The Gun: Tesouro Perdido do Rock e Heavy Metal
Por João Braga
Postado em 18 de abril de 2014
THE GUN eram um trio londrino de rock psicodélico e bastante tóxico com uma toada muito pesada, mas que não sobreviveu devido a problemas administrativos e comerciais. É uma das bandas mais talentosas, surgindo numa das fases mais espetaculares da história da música entre 1967 e 1970.
O grupo formou-se em 1967 com Paul Gurvitz, baixista do grupo, como comandante da banda que viria a contar com o seu irmão Adrian Gurvitz, guitarrista/vocalista, e Louie Farrell, na bateria. Após algumas mudanças de nome, os The Gun viriam, em 1967, a atuar como banda de suporte para os lendários PINK FLOYD uns meses antes de assinaram um contrato com CBS Records, que viria a produzir o seu primeiro disco.
O trio conseguiu atingir sucesso comercial numa faixa do seu disco de estréia, confirmando a esperança de uma carreira de grandes sucessos.
Já sob contrato com a CBS Records sai para as lojas o melhor álbum de estúdio do grupo londrino, "Gun", em 1968. O disco homônimo apresenta uma sonoridade bastante tóxica e inovadora, considerando que inclui sons orquestrais em algumas faixas, sendo uma das primeiras bandas a adotar este gênero de uma forma tão bem sucedida. A faixa de abertura, "Race With the Devil", eternizou o nome do grupo sendo continuamente admirada por grupos como JUDAS PRIEST e outros que admiram o valor dos londrinos. As grandes faixas são indiscutivelmente "Race With the Devil", "The Sad Saga of the Boy and the Bee", "Yellow Cab Man", "Rat Race", "Take Off" e "Drives You Mad".
Só no ano a seguir, em 1969, o grupo reaparece na ribalta para lançar o menos forte e marcante "Gunsight", que contém uma marca menos tóxica e menos eléctrica, quando comparado com o antecessor. Na minha opinião, este disco tem menos pontos qualitativos e apresenta um grupo menos coeso e artisticamente mais fraco, apesar do trio ser exatamente o mesmo. Fica a sensação que o grupo se prepara para o fim da banda.
Em 1970, os THE GUN deixam de existir, encerrando atividades devido à falta de apoio comercial e falta de mais sucessos que tenham entrado nos tops, como aconteceu com "Race With the Devil". Para além disso foi difícil acompanhar o andamento de outros grupos que, actualmente, são lendas como King Crimson, Rush, Procol Harum, Genesis, CAMEL, PINK FLOYD ou LED ZEPPELIN que surgiram na mesma altura.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Dirk Verbeuren, do Megadeth, agradece Pete Sandoval por ter inspirado "legiões de bateristas"
Como Jason Newsted criou o riff de "Blackened" do Metallica e a reação de James e Lars
Moyses Kolesne manda recado a quem reproduz discursos de Lemmy sobre política
Novo disco de Tony Iommi mantém acesa a chama do Sabbath, segundo resenha da Classic Rock
A humilhação que Ozzy Osbourne sofreu num show e Tony Iommi jamais esqueceu
Devido à demanda, U2 anuncia data extra no Brasil
A música do Iron Maiden que influenciou o Big Four do thrash metal, segundo o Ultimate Guitar
Slayer toca "Reign in Blood" na íntegra no México; confira setlist e vídeos
O roqueiro brasileiro que se queimou com Jô Soares após falar mal de Ayrton Senna
O pior disco do Pink Floyd, de acordo com a Paste Magazine
"Stairway to Heaven" nem "Comfortably Numb"? O solo que Slash coloca acima de todos
Os cinco melhores discos do Megadeth, segundo Mateus Ribeiro
O astro do country de quem Dave Mustaine tem mágoa até hoje: "É uma implicância minha?"
O show que quase fez Bono ser demitido do U2 e acabou mudando a história da banda
A banda nova que fez Paulo Ricardo sentir que o rock está voltando às paradas
Mike Mangini não sabia que seria demitido do Dream Theater
O clássico imortal do Heavy Metal que quase foi descartado por ser "muito pop"

O genial e inovador músico brasileiro que Eric Clapton tentou conhecer mas não conseguiu
O álbum de rock nacional anos 80 considerado o maior fracasso do grande produtor Liminha
Como Beatles transformou xingamento a Mick Jagger em nome de álbum clássico da banda
Heavy Metal: os dez melhores álbuns lançados em 1982
Motivação: 10 músicas de metal que melhorarão sua auto-estima
Bizarro & Absurdo: 12 Tristes Realidades da Música



