Rush: Alex Lifeson afirma que banda não acaba após turnê
Por Nathália Plá
Fonte: blabbermouth.net
Postado em 10 de agosto de 2015
O guitarrista Alex Lifeson, das lendas canadenses do rock, RUSH, foi entrevistado no último episódio do "Eddie Trunk Podcast", podcast de Eddie Trunk, co-apresentador do clássico do canal VH1 "That Metal Show". Seguem alguns trechos da conversa (transcritos pelo BLABBERMOUTH.NET).
Falando sobre como sua luta contra a artrite afetou seu modo de tocar:
"Sabe, você tem de ser cuidadoso com o que fala nos dias de hoje. Eu tenho artrite há uns doze anos e estou lidando com isso – artrite psoriásica. Para mim está primariamente na minha sensibilidade e um pouco nas minhas mãos. E eu fico um pouco mais enrijecido ao fim de um show, e sinto no dia seguinte, mas não é nada, na verdade, que me impeça de tocar. Isso não me atrapalha. Eu apenas fico mais atento. Mas não posso dizer que isso seja a razão pela qual estou errando [risos]"
"Eu fico ouvindo agora, e quase me arrependo de mencionar isso no passado. Porque todo mundo pensa 'Oh, as mãos dele… Ele tem artrite, e agora acabou. Ele não pode tocar.' Eu sinto, assim como todos nós quando envelhecemos – dores e todo esse tipo de coisa – mas isso não me impede de tocar. Isso torna a coisa um pouco mais difícil, um pouco mais desafiador fazer as coisas rápidas, e eu tenho um pouco mais de sequelas no dia seguinte, mas não é nada que fique no meu caminho."
Falando sobre como ele faz para lidar com a artrite psoriásica:
"Eu estou tomando uma medicação biológica, Humira. Você provavelmente já viu as propagandas do Humira. E eu estou tomando, acho, já faz uns quatro anos. Então foi bom. Eu tomei um monte de medicações diferentes que foram bem complicadas para meu sistema e tinham muitos efeitos colaterais. Então eu troquei para o Humira e agora estou fazendo propaganda para eles. E realmente funcionou bem para mim."
Falando se a turnê atual do RUSH será a última em grande escala:
"Bem, eu amo o que fazemos. Acho que estamos tocando realmente bem. Os shows estão sendo ótmos... tudo isso. Evidentemente, o Neil [Peart, bateria] não está curtindo fazer turnê... essa coisa de fazer turnê, por um bom tempo. E ele tem uma jovem família, e ele tem todas suas próprias razões. Ficou difícil para ele tocar, e ele também tem problemas de saúde. Acho que ele mencionou no artigo da Rolling Stone que tocar, para ele, é como correr uma maratona enquanto soluciona equações matemáticas. Então é muito desafiador, é muito atlético, e aos quase 63 anos, é muito mais difícil. É um show de três horas. Não tem escapatória. Nós deveriamos ter reduzido essa turnê. Não conseguimos. Talvez no futuro haja uma oportunidade de mudar um pouco as coisas, a forma como fazemos. Eu acho, lá no fundo, que essa é provavelmente a última grande turnê que faremos. Eu gosto de pensar que faremos apresentações especiais – talvez uma semana em Nova Iorque, ou algo assim – mas nós nem sequer discutimos isso. Nós apenas queremos finalizar essa turnê e vê em que pé ficamos. Queremos discutir se vamos fazer outro disco dentro em breve... muitas coisas."
"Seja o que for essa turnê, não é o fim da banda. É apenas... tipo, rever onde ficamos em termos de grandes turnês. E é tipo isso."
"Não estamos dando adeus. Estamos dizendo que nos vemos em breve."
"Seja o que for… se for o fim das turnês, eu fico feliz por pelo menos estarmos tocando bem, que desenvolvemos um show que realmente, sabe, é algo em termos de nossa história. E é legal sair dessa forma, você estando – no seu melhor, ou próximo disso."
"Eu iria odiar pensar que fossemos uma dessas bandas que toca por umas semanas em [Las] Vegas —por qual razão, eu não sei... Dez shows no Madison Square Garden, bem, aí é um pouco diferente. E você traz pessoas do país inteiro. Eu não estou dizendo que é algo que faremos, mas essa é uma opinião, ou é algo que poderíamos fazer ao invés de uma turnê grande e levar gente ao local. Vegas não é o tipo de ambiente, eu acho, para nós. Nós certamente ficaríamos felizes em fazer algo assim."
Falando se o problema de Peart com turnês tem mais a ver com o fato de que ele não gosta de viajar e ficar longe de casa do que com questões de saúde:
"Bem, é isso, e ele tem outros interesses. E acho que ele fica feliz estando em casa e fazendo as coisas dele."
Se o RUSH compôs material para um novo álbum de estúdio:
"[Nós não fazemos nada] enquanto estamos na estrada. Eu tenho uma tonelada de coisa que vim compondo nesses últimos anos... bem, mais que isso. E eu sei que se o Geddy [Lee, baixista/vocalista do RUSH] e eu sentarmos juntos, vamos aquecer os motores muito rápido. E temos conversado um pouco sobre fazer isso. E eu não tenho dúvidas de que, no outono, a gente passe um tempo juntos e talvez comecemos a tocar. Ele está realmente em um lugar interessante agora. Ele adora ficar na estrada, ele adora trabalhar. Ele está com muita saúde, sentindo-se ótimo. E ele meio que renasceu, eu acho, com toda essa idéia de tocar na banda e tudo o que isso significa. Então ele está bem entusiasmado. É meio que um incentivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Angra "deixa escapar" que Alírio Netto faz parte de sua formação atual
Angra contará com o vocalista Alírio Netto em seu show no Bangers Open Air 2026
O que pode ter motivado a saída abrupta de Fabio Lione do Angra?
A maior canção já escrita de todos os tempos, segundo o lendário Bob Dylan
Poucas horas após deixar o Arch Enemy, Alissa White-Gluz lança primeira música de álbum solo
James Hetfield não ficou feliz com o visual adotado pelo Metallica nos anos 90
Arch Enemy anuncia a saída da vocalista Alissa White-Gluz
A melhor banda de rock de todos os tempos, segundo Bono do U2
As duas preocupações de Rafael Bittencourt com o anúncio do show da formação "Rebirth"
As três linhas de baixo favoritas de Flea, do Red Hot Chili Peppers
O importante e essencial aviso que Roger Waters colocou no começo de seus shows
A história de amor do primeiro casamento de Raul Seixas que terminou por drogas e traição
A banda de prog "definitiva" segundo Geddy Lee (e que muito fã não vai aceitar)
O guitarrista que Alex Lifeson acha que merecia ter sido muito maior
Como um médico fã de Rush salvou a pele de Matt Heafy, vocalista do Trivium
A faixa do Rush que Geddy Lee disse que "não envelheceu tão bem"
O artista que Neil Peart se orgulhava de ter inspirado
Geddy Lee admite que volta do Rush foi "uma decisão difícil"
A música do Led Zeppelin que é clássica, mas Geddy Lee odeia: "Muito simples e comercial"
Álbuns ao vivo: 10 grandes registros da história do rock



