Google Glass: saiba como ele vai revolucionar a música moderna
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 21 de novembro de 2013
Por Tyler Hayes para o FastCoLabs
À medida que mais conexões criativas estão sendo formadas online através das mídias sociais, mais colaborações estão acontecendo online ao invés de no mesmo espaço físico. Enquanto a colaboração online está amadurecendo em áreas como a composição, pouco avanço foi feito quanto à música e à indústria do entretenimento. Para que músicos gravem à distância – como, por exemplo, de dentro de seu ônibus de turnê – a colaboração é um entrave.
O engenheiro de áudio YOUNG GURU, que trabalhou na maioria dos álbuns do rapper JAY-Z, entre vários outros projetos, vê o uso de um headset que emule a telepresença como o GOOGLE GLASS como solução. "Eu acho que a colaboração é o que as pessoas vão achar de mais interessante", ele afirma. "Ver o que os outros veem, e poder trabalhar com as mãos livres".
Enquanto alguns dos componentes e estágios do processo de criar um novo álbum permitem que o trabalho seja realizado à distância, a maior parte do processo, como a gravação em si, ainda acontece com a presença física. Para os músicos, estabelecer suas próprias soluções para o problema de conferência remota – mesmo usando um produto como o Skype – ainda é complicado, e acusa a ausência da sensação de proximidade da qual muitos músicos se alimentam.
"Imagine sentar ali e poder olhar para o kit de bateria que está de fato sendo tocado ou olhar pra guitarra e poder colaborar facilmente. Haverá aplicativos para gravar em tempo real com aquela outra pessoa e guiá-la, ao invés de mandar um email com um arquivo de áudio. Você não perde a interação humana com o Glass", diz Guru que faz parte do programa de exploração do Google Glass. Em parceria com o Google, ele também ajudou a anunciar que mais comandos musicais serão acrescidos ao Glass. O headset agora pode identificar músicas que tocam ao redor do usuário, assim como baixar músicas tal como ele quiser, por simples solicitação verbal.
A internet já cumpriu sua promessa de acabar com o monopólio das grandes gravadoras na distribuição de música, mas ainda não desmantelou completamente o processo de gravação de músicas. Há bandas por aí que estão dispostas a fazer a internet trabalhar por elas como plataforma musical, como o grupo independente CANOPY CLIMBERS, mas estes são apenas uns poucos e que moram longe um do outro. Os três membros do Canopy Climbers viveram outrora pertos uns dos outros, mas quando chegou a hora de gravar o segundo álbum da banda, nenhum morava na mesma cidade ou estado. A banda usou a ‘nuvem’, e cada um gravou sua parte sozinho e compartilhou as trilhas usando Dropbox e outras ferramentas, e eventualmente mixaram tudo. O Glass teria ajudado durante as gravações à distância? "Colaboração é quase sempre bom. Um modo de se alimentar das energias e ideias um do outro", diz o vocalista Alan Thomas.
O Google apresentou o Glass com uma visão ampla de possibilidades, mas poucos exemplos específicos de como usar o produto. Colocar o Glass na mão de profissionais da indústria como Guru permite a eles que peguem ideias conjecturadas e as coloquem em prática, vendo se a ferramenta de fato funciona. Falar com Guru sobre o Glass permitiu que eu ouvisse sua paixão e firme crença que o Glass irá transformar o modo pelo qual os músicos se relacionam e colaboram online de modo bastante significativo.
A pergunta mais importante para músicos independentes ainda na ralação, é se o Glass – como ferramenta musical – possibilitará que eles, mesmo sem a paciência do Canopy Climbers, gravem e sejam uma banda em lugares diferentes? Muito provavelmente vai. Guru ainda emenda: "O Glass vai ampliar tudo que as pessoas estão fazendo agora. Ele te liberta ao invés de te manter olhando pra baixo pra uma tela de telefone."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps