Bater cabeça: estudo comprova lesões por excesso
Por Fernando Portelada
Fonte: Blabbermouth
Postado em 04 de julho de 2014
De acordo com o The Daily Beast, um novo estudo de caso publicado em um periódico médico, o Lancet, revelou que bater cabeça - descrito como violentamente chacoalhar sua cabeça no tempo da música, como comumente feito no rock, punk e heavy metal – pode causar danos quando o cérebro se encontra com o crânio.
O estudo detalha o caso do fã de heavy metal alemão que sofreu sangramentos no cérebro após uma noite de headbanging em um show no MOTORHEAD. O homem de 50 anos reclamou de dores de cabeças constantes durante duas semanas, e contou aos médicos do Hannover Medical School que estava batendo cabeça regularmente por anos. Uma tomografia computadorizada mostrou que ele estava sofrendo de um sangramento – medicalmente conhecido como Hematoma Subdural – no lado direito de seu cérebro.
"Nós não somos contra bater cabeça", disse Ariyan Pirayesh Islamian, um dos médicos que trataram o paciente. "O risco de lesões é muito, muito baixo, mas eu acho que se nosso paciente estivesse em um concerto de música clássica, isso não teria acontecido."
"Há provavelmente outro grande risco acontecendo em shows de rock, fora o ato de bater cabeça", adicionou o Dr. Colin Shieff, neurocirurgião. "A maioria das pessoas vão aos festivais e pula para cima e para baixo enquanto chacoalha suas cabeças, não acaba nas mãos de um neurocirurgião."
Dave Mustaine, do MEGADETH, e um dos vários músicos que já falaram do mal que bater cabeça no palco já lhes causou. Ele tentou lidar com a dor causado pela stenosis – um afinamento da coluna espinhal – por quase 10 anos através de acupuntura, Yoga, injeções localizadas e medicação narcótica e não narcótica, mas ao fim ele teve que passar por uma pequena cirurgia na espinha, em 2011, para tentar unir um disco em seu nervo cervical. Ele disse: "Eu tive que unir o meu pescoço – as vértebras no meu pescoço – do dano que bater cabeça causou com o passar dos anos. Ele degenerou os discos. Quando eles estavam falando de substituir um dos discos, acharam um grande fragmento de osso que quebrou e estava fazendo pressão contra minha espinha. Era bem doloroso."
O frontman do SLAYER, Tom Araya, passou por uma cirurgia nas costas em 2010, após ter problemas enquanto a banda estava em uma turnê na Ásia em 2009. O músico inicialmente não queria pegar essa estrada cirúrgica, então os especialistas recomendaram uma série de procedimentos minimamente invasivos. Enquanto esses procedimentos resultaram em alguma melhoria, Araya continua lidar com situações intermitentes de severa dor, dormência e espasmos musculares. O procedimento cirúrgico pelo qual ele passou é chamado de Anterior Cervical Disectomy wish Fusion, e é algo relativamente de rotina.
"Não posso mais bater cabeça", explicou Araya em 2010 em uma intervista com o Noisecreep. "Quando eles me diagnosticaram, descobriram que eu estava herniando para a esquerda, e normalmente é para trás. Isso foi causado por bater cabeça. Sou um defensor de bater cabeça moderadamente agora."
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



O subgênero essencial do rock que Phil Collins rejeita: "nunca gostei dessa música"
A banda grunge de quem Kurt Cobain queria distância, e que acabou superando o Nirvana
O álbum do U2 que para Bono não tem nenhuma música fraca, mas também é difícil de ouvir
O álbum que Regis Tadeu considera forte candidato a um dos melhores de 2026
Andreas Kisser participa de novo álbum do Bruce Dickinson - sem tocar guitarra
O dia que Kiko Loureiro respondeu a quem o acusou de tocar errado clássico do Megadeth
A música feita na base do "desespero" que se tornou um dos maiores hits do Judas Priest
"Não soa como Megadeth", diz David Ellefson sobre novo álbum de sua antiga banda
Grammy omite Brent Hinds (Mastodon) da homenagem aos falecidos
A história de incesto entre mãe e filho que deu origem ao maior sucesso de banda grunge
A música surpreendente que "peitou" o sucesso do grunge no início dos anos 90
Novo disco do Megadeth alcança o topo das paradas da Billboard
O disco dos anos 1980 que foi muito influente para Metallica e Megadeth, segundo Dave Mustaine
Polêmica banda alemã compara seu membro com Eloy Casagrande
Os 15 discos favoritos de Bruce Dickinson, vocalista do Iron Maiden
A canção do Dire Straits que Mark Knopfler diz que é difícil de tocar ao vivo
A música que mistura Iron Maiden com AC/DC e se tornou um clássico dos anos 80
Rick Rubin lista seus oito álbuns preferidos de todos os tempos

Fãs de heavy metal traem menos em relacionamentos, aponta pesquisa
Pesquisa da Live Nation diz que 70% escolheriam show ao vivo em vez de sexo
Quem ouve heavy metal é mais violento? Estudo mostrado pelo O Globo explica
Anthony Kiedis comenta sua dieta ideal segundo estudo genético



