Bater cabeça: estudo comprova lesões por excesso
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 04 de julho de 2014
De acordo com o The Daily Beast, um novo estudo de caso publicado em um periódico médico, o Lancet, revelou que bater cabeça - descrito como violentamente chacoalhar sua cabeça no tempo da música, como comumente feito no rock, punk e heavy metal – pode causar danos quando o cérebro se encontra com o crânio.
O estudo detalha o caso do fã de heavy metal alemão que sofreu sangramentos no cérebro após uma noite de headbanging em um show no MOTORHEAD. O homem de 50 anos reclamou de dores de cabeças constantes durante duas semanas, e contou aos médicos do Hannover Medical School que estava batendo cabeça regularmente por anos. Uma tomografia computadorizada mostrou que ele estava sofrendo de um sangramento – medicalmente conhecido como Hematoma Subdural – no lado direito de seu cérebro.
"Nós não somos contra bater cabeça", disse Ariyan Pirayesh Islamian, um dos médicos que trataram o paciente. "O risco de lesões é muito, muito baixo, mas eu acho que se nosso paciente estivesse em um concerto de música clássica, isso não teria acontecido."
"Há provavelmente outro grande risco acontecendo em shows de rock, fora o ato de bater cabeça", adicionou o Dr. Colin Shieff, neurocirurgião. "A maioria das pessoas vão aos festivais e pula para cima e para baixo enquanto chacoalha suas cabeças, não acaba nas mãos de um neurocirurgião."
Dave Mustaine, do MEGADETH, e um dos vários músicos que já falaram do mal que bater cabeça no palco já lhes causou. Ele tentou lidar com a dor causado pela stenosis – um afinamento da coluna espinhal – por quase 10 anos através de acupuntura, Yoga, injeções localizadas e medicação narcótica e não narcótica, mas ao fim ele teve que passar por uma pequena cirurgia na espinha, em 2011, para tentar unir um disco em seu nervo cervical. Ele disse: "Eu tive que unir o meu pescoço – as vértebras no meu pescoço – do dano que bater cabeça causou com o passar dos anos. Ele degenerou os discos. Quando eles estavam falando de substituir um dos discos, acharam um grande fragmento de osso que quebrou e estava fazendo pressão contra minha espinha. Era bem doloroso."
O frontman do SLAYER, Tom Araya, passou por uma cirurgia nas costas em 2010, após ter problemas enquanto a banda estava em uma turnê na Ásia em 2009. O músico inicialmente não queria pegar essa estrada cirúrgica, então os especialistas recomendaram uma série de procedimentos minimamente invasivos. Enquanto esses procedimentos resultaram em alguma melhoria, Araya continua lidar com situações intermitentes de severa dor, dormência e espasmos musculares. O procedimento cirúrgico pelo qual ele passou é chamado de Anterior Cervical Disectomy wish Fusion, e é algo relativamente de rotina.
"Não posso mais bater cabeça", explicou Araya em 2010 em uma intervista com o Noisecreep. "Quando eles me diagnosticaram, descobriram que eu estava herniando para a esquerda, e normalmente é para trás. Isso foi causado por bater cabeça. Sou um defensor de bater cabeça moderadamente agora."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Geddy Lee não é fã de metal, mas adora uma banda do gênero; "me lembram o Rush"
A música do Megadeth que James Hetfield curte, segundo Dave Mustaine
Versão do Megadeth para "Ride the Lightning" é oficialmente lançada
Como EP de apenas três músicas mudou o rumo do rock dos anos 2000, segundo a Louder
O clássico do Dream Theater cujo título original era bizarro
Como uma banda transformou seu adeus em um dos filmes mais importantes do rock
Fabio Lione critica o fato do Angra olhar muito para o passado
O guitarrista que BB King disse ser melhor que Hendrix; "toca melhor do que qualquer um"
Homenageando falecido baixista do Scorpions, Jon Bon Jovi publica foto com o... Anvil
A mensagem profunda que Dave Mustaine deixou na última música da carreira do Megadeth
A voz mais pura do rock de todos os tempos, segundo Bruce Springsteen
Megadeth lança seu último disco de estúdio, que traz versão de "Ride the Lightning"
Scorpions se manifesta sobre morte de ex-baixista Francis Buchholz
Helloween coloca Porto Alegre na rota da turnê de 40 anos; show antecede data de SP
Sóbrio há 40 anos, Rob Halford conta como parar de beber salvou sua vida
Jimmy Page relembra como Robert Plant escreveu a letra de "Stairway to Heaven"
Os 19 músicos que já estiveram no Slipknot na ordem de entrada na banda
A sincera opinião de John Lennon sobre George Harrison e ele mesmo como guitarristas


Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo
Shows: curtir música ao vivo te ajuda a viver por mais tempo, diz estudo
Brasil é o país que mais ouve Iron Maiden no mundo, revela estudo



