverno
Eluveitie e Twisted Sister pediram para se apresentar no Bangers Open Air 2027
Os cinco discos favoritos de Tom Morello, do Rage Against The Machine
O disco "odiado por 99,999% dos roquistas do metal" que Regis Tadeu adora
A pior faixa de "Black Album", de acordo com o Heavy Consequence
A "banda definitiva" do heavy metal, segundo Lars Ulrich, do Metallica
Como Ringo Starr, Isaac Azimov e Lúcifer inspiraram um dos maiores solos de bateria do rock
O cantor que John Lennon achava fraco, mas conquistou o Brasil no Rock in Rio
"I Don't Care", do Megadeth, fala sobre alguém que Dave Mustaine admite ter implicância
Blaze Bayley, ex-vocalista do Iron Maiden, chorou muito quando ouviu "Brave New World"
O riff que foi o maior do Led Zeppelin, foi justamente o único que não foi de Jimmy Page
O mico que Paulo Ricardo pagou no dia que dividiu o palco com seu ídolo Tom Jobim


Mike Portnoy lamenta a morte de sua madrasta; "Ela e meu pai Howard finalmente se reuniram"
Substituir Neil Peart é impossível, segundo Mike Portnoy
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
O exato momento em que Mike Portnoy soube que voltaria ao Dream Theater
Mike Portnoy admite não conseguir executar algumas técnicas de Mike Mangini
O álbum do Dream Theater que foi mais difícil compor as letras, segundo John Petrucci
John Petrucci relembra "You Not Me", música do Dream Theater escrita com Desmond Child
Mike Portnoy lamenta a morte da atriz Catherine O'Hara
Filha de Mike Portnoy detalha sua participação em "Six Degrees of Inner Turbulence"
John Petrucci fala sobre os desafios de apresentar "Parasomnia" na íntegra ao vivo
A música do Angra composta em cima da estrutura de "Another Day" do Dream Theater



