Alice In Chains: doze anos sem Layne Staley
Por Emerson Domingues
Fonte: Alternativenoise
Postado em 09 de abril de 2014
5/4 definitivamente não é um bom dia para o rock.Além de, nesta mesma data, 20 anos atrás, ter perdido seu último mito, Kurt Cobain, em 2002, o gênero perdeu outra figura marcante, Layne Staley, ex- Alice in Chains e Mad Season, mais um que sucumbiu ao vício em heroína. 5/4 é uma data aproximada, já que o corpo foi encontrado apenas 2 semanas depois, num estado que não permitia nem dizer a data exata nem o motivo ao certo, embora quase com certeza tenha sido overdose.
A longa parceria com Jerry Cantrell começou quando o guitarrista "sem-teto" encontrou Staley numa festa em Seattle, em 1987. Os 2 se conheceram e Staley o levou para morar em sua "casa", um estúdio para ensaios cheirando a urina. Depois disso, juntamente com o baterista Sean Kinney e o 1º baixista, Mike Starr, o caminho para o sucesso não foi muito longo.Já em 1990, a banda lança seu 1º álbum, "Facelift", que trazia o hit "Man in the Box". Outros destaques são as faixas "We die Young" e "Bleed the Freak".
Alice In Chains - Mais Novidades
Mas foi o 2º álbum, "Dirt", que trazia o AIC em sua essência. Com a guitarra suja, distorcida e pesada de Cantrell permeando todo o álbum, cheia de referências ao Heavy Metal, particularmente em faixas como Them Bones, Rain When I Die e Dam That River. Catapultado pela magnífica "Would", que foi trilha sonora do filme Singles, de Cameron Crowe, o álbum vendeu mais de 4 milhões de cópias e já trazia menções ao vício em heroína, - principalmente, mas não só de Staley - , ora discretamente, ora nem tanto, como na faixa Junkhead. Também não havia esperança de salvação, como dizem as letras de Them Bones e Dirt. O álbum também consolida as marcas registradas do grupo, a bateria precisa de Kinney, particularmente em Angry Chair, e Cantrell, que além de momentos de guitar hero, faz os backing vocals, conseguindo harmonias vocais que em alguns momentos só são superadas pelos Beatles. A voz de Staley dispensa apresentações, sendo praticamente outro instrumento da banda.
Em 1993, com o Nirvana praticamente no fim e o Pearl Jam curtindo a ressaca de Ten, a banda experimenta um breve reinado como a mais bem sucedida da cena de Seattle, chegando inclusive a ser headliner do festival Lolapalooza (que na época só acontecia nos EUA) e tendo o sublime Jar of Flies, lançado em 1994, (já com Mike Inez, ex-baixista da banda de Ozzy Osbourne, no lugar de Starr) se tornado o 1º EP a estrear no 1º lugar da Billboard, provando a versatilidade da banda, que era ótima tanto com guitarras pesadas como numa levada mais acústica.
Mas os problemas de Layne Staley só se agravavam. O vocalista chegou a dizer em uma entrevista quando perguntado sobre o tema drogas: "Elas trabalharam para mim durante anos, agora estão se voltando contra mim, e eu estou caminhando através do inferno." Na época havia uma turnê agendada com o Metallica, que obviamente teve que ser cancelada. Depois disso veio a decadência.
O homônimo 3º álbum, lançado em 1995, tinha bons momentos, como Grind e a maravilhosa Heaven Beside You, chegando a ficar no 1º lugar das paradas, mas a falta do "brilho" obscuro de Dirt e os problemas de Staley - com você sabe o que – impedindo a banda de realizar uma turnê para divulgação, ajudaram a abrir o caminho para um certo ostracismo da banda e os rumores sobre a saúde Staley só aumentavam.
A banda ainda teve forças para um magnífico último suspiro, com a exibição do MTV Unplugged, em 28 de Maio de 1996.Consolidando a fórmula de Jar of Flies, a emocionante performance foi uma das melhores da história do formato, mas já trazia um Layne Staley visivelmente debilitado.
Os últimos shows, em Julho do mesmo ano, abrindo a turnê de reunião do Kiss, mostravam um fantasmagórico Layne no palco, assustadoramente magro e pálido. Depois do último show, em 3 de Julho, o vocalista desapareceu.
O golpe final veio em Outubro, com a morte da namorada, Demri Parott, de overdose de heroína. A partir daí, a despeito de uma breve reunião em 1998 para gravar 2 faixas inéditas para um Box set da banda, ele se isolou em sua casa em Seattle, saindo apenas esporadicamente, chegando ao ponto dos ex-parceiros de banda terem ficado 2 anos sem conseguir contato. Nas poucas vezes em que foi visto, pessoas próximas relatam que teria perdido inclusive alguns dentes em conseqüência do uso de drogas.
Quase 5 anos depois do último show, a mãe e o padrasto estranharam a falta de movimentação em sua conta bancária e na manhã de 19 de Abril de 2002, foram com a polícia a sua casa. Ao arrombarem a porta, encontraram o corpo em estado bastante degradado. Ficou o legado de uma das maiores vozes da música recente.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 11 melhores álbuns de rock progressivo conceituais da história, segundo a Loudwire
Regis Tadeu indica disco "perfeito" para uma road trip: "Todo mundo detesta, mas é bom"
Quando David Gilmour salvou um show do Jimi Hendrix; "eles estavam muito nervosos"
Os shows que podem transformar 2026 em um dos maiores anos da história do rock no Brasil
O melhor disco de Raul Seixas, apurado de acordo com votação popular
O guitarrista que Jimmy Page admitiu estar fora de seu alcance: "Não consigo tocar"
Irmãos Cavalera não querem participar de último show do Sepultura, segundo Andreas Kisser
Após negócio de 600 milhões, Slipknot adia álbum experimental prometido para esse ano
A obra-prima do Dream Theater que mescla influências de Radiohead a Pantera
Fender lança linha de instrumentos em comemoração aos 50 anos do Iron Maiden
O maior compositor do rock'n'roll de todos os tempos, segundo Paul Simon
Robert Plant acrescenta o Rio de Janeiro à turnê brasileira em 2026
A banda clássica que poderia ter sido maior: "Influenciamos Led Zeppelin e Deep Purple"
Obituary anuncia turnê sul-americana com 5 datas no Brasil em fevereiro de 2026
O único "filme de rock realmente bom" da história, segundo Jack Black
A prática ultrapassada da universidade brasileira que Charles Gavin dos Titãs não concorda
A melhor música de rock de cada ano desde 1970, segundo a Loudwire
"Mike Shinoda sempre colocava meu filho para baixo", diz mãe de Chester do Linkin Park


As melhores músicas da história do Soundgarden, segundo Jerry Cantrell do Alice in Chains
Jerry Cantrell afirma que há uma banda grunge que não lançou nenhuma música ruim
A banda que Lars Ulrich chamou de "o Black Sabbath dos anos 90"
A situação assustadora que originou um dos grandes clássicos do Alice in Chains
Alice In Chains - O disco clássico dos anos 1990 que o baterista gravou com o braço quebrado
Layne Staley foi uma grande inspiração para Anders Fridén, vocalista do In Flames
Layne Staley: mãe diz que cantor morreu cinco vezes



