Abril Pro Rock: em balanço positivo, produtora comenta festival

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Por Diego Camara, Fonte: Abril Pro Rock
Enviar Correções  

Após uma maratona de 23 shows, na madrugada deste domingo o festival Abril Pro Rock encerrou sua 22ª edição com a presença de cerca de dez mil pessoas nos dois dias de festival no Chevrolet Hall, em Olinda. Na noite pop, a sexta-feira (25), destacaram-se os novos talentos da atual safra local de músicos e as homenagens a grandes ícones: Renato Barros (líder da Renato e Seus Blues Caps), acompanhado pelo frescor moderno da banda Autoramas, e Reginaldo Rossi, celebrado com um grande tributo de vozes pernambucanas. As atrações gringas Sebadoh, Havok, Conquest for Death, Obituary e Kataklysm encontraram um público sedento por suas estreias na cidade, tal qual os fiéis camisas pretas de bandas brasileiras cultuadas como Chakal (MG), Olho Seco (SP) e Hibria (RS).

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"Estamos muito satisfeitos com o festival, conseguimos o que esperávamos de uma programação com 80% de atrações inéditas, e sem um headline super famoso. Atingimos o público previsto para essa aposta que é a identidade do festival, revelar e destacar a renovação da música e dar visibilidade a grandes clássicos para a nova geração. É a cara do Abril Pro Rock ver o amadurecimento de um artista como Johnny Hooker, que começou no nosso palco, e a revelação da Cena Beto, na apoteose da Orquestra Betodélica", comenta Paulo André Pires, diretor artístico do festival.

Entre os momentos memoráveis da primeira noite, estão ainda as presenças de nomes da nova MPB (Tulipa Ruiz, Felipe Cordeiro e Bárbara Eugênia) e a novidade do palco Som na Rural, que recebeu Joanatan Richard, Daniel Groove e a Trummer SSA.

Na "noite dos camisas pretas", a alma do Abril Pro Rock, fãs de rock pesado de todo o Nordeste se concentraram no sábado (26) para um verdadeiro culto ao metal. Pelo menos 30% dos 7,5 mil espectadores da noite vieram em caravanas de outros municípios. Entre os ponto altos, estão o encontro de Desalma com a percussão vibrante do Bongar, a animação pulsante dos músicos da Conquest for Death (EUA), a densidade dos canadenses da Kataklysm.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Mas os momentos mais emocionantes ficam por conta do público, fiel, que se emociona e vibra com a presença de seus ídolos. "Se não fossem vocês, acho que a banda nem existiria mais", disse no palco o vocalista de Olho Seco. E assim uma legião de preto fez rodas de pogo, moshes (mergulho na plateia) e muito barulho principalmente com Chakal e Obituary, a banda mais aguardada da noite que encerrou o festival.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

"A diferença entre o público pop e os roqueiros é a fidelidade. Os ‘camisas pretas’ esperam o ano inteiro, acompanham as bandas antes, durante e depois. Compram camisetas, discos, produtos... São gerações de fãs, é fácil encontrar, pais e filhos, avôs com os netos juntos no mesmo show. O público da primeira noite busca mais o que está em alta, a novidade, e a música independente não se renova nessa velocidade de ter nomes arrebatores a cada ano, por isso sempre esperamos uma plateia mais tímida e dispersa, mas curiosa. O festival vai seguir com essa vontade de dar espaço para novos nomes e fortalecer os clássicos", conclui Paulo André.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

MAIS APR - Além do shows, o festival, patrocinado pela Petrobras, confirmou sua pluralidade de atividades com mais um ano do Abril Pra Moda (com a presença das marcas Estudio Zero, Maria Ribeiro, Anunciada, Juliana Beltrão, Design Ecológico, Etiqueta Verde, Tax, Sou Tee Bags, Fridas, Think Collection, Karina Leão, Senhorita Xodó, Felíni, Paralella, Circorama, Alfinete Brechó, Nuvemm, Meninas de 70 e Daníssima), oficinas de formação profissional inteiramente gratuitas, realizadas por profissionais de referência do mercado cultural entre fotografia, design, artes visuais, empreendedorismo, produção e captação de recursos, lançamentos de livros, pocket shows prévios e a realização da terceira edição da exposição Poster Arte Design, que segue em cartaz no Centro Cultural Correios até o dia 10 de maio.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal




Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net


Edu Falaschi: o fax com convite de seleção para o Iron MaidenEdu Falaschi
O fax com convite de seleção para o Iron Maiden

Excessos: como os rockstars gastam os seus milhõesExcessos
Como os rockstars gastam os seus milhões


Sobre Diego Camara

Nascido em São Paulo em 1987, Diego Camara é jornalista, radialista e blogueiro. Seu amor pelo metal e rock começou há 6 anos. Um amante da nova geração, é um grande fã de Arjen Lucassen, Andre Matos e bandas como Nightwish, Hammerfall, Sonata Arctica, Edguy e Kamelot. Também não deixa de ter amor pelos clássicos, como Helloween, Gamma Ray e Iron Maiden e do Rock de bandas como Oasis, Queen e Kings of Leon. Atualmente seus textos podem ser lidos no blog OCrepusculo.com sobre assuntos diversos, além de planos para criação de um projeto totalmente voltado aos blogs de Rock e Metal.

Mais informações sobre Diego Camara

Mais matérias de Diego Camara no Whiplash.Net.

Cli336 Goo728 Goo336 Cli336 Goo336 Goo336