Rush: Alex Lifeson afirma que banda não acaba após turnê
Por Nathália Plá
Fonte: blabbermouth.net
Postado em 10 de agosto de 2015
O guitarrista Alex Lifeson, das lendas canadenses do rock, RUSH, foi entrevistado no último episódio do "Eddie Trunk Podcast", podcast de Eddie Trunk, co-apresentador do clássico do canal VH1 "That Metal Show". Seguem alguns trechos da conversa (transcritos pelo BLABBERMOUTH.NET).
Falando sobre como sua luta contra a artrite afetou seu modo de tocar:
"Sabe, você tem de ser cuidadoso com o que fala nos dias de hoje. Eu tenho artrite há uns doze anos e estou lidando com isso – artrite psoriásica. Para mim está primariamente na minha sensibilidade e um pouco nas minhas mãos. E eu fico um pouco mais enrijecido ao fim de um show, e sinto no dia seguinte, mas não é nada, na verdade, que me impeça de tocar. Isso não me atrapalha. Eu apenas fico mais atento. Mas não posso dizer que isso seja a razão pela qual estou errando [risos]"
"Eu fico ouvindo agora, e quase me arrependo de mencionar isso no passado. Porque todo mundo pensa 'Oh, as mãos dele… Ele tem artrite, e agora acabou. Ele não pode tocar.' Eu sinto, assim como todos nós quando envelhecemos – dores e todo esse tipo de coisa – mas isso não me impede de tocar. Isso torna a coisa um pouco mais difícil, um pouco mais desafiador fazer as coisas rápidas, e eu tenho um pouco mais de sequelas no dia seguinte, mas não é nada que fique no meu caminho."
Falando sobre como ele faz para lidar com a artrite psoriásica:
"Eu estou tomando uma medicação biológica, Humira. Você provavelmente já viu as propagandas do Humira. E eu estou tomando, acho, já faz uns quatro anos. Então foi bom. Eu tomei um monte de medicações diferentes que foram bem complicadas para meu sistema e tinham muitos efeitos colaterais. Então eu troquei para o Humira e agora estou fazendo propaganda para eles. E realmente funcionou bem para mim."
Falando se a turnê atual do RUSH será a última em grande escala:
"Bem, eu amo o que fazemos. Acho que estamos tocando realmente bem. Os shows estão sendo ótmos... tudo isso. Evidentemente, o Neil [Peart, bateria] não está curtindo fazer turnê... essa coisa de fazer turnê, por um bom tempo. E ele tem uma jovem família, e ele tem todas suas próprias razões. Ficou difícil para ele tocar, e ele também tem problemas de saúde. Acho que ele mencionou no artigo da Rolling Stone que tocar, para ele, é como correr uma maratona enquanto soluciona equações matemáticas. Então é muito desafiador, é muito atlético, e aos quase 63 anos, é muito mais difícil. É um show de três horas. Não tem escapatória. Nós deveriamos ter reduzido essa turnê. Não conseguimos. Talvez no futuro haja uma oportunidade de mudar um pouco as coisas, a forma como fazemos. Eu acho, lá no fundo, que essa é provavelmente a última grande turnê que faremos. Eu gosto de pensar que faremos apresentações especiais – talvez uma semana em Nova Iorque, ou algo assim – mas nós nem sequer discutimos isso. Nós apenas queremos finalizar essa turnê e vê em que pé ficamos. Queremos discutir se vamos fazer outro disco dentro em breve... muitas coisas."
"Seja o que for essa turnê, não é o fim da banda. É apenas... tipo, rever onde ficamos em termos de grandes turnês. E é tipo isso."
"Não estamos dando adeus. Estamos dizendo que nos vemos em breve."
"Seja o que for… se for o fim das turnês, eu fico feliz por pelo menos estarmos tocando bem, que desenvolvemos um show que realmente, sabe, é algo em termos de nossa história. E é legal sair dessa forma, você estando – no seu melhor, ou próximo disso."
"Eu iria odiar pensar que fossemos uma dessas bandas que toca por umas semanas em [Las] Vegas —por qual razão, eu não sei... Dez shows no Madison Square Garden, bem, aí é um pouco diferente. E você traz pessoas do país inteiro. Eu não estou dizendo que é algo que faremos, mas essa é uma opinião, ou é algo que poderíamos fazer ao invés de uma turnê grande e levar gente ao local. Vegas não é o tipo de ambiente, eu acho, para nós. Nós certamente ficaríamos felizes em fazer algo assim."
Falando se o problema de Peart com turnês tem mais a ver com o fato de que ele não gosta de viajar e ficar longe de casa do que com questões de saúde:
"Bem, é isso, e ele tem outros interesses. E acho que ele fica feliz estando em casa e fazendo as coisas dele."
Se o RUSH compôs material para um novo álbum de estúdio:
"[Nós não fazemos nada] enquanto estamos na estrada. Eu tenho uma tonelada de coisa que vim compondo nesses últimos anos... bem, mais que isso. E eu sei que se o Geddy [Lee, baixista/vocalista do RUSH] e eu sentarmos juntos, vamos aquecer os motores muito rápido. E temos conversado um pouco sobre fazer isso. E eu não tenho dúvidas de que, no outono, a gente passe um tempo juntos e talvez comecemos a tocar. Ele está realmente em um lugar interessante agora. Ele adora ficar na estrada, ele adora trabalhar. Ele está com muita saúde, sentindo-se ótimo. E ele meio que renasceu, eu acho, com toda essa idéia de tocar na banda e tudo o que isso significa. Então ele está bem entusiasmado. É meio que um incentivo.
Receba novidades do Whiplash.NetWhatsAppTelegramFacebookInstagramTwitterYouTubeGoogle NewsE-MailApps



Os 5 discos de rock que Regis Tadeu coloca no topo; "não tem uma música ruim"
A única banda de rock brasileira dos anos 80 que Raul Seixas gostava
Wolfgang Van Halen diz que as pessoas estão começando a levar seu trabalho a sério
A melhor música do AC/DC de todos os tempos, segundo o ator Jack Black
O fenômeno do rock nacional dos anos 1970 que cometeu erros nos anos 1980
Novo álbum do Violator é eleito um dos melhores discos de thrash metal de 2025 pelo Loudwire
Cinco bandas que, sem querer, deram origem a subgêneros do rock e do metal
Metal Hammer aponta "Satanized", do Ghost, como a melhor música de heavy metal de 2025
AC/DC, Maiden e festivais de R$ 3 mil: 1 em cada 4 brasileiros já se endividou por shows
3 gigantes do rock figuram entre os mais ouvidos pelos brasileiros no Spotify
A primeira e a última grande banda de rock da história, segundo Bob Dylan
Metal Hammer inclui banda brasileira em lista de melhores álbuns obscuros de 2025
Site de ingressos usa imagem do Lamb of God para divulgar show cristão
9 bandas de rock e heavy metal que tiraram suas músicas do Spotify em 2025
A banda que "nocauteou" Ray Manzarek, do The Doors; "Acho que era minha favorita"
Guns N' Roses: a verdadeira história de "Rocket Queen"
Dinho e João Gordo dizem que Lava-Jato e "Tropa de Elite" fizeram extrema direita crescer
O hit dos Beatles cuja letra o pai de Paul McCartney queria mudar
O baterista que Neil Peart dizia ter influenciado o rock inteiro; "Ele subiu o nível"
Rush anuncia morte da mãe do baterista Neil Peart
15 rockstars que são judeus e você talvez não sabia, segundo a Loudwire
A maior linha de baixo do rock, para Geddy Lee; "tocaria com eles? Nem a pau"
O álbum que, para Geddy Lee, marcou o fim de uma era no Rush; "era esquisito demais"
O guitarrista que Geddy Lee considera imbatível: "Houve algum som de guitarra melhor?"
O Melhor Álbum de Hard Rock de Cada Ano da Década de 1980
Rush: em vídeo, dez vezes que Neil Peart foi o maior baterista do planeta
Mike Portnoy e a música do Rush que virou um grande sucesso do Guns N' Roses



