Led Zeppelin: Mixes alternativos de Physical Graffiti em leilão
Por Nacho Belgrande
Fonte: Playa Del Nacho
Postado em 28 de fevereiro de 2014
Mixagens de estúdio nunca lançadas comercialmente oriundas das sessões de gravação de ‘Physical Graffiti’, álbum de 1975 do LED ZEPPELIN, serão vendidas em leilão mês que vem pela casa RR Auction.
A casa venderá as fitas – da coleção do engenheiro de áudio e produtor RON NEVISON – como parte do leilão ‘Marvels of Modern Music’, que ocorrerá dos dias 13 a 20 de março.
O Led Zeppelin gravou as trilhas de ‘Physical Graffiti’ no Ronnie Lane Mobile Studio que Nevison desenhou em um trailer.
Estruturalmente, muitas faixas não são muito diferentes – a maioria das guitarras e vocais foi refeita posteriormente, e algumas não tem voz nenhuma. Uma orquestração adicional também fora inserida, e, por muitas vezes, apenas as trilhas de bateria das gravações foram usadas no produto final.
Curiosamente, uma das fitas tem a bateria de ‘Kashmir’ [então chamada de ‘Driving To Kashmir’] e, pelo fato de o baixista e tecladista JOHN PAUL JONES ter se atrasado para a gravação, o guitarrista JIMMY PAGE usou o tempo para trabalhar no riff com JOHN BONHAM.
Nevison gravou a bateria de Bonham em um canal separado, passando os pratos através de um phaser como experimentação. A banda gostou dos resultados e o usou na música. Além da bateria, ‘Driving To Kashmir’ totalmente instrumental também traz o riff de guitarra instantaneamente reconhecível.
"As fitas de ‘Physical Graffiti’ do acervo de Nevison dão uma nova perspectiva do processo criativo por trás de um dos maiores álbuns já produzidos", diz o Bobby Livingston da RR Auction. "Uma obra absolutamente notável da história da música moderna."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps