Unsound: filme mostra como conteúdo musical perdeu todo o valor
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 14 de novembro de 2013
O músico e produtor de São Francisco MIKAEL "COUNT" ELDRIDGE [DJ SHADOW, GALACTIC], está tentando levantar fundos através de uma campanha no site IndieGogo para completar "Unsound", um documentário que explora o colapso da indústria musical com a alvorada da internet. O filme segue cinco artistas – ZOE KEATING, JURASSIC 5, DAVID LOWERY [CRACKER/CAMPER VAN BEETHOVEN], TYCHO e RHETT MILLER – à medida que eles se deparam com um novo modelo de negócios onde o conteúdo perdeu todo seu valor. Chega um momento em que Eldridge, que dirigiu e produziu o filme, é despejado de sua casa e estúdio doméstico de longa data em Bernal Heights.
Eldridge conta como ele interessou-se pelo projeto: "O que é interessante sobre ser músico em São Francisco e ver toda a revolução da internet acontecendo em nossa volta, é que todos achávamos que isso seria ótimo para nós. Todos pensávamos que não só poderíamos alcançar mais fãs, mas que todos lucraríamos com isso. Todos vimos a promessa da internet e a abraçamos imediatamente.
Mas a música tornou-se mais e mais desvalorizada financeiramente e emocionalmente. As pessoas nem clicam em um link se você tentar dar algo de graça. O impacto foi enorme.
Eu fiquei olhando e ninguém estava contando essa história. Foi chocante pra mim. Não se trata apenas da música. O filme aborda toda a revolução da internet e como ela está afetando todo tipo de conteúdo. Se você quiser pegar algo de graça, você pode. O filme é sobre as consequências da Era do Grátis. Para os consumidores, nunca foi melhor – eles tem acesso instantâneo a todas as músicas, livros e filmes que querem de graça. Há consequências sérias.
É triste quando sua banda favorita teve que desistir de tudo e arrumar empregos diurnos porque eles não fazem mais dinheiro com a música. É simplesmente assustador quando um jornalista não pode pesquisar algo porque não vai ter retorno financeiro com aquilo.
O filme usa o colapso da indústria musical como pano de fundo para contar a história porque é isso que as pessoas entendem. Mas isso também abre as portas para uma discussão muito mais ampla."
Se você gostaria de contribuir para a finalização de "Unsound", clique aqui.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps