Câncer na língua: entenda a doença de Bruce Dickinson

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Por Igor Soares, Fonte: Iron Maiden 666
Enviar correções  |  Comentários  | 


65 acessosIron Maiden: Bruce e banda se emocionam em show na Suécia5000 acessosInvisible Oranges: os 5 melhores momentos Metal dos filmes

Bruce Dickinson foi diagnosticado com câncer na língua e está em tratamento contra a doença. Pesquisamos um pouco mais sobre este tipo de câncer para entendermos o real estado de saúde do vocalista do Iron Maiden e as possibilidades do tratamento.

Este não é o mais frequente dos tipos de câncer, os tumores que ocorrem na cabeça e pescoço correspondem a cerca de 10% dos casos que acometem o ser humano; desses 40% situam-se na cavidade oral, mais comumente na língua e soalho da boca. O câncer na língua costuma manifestar-se em fumantes e em pessoas que bebem bastante, o que faz que com o passar dos anos a sua presença dentro das estatísticas vá aumentando. É mais comum nos homens do que em mulheres e esta doença conta com um bom prognóstico de recuperação se for detectada a tempo.

SINTOMAS

Na língua, a lesão pode apresentar-se como uma afta ou lesão ulcerada, ambas dolorosas e de fácil percepção. Quem sofre de frequentes úlceras bucais produzidas pela má higiene ou por problemas nos dentes (perdas de dentes, próteses em mau estado) também corre maior risco de sofrer de câncer na língua, pois estas úlceras podem converter-se com o passar do tempo em lesões cancerosas.

Outro dos primeiros sintomas do câncer da língua é o aparecimento de uma pequena ou mediana mancha vermelha ou branca em qualquer zona da língua. Naqueles pontos em que é possível ver a mancha, é possível que a mesma se possa sentir ao tocar com a língua noutras partes da boca como o paladar ou as bochechas.

A dor e os desconfortos na língua ou na garganta enquanto se fazem atividades cotidianas como mastigar, é outro dos possíveis indicadores de câncer da língua. Devido a presença de úlceras e lesões, é normal que outro dos primeiros sintomas seja o mau hálito originado por este tipo de feridas. O odor costuma ser intenso e o paciente costuma perceber um sabor particular na sua boca, similar ao que se sente quando temos por exemplo uma amigdalite.

Qualquer lesão na língua que se converta numa úlcera e que após duas semanas não sare, deve ser vista por um médico para descartar a presença de qualquer anomalia. Este ponto é especialmente importante quando o paciente se encontra em grupos de risco.

TRATAMENTO

Se diagnosticado no início e tratado da maneira adequada, a maioria (80%) dos casos desse tipo de câncer tem cura. Geralmente, o tratamento emprega cirurgia e/ou radioterapia. Os dois métodos podem ser usados de forma isolada ou associada. As duas técnicas têm bons resultados nas lesões iniciais e a indicação vai depender da localização do tumor e das alterações funcionais que possam ser provocadas pelo tratamento. As lesões iniciais são aquelas restritas ao local de origem.

Fontes:
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/h...
http://saude.terra.com.br/saude-bucal/atualidades/conheca-o-...

Por que destacamos matérias antigas no Whiplash.Net?

5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson foi diagnosticado e tratado de câncer5000 acessosCâncer na língua: Os músicos que sofreram deste mal5000 acessosBruce Dickinson: Dave Mustaine diz que está orando por vocalista5000 acessosAnthrax para Bruce Dickinson: "O câncer ferrou com o cara errado!"3127 acessosEddie Trunk: mensagem para Bruce Dickinson no Twitter5000 acessosBruno Sutter: Mensagem sobre Bruce Dickinson no Instagram5000 acessosRachel Sheherazade: Pedindo corrente de orações para Bruce Dickinson1914 acessosBruce Dickinson: vocalista deve palestrar no México em julho5000 acessosIron Maiden: Nicko McBrain fala sobre Bruce Dickinson e o novo álbum5000 acessosIron Maiden: Rod Smallwood atualiza estado de saúde de Bruce Dickinson3631 acessosBruce Dickinson: uma otimista homenagem do animador Val Andrade5000 acessosBruce Dickinson: vocalista está de volta ao trabalho com o Airlander5000 acessosIron Maiden: novidades oficiais sobre a saúde de Bruce Dickinson5000 acessosIron Maiden: banda atualiza oficialmente estado de saúde de Bruce Dickinson5000 acessosIron Maiden: as primeiras fotos de Dickinson depois do câncer3879 acessosMike Portnoy: "Se existe uma pessoa que vai vencer o câncer, é Bruce Dickinson"3921 acessosBruce Dickinson: "Cantarolei muito Heaven Can Wait no chuveiro"5000 acessosIron Maiden: Bruce Dickinson comenta sua batalha contra o câncer

GosteiNão gostei

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no G+

Iron MaidenIron Maiden
Bruce e banda se emocionam em show na Suécia

566 acessosIron Maiden: Vídeos e set-list da apresentação em San Antonio315 acessosIron Maiden: "The Trooper" no saxofone para preparar os fãs0 acessosTodas as matérias e notícias sobre "Iron Maiden"

Iron MaidenIron Maiden
Os bastidores da banda em um hotel curitibano

Iron MaidenIron Maiden
Seria esse o maior fã da banda no mundo?

Collectors RoomCollectors Room
Conheça o sujeito que invadiu o palco do Maiden no Rock In Rio

0 acessosTodas as matérias da seção Notícias0 acessosTodas as matérias sobre "Bruce Dickinson"0 acessosTodas as matérias sobre "Iron Maiden"

Invisible OrangesInvisible Oranges
Os 5 melhores momentos metal dos filmes

Blasfêmias?Blasfêmias?
Rockstars que atacaram a igreja, Jesus Cristo e Deus

Heavy MetalHeavy Metal
Os dez melhores álbuns lançados no ano de 1983

5000 acessosLegião Urbana: ex-baixista Renato Rocha é encontrado morto.5000 acessosMorbid Angel: "banda satânica, eu jamais voltaria", diz Sandoval5000 acessosSeparados no nascimento: Robert Plant e Patrícia Pillar5000 acessosAC/DC: vídeo compara o vocal de Brian Johnson com o de Axl Rose5000 acessosMetallica: James conta como a banda se tornou sua família5000 acessosJared Dines: qual a diferença entre o som da Fender e da Gibson?

Os comentários são postados usando scripts e logins do FACEBOOK, não estão hospedados no Whiplash.Net, não refletem a opinião dos editores do site, não são previamente moderados, e são de autoria e responsabilidade dos usuários que os assinam. Caso considere justo que qualquer comentário seja apagado, entre em contato.

Respeite usuários e colaboradores, não seja chato, não seja agressivo, não provoque e não responda provocações; Prefira enviar correções pelo link de envio de correções. Trolls e chatos que quebram estas regras podem ser banidos. Denuncie e ajude a manter este espaço limpo.

Mais comentários na Fanpage do site, nos links abaixo:

Post de 19 de fevereiro de 2015
Post de 20 de fevereiro de 2015
Post de 24 de fevereiro de 2015

Sobre Igor Soares

Brasiliense de nascimento e piauiense de coração, Igor é Geógrafo e Desenvolvedor Web. Acessa o Whiplash.Net desde os primórdios e o Iron Maiden, sua banda favorita, é uma das razões dele ter se tornado colaborador do site.

Mais matérias de Igor Soares no Whiplash.Net.

Whiplash.Net é um site colaborativo. Todo o conteúdo é de responsabilidade de colaboradores voluntários citados em cada matéria, e não representam a opinião dos editores ou responsáveis pela manutenção do site, mas apenas dos autores e colaboradores citados. Em caso de quebra de copyright ou por qualquer motivo que julgue conveniente denuncie material impróprio e este será removido. Conheça a nossa Política de Privacidade.

Em fevereiro: 1.218.643 visitantes, 2.740.135 visitas, 6.216.850 pageviews.

Usuários online