Matérias Mais Lidas

Bruce Dickinson: viralizando ao cantar 4 segundos de Heaven and Hell, do SabbathBruce Dickinson
Viralizando ao cantar 4 segundos de "Heaven and Hell", do Sabbath

Myles Kennedy: um dos guitarristas favoritos dele é brasileiroMyles Kennedy
Um dos guitarristas favoritos dele é brasileiro

Charlie Brown Jr: O Champignon contou que ficou armado na frente do AP do ChorãoCharlie Brown Jr
"O Champignon contou que ficou armado na frente do AP do Chorão"

Sepultura: das discordâncias ao enterro apressado de enteado, por que Max Cavalera saiuSepultura
Das discordâncias ao enterro apressado de enteado, por que Max Cavalera saiu

Cannibal Corpse: o que Corpsegrinder faz com os bichos de pelúcia que pega em máquinasCannibal Corpse
O que Corpsegrinder faz com os bichos de pelúcia que pega em máquinas

Kiss: integrantes tiveram que entrar na malhação antes de reunião da formação clássicaKiss
Integrantes tiveram que entrar na malhação antes de reunião da formação clássica

Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superarBruce Dickinson
Ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar

Crypta: Os seis heróis de Fernanda Lira no baixoCrypta
Os seis heróis de Fernanda Lira no baixo

Esteban Tavares: ex-Fresno fala sobre teste para cantar no Stone Temple PilotsEsteban Tavares
Ex-Fresno fala sobre "teste" para cantar no Stone Temple Pilots

Pitty: a resposta dela a quem preferia quando ela só fazia rock sem militarPitty
A resposta dela a quem preferia quando ela "só fazia rock sem militar"

Covers: dez bandas de rock e metal que gravaram álbuns para homenagear seus ídolosCovers
Dez bandas de rock e metal que gravaram álbuns para homenagear seus ídolos

AC/DC: as ordens de Malcolm para quem ia subir ao palcoAC/DC
As ordens de Malcolm para quem ia subir ao palco

Chorão: quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e RenatoChorão
Quando o vocalista do Charlie Brown Jr tretou com Hermes e Renato

Roger Waters: Mark Zuckerberg, um dos idiotas mais poderoso do mundoRoger Waters
"Mark Zuckerberg, um dos idiotas mais poderoso do mundo"

Contra-baixo: as melhores introduções do Heavy MetalContra-baixo
As melhores introduções do Heavy Metal


Arte Musical
Stamp

Bruce Dickinson: revela detalhes de seu tratamento em entrevista

Por Michelle Ferreira Sanches
Fonte: Youtube
Em 01/09/15

Em entrevista à @OpieRadio, em 31 de Agosto de 2015, Bruce Dickinson falou um pouco mais sobre o tratamento do câncer e a sua recuperação. Veja alguns dos pontos-chave da entrevista:

Ele começa dizendo que já deveriam estar em turnê, que o álbum já devia ter sido lançado há algum tempo, mas que, como todos sabem, os planos foram adiados para que ele pudesse se recuperar do tratamento que fez para livrar-se de dois tumores.

Quando perguntado como ele descobriu o tumor, se foram exames de rotina, Bruce diz que, na verdade, ele mesmo se diagnosticara seis semanas antes de ir ao médico, e que ele ignorou o que quer que ele tivesse, ou que achava que tivesse, porque ele ainda estava finalizando sua parte na gravação do álbum (The Book Of Souls – que será lançado mundialmente nesta semana).

Ele disse que encontrou um caroço, em um dos lados do seu pescoço, e que este tipo de câncer (língua e garganta) parecem ter se tornado epidêmicos, pois sua incidência é enorme em homens acima dos 40 anos, e que este câncer está ligado, por algum motivo, ao vírus HPV.
Os entrevistadores fazem uma brincadeira, perguntando se o câncer pode estar ligado ao fato da prática de sexo oral (relembrando uma frase polêmica dita por Michael Douglas, há alguns anos). Bruce saiu pela tangente, dizendo que, se isso fosse verdade, deveria haver uma incidência maior entre as mulheres homossexuais, porém este é um tumor muito comum em homens, e raro em mulheres (20% menos casos em mulheres do que em homens), e diz que, embora cerca de 80% das pessoas do mundo já tenham sido expostas ao HPV, pouquíssimo se sabe sobre ele, ou sobre o porquê ele causa doenças em algumas pessoas, e nada nas outras.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

O entrevistador pergunta a ele como ele se sentiu ao receber o diagnóstico, se foi positivo, como se dissesse "ok, vamos nos livrar disso", ou se ficou mais pra baixo, "ah, droga, e agora?"

Bruce diz "Eu fui pesquisar sobre o assunto, e ver o que poderia acontecer. Toda a informação sobre o assunto, as pesquisas médicas, estão disponíveis para serem lidas, para que você possa se dar sua melhor chance. Eu tive um ótimo grupo de médicos, eles estavam bem confiantes, dizendo ‘vamos nos livrar disso pra você’; eu perguntei sobre cirurgia e eles disseram ‘oh, não, radiação e quimioterapia, e eu fiz os dois ao mesmo tempo."

Bruce diz que passou por nove semanas de quimioterapia, e mais três de radioterapia, cinco dias por semana. Perguntado se ele ficou com algum efeito do tratamento da quimio e radioterapia, Bruce revela que sente um pouco de secura na boca e na garganta. Ele diz também que ficou resfriado, um tempo atrás, e foi estranho, porque ele não estava assoando o nariz, porque seu corpo não estava produzindo este tipo de ‘substância nojenta’. Ele disse que achou isso bem engraçado e estranho.

Disse que, inicialmente, isto afetou seu modo de cantar um pouco, porque ele simplesmente foi dito para não o fazer, para que deixasse tudo se curar. Ele diz que ainda está se curando, ainda tem um pouco de inchaço residual na garganta.

Sobre o tumor em sua língua, diz que os médicos falaram que o tumor poderia ter estado ali entre seis meses a um ano, e que ele não teria notado, se não fosse pelo tumor secundário, que apareceu em seu pescoço.

O entrevistador pergunta a ele se, quando soube do tumor em sua língua, ele achou que sua carreira como cantor estava acabada. Bruce responde, dizendo que sim, poderia ter acabado.

Bruce diz que o primeiro médico a examiná-lo foi um médico francês, que foi ao estúdio onde estavam gravando o álbum. Era um clínico geral, e ele recomendou a Bruce que fizesse exames, que incluíam uma biopsia, na garganta e na área do peito. Ele voltou para a Inglaterra, fez os exames e, cinco dias depois, recebeu o diagnóstico.

Bruce diz que foi perguntado pelo médico se ele fumava, ou se já fumou, e como sua resposta ao médico foi ‘não’, o médico lhe disse que suas chances de se livrar dos tumores haviam subido 20%, e que as chances de nunca ter recorrência dos tumores eram astronômicas, por ele não ser fumante.

Os entrevistadores perguntaram como foi o tratamento de quimioterapia, que todos dizem ser bem difícil. Bruce diz que, além da quimioterapia, ele tomava uma espécie de coquetel de medicamentos, para evitar que ele se sentisse mal o tempo todo. Diz que se sentia muito exausto, e que após ter recebido a primeira dose do tratamento, ele pensou ‘bom, já sei que eu não vou poder dirigir meu carro pelas próximas oito ou nove semanas’.

Bruce revela que seu câncer se encontrava no estágio 3, mas que era um tipo de câncer relativamente fácil de se lidar, de acordo com seus médicos.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bruce revela também que um engenheiro que trabalha com o Maiden teve um tumor semelhante, e que ele nem tinha ficado sabendo. Apenas soube quando o mesmo, brincando, lhe perguntou como estava sua barba (uma vez que a barba e os pelos haviam caído, por causa da quimioterapia).

Bruce brinca dizendo que conheceu dezenas de outros homens que tiveram o mesmo tipo de tumor, ‘e eles nem eram caras que tiveram dezenas de parceiras sexuais, eram caras normais’.

Quando perguntado se ele, em algum momento, sentiu medo, Bruce responde ‘sim, é claro, mas não há muito que você possa fazer a respeito’, e diz que é muito pior para as pessoas que estão ao seu redor, do que para o paciente em si.

Bruce revela que lhe ofereceram um tubo de alimentação, no começo do tratamento. Ele brinca, dizendo que seu médico lhe disse que lhe daria um, como presente de natal, porque ele provavelmente não conseguiria ingerir sólidos ou líquidos, próximo ao fim do tratamento. Bruce brinca, dizendo que respondeu ‘não, obrigado, eu irei me alimentar’.

Bruce também mostra bom humor ao ser perguntado sobre mudanças no seu paladar. Ele diz que o médico lhe disse ‘você pode perder o gosto (em inglês, taste, que pode significar o sentido do paladar ou bom gosto)’, e Bruce lhe respondeu ‘Gosto? Qual é, você nunca viu as calças que eu usava?’

Ele diz que, deixando o humor de lado, ele passou por 3 estágios. O estágio de sentir pena de si mesmo, o de achar que era um pesadelo e ele acordaria a qualquer momento, e por fim aceitar a situação e tentar ver o que acontece.

Bruce diz que perguntou a seu médico quanto tempo levaria até ele se recuperar, para poder voltar a cantar como antes, e o médico lhe disse que cerca de um ano, baseado na recuperação de outro paciente que ele teve com o mesmo tipo de tumor. Bruce brinca, dizendo que está tentando quebrar o recorde deste cara.

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal

Bruce diz que ainda não voltou a cantar, mas de vez em quando vai até a cozinha e dá uns gritos.

Bruce diz que, após o fim do tratamento, seu médico lhe disse ‘eu preciso te confessar uma coisa, eu gosto um pouco de Iron Maiden, mas na verdade eu sou um grande fã do Rush’. Bruce diz que lhe respondeu que provavelmente era por isso que ele era um ótimo médico especialista em radioterapia. Também revela que sua laringe não foi atingida em nenhum momento do tratamento, então seu alcance vocal não irá ser prejudicado em nada.

O entrevistador pergunta a Bruce se ele passou a olhar para a vida de modo diferente, e ele responde que irá apenas ter menos tempo para pessoas que desperdiçam seu tempo. ‘Se eu quiser perder tempo, eu mesmo farei isso, muito obrigado’.

Ele relembra que recebeu morfina, por duas semanas, por causa da dor e desconforto, e diz ter ficado decepcionado com a morfina. ‘Eu realmente esperava ver elefantes cor de rosa, ou estrelas tentando cortar minha orelha fora, ou escrever poesia, ou algo do gênero, mas eu apenas me senti muito cansado, queria dormir o tempo todo. Minha esposa adorou isso, eu preciso dizer, porque sempre que vamos dar uma volta eu ando uns 10 metros à frente dela, e ela sempre diz ‘dá pra esperar?’, e então nós fomos dar uma volta, quando o tratamento acabou, e ela acabou andando atrás de mim, com as mãos nas minhas costas, me ajudando a subir as escadas, porque eu estava exausto, e ela disse ‘eu estou adorando isso, vou aproveitar o máximo que puder’".

Sobra a fadiga causada pelo tratamento, Bruce diz nunca ter sentido nada parecido em toda a sua vida. Ele diz que não sabia a diferença entre estar cansado e estar fatigado, mas que agora sabe que são duas coisas completamente diferentes.

‘Eu fui ao mercado, como sempre, com uma pequena sacola de compras, e, na metade do caminho de volta para casa, eu pensei ‘não vou conseguir chegar; eu vou ter que deitar num banco do parque’. Eu nunca tinha me sentido desse jeito antes, e eu percebi que existem muitas pessoas que, por causa da Esclerose ou outras doenças debilitantes, eles vivem desse jeito pela maior parte de suas vidas, e isso foi uma revelação para mim. Que existam todas essas pessoas no mundo, que não são famosas, que lidam com isso todos os dias. E é simplesmente surpreendente que não tenhamos mais pessoas se jogando de pontes.’

Anunciar bandas e shows de Rock e Heavy Metal


Iron Maiden - O tratamento contra o câncer de Bruce Dickinson

Iron Maiden: Bruce Dickinson foi diagnosticado e tratado de câncerIron Maiden
Bruce Dickinson foi diagnosticado e tratado de câncer

Câncer na língua: entenda a doença de Bruce DickinsonCâncer na língua
Entenda a doença de Bruce Dickinson

Câncer na língua: Os músicos que sofreram deste malCâncer na língua
Os músicos que sofreram deste mal

Bruce Dickinson: Dave Mustaine diz que está orando por vocalistaBruce Dickinson
Dave Mustaine diz que está orando por vocalista

Anthrax para Bruce Dickinson: O câncer ferrou com o cara errado!Anthrax para Bruce Dickinson
"O câncer ferrou com o cara errado!"

Eddie Trunk: mensagem para Bruce Dickinson no Twitter

Bruno Sutter: Mensagem sobre Bruce Dickinson no InstagramBruno Sutter
Mensagem sobre Bruce Dickinson no Instagram

Rachel Sheherazade: Pedindo corrente de orações para Bruce DickinsonRachel Sheherazade
Pedindo corrente de orações para Bruce Dickinson

Bruce Dickinson: vocalista deve palestrar no México em julhoBruce Dickinson
Vocalista deve palestrar no México em julho

Iron Maiden: Nicko McBrain fala sobre Bruce Dickinson e o novo álbumIron Maiden
Nicko McBrain fala sobre Bruce Dickinson e o novo álbum

Iron Maiden: Rod Smallwood atualiza estado de saúde de Bruce DickinsonIron Maiden
Rod Smallwood atualiza estado de saúde de Bruce Dickinson

Bruce Dickinson: uma otimista homenagem do animador Val AndradeBruce Dickinson
Uma otimista homenagem do animador Val Andrade

Iron Maiden: novidades oficiais sobre a saúde de Bruce DickinsonIron Maiden
Novidades oficiais sobre a saúde de Bruce Dickinson

Iron Maiden: banda atualiza oficialmente estado de saúde de Bruce Dickinson

Iron Maiden: as primeiras fotos de Dickinson depois do câncerIron Maiden
As primeiras fotos de Dickinson depois do câncer

Bruce Dickinson: nova aparição pública após o câncerBruce Dickinson
Nova aparição pública após o câncer

Mike Portnoy: Se existe uma pessoa que vai vencer o câncer, é Bruce DickinsonMike Portnoy
"Se existe uma pessoa que vai vencer o câncer, é Bruce Dickinson"

Iron Maiden: Bruce Dickinson está oficialmente livre do câncerIron Maiden
Bruce Dickinson está oficialmente livre do câncer

Iron Maiden: Bruce Dickinson compara tratamento de câncer a ter a cabeça cozidaIron Maiden
Bruce Dickinson compara tratamento de câncer a ter a cabeça cozida

Bruce Dickinson: Cantarolei muito Heaven Can Wait no chuveiroBruce Dickinson
"Cantarolei muito Heaven Can Wait no chuveiro"

Iron Maiden: Bruce Dickinson comenta sua batalha contra o câncerIron Maiden
Bruce Dickinson comenta sua batalha contra o câncer

Iron Maiden: Bruce fala sobre como é ser paciente de câncer

Bruce Dickinson: câncer pode ter sido causado por sexo oral?Bruce Dickinson
Câncer pode ter sido causado por sexo oral?

Bruce Dickinson: confirmando que o HPV foi causador do seu câncerBruce Dickinson
Confirmando que o HPV foi causador do seu câncer

Bruce Dickinson: a inspiração no avô para superar o câncer

Bruce Dickinson: irritado com piadinhas sobre sexo oralBruce Dickinson
Irritado com piadinhas sobre sexo oral

Iron Maiden: Nicko parou de beber por causa do câncer de Bruce

Bruce Dickinson: o Chuck Norris do Heavy Metal

Bruce Dickinson: a depressão e o medo de cantar mal após o câncerBruce Dickinson
A depressão e o medo de cantar mal após o câncer

Bruce Dickinson: indignado com reação machista ao seu câncer na línguaBruce Dickinson
Indignado com reação machista ao seu câncer na língua

Bruce Dickinson: após câncer, ele não ligou se voltaria ou não a cantarBruce Dickinson
Após câncer, ele não ligou se voltaria ou não a cantar

Bruce Dickinson: metal, câncer, bebedeiras e BrasilBruce Dickinson
Metal, câncer, bebedeiras e Brasil

Bruce Dickinson: m*rda acontece, diz ele sobre diagnóstico de câncerBruce Dickinson
"m*rda acontece", diz ele sobre diagnóstico de câncer

Bruce Dickinson: sortudo por não sofrer os piores efeitos do câncerBruce Dickinson
"sortudo" por não sofrer os piores efeitos do câncer

Todas as matérias sobre "Iron Maiden - O tratamento contra o câncer de Bruce Dickinson"

Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no WhatsAppSeguir Whiplash.Net

Pentral
publicidade
Ademir Barbosa Silva | Alexandre Faria Abelleira | Andre Sugaroni | André Silva Eleutério | Antonio Fernando Klinke Filho | Bruno Franca Passamani | Caetano Nunes Almeida | Caio Livio de Lacerda Augusto | Carlos Eduardo Ramos | Carlos Gomes Cabral | Cesar Tadeu Lopes | Cristofer Weber | César Augusto Camazzola | Dalmar Costa V. Soares | Daniel Rodrigo Landmann | Décio Demonti Rosa | Efrem Maranhao Filho | Eric Fernando Rodrigues | Eudes Limeira | Fabiano Forte Martins Cordeiro | Filipe Matzembacher | Gabriel Fenili | Helênio Prado | Henrique Haag Ribacki | Jesse Silva | José Patrick de Souza | Leonardo Felipe Amorim | Marcello da Silva Azevedo | Marcelo Franklin da Silva | Marcelo H G Batista | Marcio Augusto Von Kriiger Santos | Pedro Fortunato | Rafael Wambier Dos Santos | Regina Laura Pinheiro | Reginaldo Tozatti | Ricardo Cunha | Ricardo Dornas Marins | Sergio Luis Anaga | Sergio Ricardo Correa dos Santos | Tales Dors Ciprandi | Thiago Cardim | Tiago Andrade | Tom Paes | Vinicius Valter de Lemos | Wendel F. da Silva
Siga Whiplash.Net pelo WhatsApp

Bruce Dickinson: viralizando ao cantar 4 segundos de Heaven and Hell, do SabbathBruce Dickinson
Viralizando ao cantar 4 segundos de "Heaven and Hell", do Sabbath

AC/DC: e se Bruce Dickinson fosse o vocalista de Highway To Hell?AC/DC
E se Bruce Dickinson fosse o vocalista de "Highway To Hell"?

Bruce Dickinson: dez músicas perfeitas para conhecer a carreira solo do vocalistaBruce Dickinson
Dez músicas perfeitas para conhecer a carreira solo do vocalista

Bruce Dickinson: fã de celular velho, ele conta como foi obrigado a usar smartphoneBruce Dickinson
Fã de celular velho, ele conta como foi obrigado a usar smartphone

Bruce Dickinson: ele revela que implantou uma prótese no quadril em outubroBruce Dickinson
Ele revela que implantou uma prótese no quadril em outubro

Bruce Dickinson: ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superarBruce Dickinson
Ele revela os três vocalistas que nunca vai conseguir superar

Bruce Dickinson: por que ele consegue ser extremamente bom em tudo o que faz?Bruce Dickinson
Por que ele consegue ser extremamente bom em tudo o que faz?

Bodas de prata: 10 músicas que completam (ou completarão) 25 anos em 2021Bodas de prata
10 músicas que completam (ou completarão) 25 anos em 2021

Iron Maiden: a reação de Steve Harris ao ouvir clássico de Bruce DickinsonIron Maiden
A reação de Steve Harris ao ouvir clássico de Bruce Dickinson

Dream Theater: e se Bruce Dickinson fosse o vocalista? (vídeo)Dream Theater
E se Bruce Dickinson fosse o vocalista? (vídeo)

Bruce Dickinson: novo filme sobre o show de 1994 durante a guerra em SarajevoBruce Dickinson
Novo filme sobre o show de 1994 durante a guerra em Sarajevo

Download: Bruce Dickinson vai pedalar 280 kms para ir a FestivalDownload
Bruce Dickinson vai pedalar 280 kms para ir a Festival

Inesquecíveis: 20 músicas que marcaram os anos 1990- Parte 1Inesquecíveis
20 músicas que marcaram os anos 1990- Parte 1

Só Me Resta o Rock: O dia em que Bruce Dickinson ficou peladão no palco (vídeo)

Bruce Dickinson: vocalista revela o seu Deus do rock e qual música o iniciou no metalBruce Dickinson
Vocalista revela o seu "Deus do rock" e qual música o iniciou no metal


Bruce Dickinson: após câncer, ele não ligou se voltaria ou não a cantarBruce Dickinson
Após câncer, ele não ligou se voltaria ou não a cantar

Iron Maiden: Bruce Dickinson conta como foi sua audição para a vagaIron Maiden
Bruce Dickinson conta como foi sua audição para a vaga

Iron Maiden: Bruce Dickinson continua andando de metrôIron Maiden
Bruce Dickinson continua andando de metrô


Guns N' Roses: Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?Guns N' Roses
Mauricio de Sousa, o criador da Turma da Mônica, odeia a banda?

Túmulos: alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUATúmulos
Alguns dos jazigos mais famosos do Metal nos EUA


Sobre Michelle Ferreira Sanches

Mais matérias da autora no site BRUCE DICKINSON FOREVER.

Mais matérias de Michelle Ferreira Sanches.